Conheça os modelos e pra quem são indicados
Monociclo Elétrico
Atualizado em 18 Jun 21
4 min de leitura
Gente, o monociclo elétrico é um tipo de transporte superlegal de uma única roda pra te levar pro trabalho, pra escola ou passear por diversão, viu? Ele conta com diferentes modelos, velocidades e autonomia de bateria e, na hora de escolher o ideal, é importante saber pra que tipo de situação você vai usar. Vem comigo que eu separei algumas dicas pra te ajudar!
Pra curtir com as crianças no parque
Se tiver pensando em levar o primeiro monociclo elétrico pra aprender a andar ou ensinar a meninada a partir dos 12 anos de idade, os de 350W, ou watts, são uma ótima ideia. É que eles têm baixa velocidade, chegando a alcançar apenas entre 10 e 12 km, ou quilômetros, por hora. Assim dá mais segurança pra quem ainda tá pegando o jeito de conseguir se equilibrar bem.
Os modelos de entrada contam com acabamento em plástico ABS, resistente a quedas, e pedais com silicone macio, que ajudam a não escorregar. Tanto a garotada como os adultos vão se sentir confortáveis pra arrasar com o monociclo nas brincadeiras!
Além disso, o peso máximo suportado fica em média nos 100 kg, ou quilos, ideal pra atingir até 15 graus de inclinação em manobras radicais no asfalto, ciclovia e outros lugares planos, tá?
Um monociclo elétrico que vale a pena se você gosta de passear à noite são os que contam com luzes de LED nas rodas. Elas funcionam como sinalização pros carros te verem mesmo à distância. Aí sim!
Outro detalhe é a autonomia da bateria. Os modelos básicos vêm com a bateria em torno de 2000 mAh, ou miliampére-hora, o que rende aproximadamente 10km. Dá pra curtir bastante! E na hora de repôr energia, o carregador bivolt liga em qualquer tomada, atingindo 100 por cento de carga em 2 horas. Uau!
O monociclo de 350W atinge até 12km por hora e tem autonomia de 10km
Pra trabalho e diversão
Agora, se você pensa em dar umas voltinhas a lazer, mas também quer testar o primeiro monociclo elétrico como meio de transporte até a estação de trem, metrô ou transporte público mais próximo, é indicado levar tipos mais potentes, a partir dos 500W.
Nessa versão a autonomia chega a 20 km por hora, te permitindo um trajeto longo. A bateria de 4.4 ampéres suporta até 2 horas e 30 minutos sem parar pra recarregar. Muito bom!
Além de aguentar até 120kg, tem mais força pra te carregar por subidas íngremes e ruas esburacadas com estabilidade, sem chacoalhar. E pra quem mora perto do escritório e não quer cansar caminhando em subidas ou descidas e chegar suando na firma, vai amar!
Alguns detalhes também são importantes pro conforto de quem roda por mais tempo todos os dias. Por exemplo, o pedal com travas magnéticas e alumínio aeronáutico, é muito resistente, bem leve e mantém os pés sempre encaixados.
O painel é intuitivo, com um ou dois botões pra ligar e desligar. Olha, é só pisar que o giroscópio aciona automaticamente e se ajusta ao tipo de solo e tamanho da pessoa. A máquina que adapta ao equilíbrio do ciclista e não o contrário, o que exige menos esforço.
Monociclo de 500W, com design divertido e liga de alumínio no pedal
A alça e o peso fazem toda a diferença
É importante que você analise bem o peso e funcionalidade de cada monociclo pro tipo de uso, tá? Se for sair de casa direto pra empresa, sem passar por transportes públicos, os com mais de 10kg não vão pesar tanto na mão. Assim que chegar lá, basta pôr num cantinho e renovar a bateria.
Agora, pra quem vai com o monociclo elétrico de casa até o metrô ou estação de trem e ainda carrega ele pela alça pegando o ônibus, é melhor escolher os que não passam dos 10kg. Além de optar por alças ergonômicas que facilitam bastante na hora de segurar o aparelho.
O material que reveste pode adicionar ou tirar alguns quilinhos, sabia? Pois é! O plástico ABS, por exemplo, é resistente a quedas. Mas alguns que levam ligas de alumínio e aço carbono na composição, além de resistentes a impactos, também saem mais leves, chegando a pesar 8 ou 9kg. Demais!
Se programe pra começar a usar
Quem tá pensando em abandonar o carro ou mesmo trocar a bicicleta motorizada e patinete elétrico por ele, precisa se acostumar a andar sobre uma roda só. É necessário um tempo de treino de até 15 dias, muito parecido como aprender a andar novamente de bike.
E olha, nada de ir direto pra ladeira! O jeito certo de testar é no quintal de casa, na garagem do prédio e em ruas planas, sem buracos ou lombadas, combinado? Quando sentir confiança, é bom dar uma volta no quarteirão e pegar ladeiras pouco íngremes, antes de encarar o trajeto completo até a empresa.
Por falar nisso, seja a trabalho ou a lazer, é indispensável incluir equipamentos de segurança, como capacetes de ciclismo e kit de proteção com joelheiras e cotoveleiras.
Depois é só escolher o monociclo elétrico ideal aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Vai dar um monociclo de presente pra garotada curtir? Então dá uma olhadinha na matéria Tipos de capacete infantil que eu conto o modelo certo pra cada esporte.
Antes de sair com ele é fundamental ver as condições do tempo. Será que vai chover? Na dúvida, baixe o app Climatempo pra Android ou iOS com a previsão diária ou pra semana todinha.
Ah, pra sair de monociclo e celular, com o Magalu Conecta você tem suporte pra localizar ele em caso de roubo ou furto, além de assistência técnica, antivírus e vários outros benefícios pro smartphone.