Molinete pra pesca, saiba escolher

Molinete pra pesca, saiba escolher

Vem conhecer esse acessório usado na hora de fisgar os peixes

Pesca Esportiva

Atualizado em 1 Out 20

3 min de leitura

Gente, o molinete é um acessório de pesca que ajuda a enrolar e puxar a linha na hora que o peixe morde a isca, viu? O legal é que a chance de embolar a linha e ficar cheia de nós é bem pequena com ele! Quer conhecer melhor os molinetes? Vem comigo!


Molinete: ideal pra iniciantes


Olha só, o molinete é uma peça indicada pra quem tá aprendendo a pescar, tá? Isso porque é mais fácil de usar do que a carretilha e ajuda bastante na hora de tirar os peixes pra fora da água.


Esse acessório conta com uma alça que é onde a linha vai ficar enrolada que nem um carretel, um botão que serve pra regular o freio e liberar a linha pra água, a manivela que é pra puxar o peixe e a chaveta que trava a manivela. Alguns modelos tem ainda um espaço pra um carretel extra, viu?


É bem simples de usar o molinete: basta encaixar toda a linha na alça e depois soltar a parte que ficou presa na vara no mar ou no rio. Daí, quando o peixe for fisgado, é só girar a manivela até a superfície! Muito prático, né?


Ah, e ele serve pra pescarias de água doce, salgada, represas, pesqueiros e costas! Aí sim, hein?


Como escolher o modelo ideal de molinete


Agora, dá pra encontrar molinete de diferentes tipos de materiais, tá? O de plástico é leve e, por isso, o recomendado pra quem gosta de pescar em lugares distantes. Daí é só colocar numa mala e carregar no braço ou nas costas.


Já os modelos de alumínio e grafite são muito resistentes, então são indicados pra quem gosta de fisgar peixes grandes e pesados!


Além disso, é importante ficar de olho no número de rolamentos do molinete, viu? Ele indica quantas vezes dá pra girar a manivela. Quanto maior esse número, mais fácil vai ser o trabalho de puxar o peixe! Por isso, é bom procurar uma opção que tenha no mínimo quatro rolamentos, combinado? Mas tem opções até 10! Uau!


Força do molinete: escolha pelo tipo de linha


Outro detalhe pra prestar atenção é a força do molinete. Os considerados ultra-leves e leves são próprios pra usar com linhas que têm entre  0,15 e 0,23 milímetros, ou mm. Daí, é indicado pra pesca de presas menores, como a tilápia, traíra e o corimba.


Quem usa linha que têm entre 0,30 e 0,40mm precisa de um molinete médio, que serve pra pescar pacu, robalo, dourado e outros peixes de médio porte.


Agora, pra fisgar um peixe de grande porte como atum, dourado do mar e barracuda, o ideal é procurar um molinete pesado, tá? Ele comporta linhas entre 0,45 e 0,60mm.


E tem ainda o tipo extra-pesado, que é pra pescar cação, garoupa, olho de boi, pirararas e piraíbas. Pra isso é preciso trabalhar com uma linha que tenha entre 0,60 e 0,90mm!


Gostou de conhecer sobre o molinete? Aqui no Magazine Luiza você encontra os melhores modelos pra arrasar na pescaria!


Saiba mais:


Agora, quer ver outros acessórios que não podem faltar na hora da pesca? É só dar uma olhadinha
aqui que eu fiz uma listinha pra te ajudar!


E quer descobrir novos lugares pra pescar e ainda conferir as previsões de peixes do local? Com o app Fishbrain - Fishing App dá pra fazer tudo isso e ainda ver diversas dicas pra ter sucesso na hora de fisgar! Ele tá disponível pra iOS e Android.