Entenda o que é ginástica rítmica

Entenda o que é ginástica rítmica

Vem tirar suas dúvidas sobre esse e esporte tão bonito de ver e praticar

Ginástica Rítmica

Atualizado em 19 Jul 19

2 min de leitura

Sabia que a ginástica rítmica é um esporte que mistura diferentes tipos de movimentos corporais? Pois é! E o legal é que as ginastas juntam a ginástica com passos de dança com arco, bola, corda, fita e maças, que são aparelhos essenciais nesse tipo de esporte. Agora, quer conhecer as regras e outros detalhes da ginástica rítmica? Vem comigo!


Regras e pontuação do esporte

Olha, nos Jogos Olímpicos só tem disputa feminina de ginástica rítmica, viu? E as ginastas fazem apresentações individuais ou em conjuntos de cinco atletas. Daí, no caso das competições individuais, a ginasta tem que fazer quatro séries, e em cada uma delas tem que usar a bola, fita, arco e maça.


Já em conjunto, as cinco ginastas fazem duas séries usando as maças. Em seguida, tem outra série, com três atletas usando fitas e duas com arcos. Gente, as apresentações são sempre incríveis de ver!

A bola é um dos aparelhos essenciais da ginástica rítmica


Um detalhe bem importante é que alguns movimentos são obrigatórios, tá? E as atletas precisam fazer saltos e dar giros no ar mantendo o equilíbrio. O bom é que quanto mais difícil o movimento, maior é a nota quando elas acertam.


Ah, e a apresentação dura de 75 a 90 minutos e é feita num tapete que mede 13 m². Inclusive, os juízes também ficam de olho se as ginastas tão ocupando todos os espaços, viu? E se elas saírem dessa área podem até perder pontos. E pra saber quem ganha em cada categoria, as notas das apresentações são somadas. Legal!

Essa fita é ideal pros exercícios de ginástica rítmica


O que é diferente na categoria masculina

Mas olha só, também tem ginástica rítmica masculina, viu? E ela é bem parecida com a categoria feminina. Os atletas até fazem apresentações individuais ou em conjunto, só que nesse caso, os grupos contam com seis ginastas.


E a principal diferença entre as duas categorias é que nas disputas em grupo, os ginastas masculinos ficam com as mãos livres, já que não usam os aparelhos. Por outro lado, os atletas precisam realizar acrobacias como saltos mortais e saltos com mergulho, coisa que não tem na apresentação feminina. Demais, né?


Gostou? Então vem conhecer melhor a bola, corda, fita, maças e os arcos que são usados nessa modalidade. É só clicar aqui!


Tá procurando aparelhos pra fazer ginástica rítmica? Eles tão aqui no Magazine Luiza. Corre pra ver!