Saiba o que tem de diferente entre essas duas modalidades esportivas
Ginástica Rítmica
Atualizado em 22 Jul 19
2 min de leitura
Gente, a ginástica rítmica e a ginástica artística são dois esportes olímpicos maravilhosos, né? E mesmo fazendo parte da mesma modalidade, tem algumas diferenças entre essas ginásticas. Quer saber quais? Então vem comigo!
Ginástica rítmica
Olha, a ginástica rítmica é uma apresentação que mistura movimentos corporais de ginástica e de dança. Mas não é só isso, porque nesse esporte é essencial usar aparelhos como corda, arco, fita, bola e maças durantes as competições. Adorei!
Uma curiosidade da ginástica rítmica é que nos Jogos Olímpicos só tem disputa na categoria feminina, sabia? Isso mesmo! Mas tem outros tipos de campeonatos em que os homens também podem competir. Ah, e tanto no masculino quanto no feminino têm apresentação individual e em conjunto, sendo que as mulheres contam com 5 atletas e os homens com 6.
As apresentações em conjunto da categoria feminina são feitas com 5 atletas
Outra diferença entre as categorias masculina e feminina é que nas provas em grupo, os homens não usam os aparelhos, mas eles precisam fazer exercícios como salto mortal. Já na disputa feminina, os grupos se apresentam usando o mesmo aparelho ou combinando dois deles. Legal, né?
E a pontuação segue a mesma ideia, tá? Quanto mais difícil a série de exercícios apresentada, maior pode ser a nota. E a cada erro, os pontos são diminuídos. Por isso, os atletas treinam tanto pra fazer tudo com perfeição.
Ginástica artística
Já a ginástica artística é um esporte mais técnico. Os atletas precisam ter muito equilíbrio, concentração, agilidade e força pra fazer os movimentos de ginástica em aparelhos como as argolas, traves, salto, alças, barras e cavalo sem errar.
Agora, enquanto na ginástica rítmica tem as competições em conjunto, que os atletas se apresentam juntos, na ginástica artística tem as disputas por equipes. E nesse caso, ganha o time que somar o maior número de pontos. Mas também tem as provas masculinas e femininas individuais, tá?
O cavalo é um dos aparelhos usados pelos atletas na ginástica artística
E essa modalidade também conta com juízes que avaliam a perfeição dos movimentos e a dificuldade dos exercícios que são feitos em cada um dos aparelhos da ginástica artística. Ganha quem se arrisca mais e consegue errar menos! Aí sim!
Quer conhecer melhor os aparelhos como a fita, arco e a bola? Clica aqui!
Os aparelhos pra ginástica rítmica que você procura tão aqui no Magazine Luiza. Vem ver!