Saiba quando usar cada modelo de ponta rotativa!
Acessórios para Ferramentas
Atualizado em 13 Abr 20
2 min de leitura
Gente, existem vários tipos de ponta rotativa, tá? Na hora de escolher um modelo pra sua oficina, é importante pensar em quais serviços serão feitos com a ferramenta, a precisão do trabalho e o tamanho do cone morse, que é onde a ponta é presa no torno! Quer saber mais? Vem comigo que te conto!
Ponta rotativa CNC
Olha, a ponta rotativa CNC serve pra retíficas e usinagens de precisão de até 0,01 milímetro, viu?
Ela é usada em torno automatizado, geralmente, com controle computadorizado e de alta precisão.
Essa ponta rotativa serve pra cone morse 3 e é ideal pra tornos CNC
Ponta rotativa standard
Agora, a ponta rotativa standard é ideal pra usinagem de cargas leves e médias. Geralmente ela custa menos que a CNC, tá?
Essa é uma ponta que oferece média precisão pro operador. Com ela dá pra fazer trabalhos em madeira e em metais de média dureza.
Esse kit vem com 7 pontas rotativas pra cargas leves e médias e cone morse 4!
Tipos de cone morse
Gente, outro detalhe importante na hora de escolher a ponta rotativa é checar as indicações do cone morse do torno, hein? O cone morse encaixa a ponta no torno. Esse sistema deve estar bem ajustado pra garantir a segurança do trabalho!
As pontas rotativas CM1, CM2, CM3 e CM4 são usadas pra serviços gerais de tornearia, como a usinagem de peças de inox, por exemplo! Elas são ideais pra cargas leves e médias e funcionam bem em cones de até 31,3 milímetros de diâmetro de encaixe, combinado?
Já a ponta CM5 é ideal pra cone morse de 44,7 milímetros de diâmetro, um pouco maior que os outros, viu? Essa ponta é bem resistente a materiais duros!
Gostou? Conheça mais sobre o funcionamento das pontas rotativas aqui!
Ah, que tal ver aqui como trabalhar com um torno e com pontas rotativas? É só baixar o aplicativo Torneiro Mecânico!
Quer escolher vários tipos de ponta rotativa? Aqui no Magazine Luiza têm muitas pra sua oficina! E aproveite as ofertas de bedame.