Saiba como ela pode te ajudar em diferentes áreas
Ferramentas Elétricas
Atualizado em 28 Jun 21
4 min de leitura
A politriz é uma ferramenta elétrica ótima pra corrigir imperfeições, calombos ou batidas, viu? Além disso, lustra diferentes superfícies! Por isso, é bem útil em funilaria e mecânica pra deixar a lataria dos carros brilhando ou arrumar partes afundadas. E na construção civil ajuda bastante a polir pedras, metais ou revestimentos. Quer conhecer melhor esse equipamento? Vem comigo!
Conhecendo melhor a politriz
Olha, esse é um aparelho com encaixe giratório em que vão diferentes discos, como lixas, espumas e borrachas. Ele conta com ajustes pra maior ou menor velocidade!
Por exemplo, pra polir é indicado um disco de espuma ou tecido e baixa rotação. Já pra tirar a tinta, lixar ou corrigir batidas, melhor ligar em altas rotações pra conseguir o desgaste necessário e arrancar restos nas camadas fundas.
Pra te ajudar, a politriz é fácil de segurar, tá? Assim você consegue bastante precisão. Além de ser ótima pra funilaria e mecânica, essa máquina arrasa na marcenaria!
Ter politriz pra lixar e polir também a madeira é uma vantagem que elimina imperfeições. É uma ferramenta excelente pra carpinteiros que criam peças artesanais ou que precisam dar um acabamento fino nas bordas, por exemplo.
Já na área industrial e construção civil pesada, quem lida com grandes quantidades de pisos, pedras e superfícies de metal, pode escolher a politriz pneumática acionada por compressor de ar, viu?
Essa politriz pneumática é ideal pra áreas industriais
Roto-orbital: roda sem estragar superfícies
A politriz roto-orbital faz um movimento em várias direções a partir do eixo, que é fixo no meio dela. É uma ótima ideia quando quiser um polimento com rotação baixa, abaixo de 1.000 RPM, ou rotações por minuto. É o suficiente pra dar brilho, mas sem estragar a pintura.
Você encontra esse equipamento nas opções com 21mm, ou milímetros, pra áreas grandes. Ou em 15mm, muita boa pra detalhes, bordas e cantinhos que a ferramenta maior não alcança, tá?
A dica é levar as específicas pra áreas automotivas, que já vêm, inclusive com os vários discos polidores, escovas, espumas e tecidos, pra espalhar detergentes, ceras e limpa estofados. Prático, né?
Politriz roto-orbital a bateria: levinha e ideal pra ter em casa
Rotativa: alta velocidade pra reparos
A rotativa gira com grande rotação, entre 1000 e 1500 RPM e de um jeito uniforme num único ponto. Aí cria o desgaste. Se você precisa tirar tinta, remover camadas em metal ou pedra, esse é o tipo certo!
Ela conta com entrada pra discos de 2 e 3 polegadas de baixa e alta rotação que vão polir, desgastar e lixar, além de roscas de 8 a 14mm pra escovas.
Pra quem limpa estofados, é possível achar kits só com politriz e conjuntos de diferentes escovas que higienizam sofás, estofados e colchões.
E a politriz com eixo variável, conhece? Essa, além de alta rotação, consegue o mesmo movimento em outras direções que a roto-orbital. É excelente pra lixar e lustrar metais e pedras.
Kit de politriz rotativa pra tirar manchas e imperfeições, com bolsa e lixas
Qual escolher pra uso geral?
Se você vai fazer diferentes trabalhos, pode investir tanto na roto-orbital como na orbital. A diferença tá na quantidade de rotações e o tempo que vai levar pra terminar o serviço.
A roto-orbital, por exemplo, também serve pra restaurar uma batida. Mas na área de funilaria arrancando massa plástica e outros materiais duros, ela demora o dobro ou até três vezes mais tempo que a orbital, com rotação que permite tirar camadas grossas de um jeito eficiente, viu?
Só que nos trabalhos detalhados, é mais vantajosa que a orbital porque a alta rotação pode estragar áreas delicadas.
Já a orbital é ótima também pra lavar e polir. E na lavagem de estofados e carpetes com escovas é um arraso pra eliminar manchas e sujeiras acumuladas! Principalmente em tapeçarias, lava-rápidos e lavanderias industriais vai ser mais rápida que a roto-orbital.
Mas se você não for profissional, o excesso de pressão e vibração desse modelo acaba riscando ou afundando partes metálicas e plásticas. Então, se tiver pensando numa politriz pra facilitar o dia a dia nos cuidados com o carro, é legal investir na roto-orbital.
O peso de cada uma faz a diferença
Outro detalhe tá no peso. As politrizes roto-orbitais são leves! E o acabamento é de alta resistência a água e poeira. Além disso, contam com várias opções sem fio e bateria de 18 a 20V. A autonomia dura em média duas horas. Dão aquela mãozinha pra fazer lavagem e polimento de veículos.
Uma dica é usar em casa, principalmente por pessoas que adoram a lataria de carros com o mesmo brilho de quando sai do lava-rápido. O cabo ergonômico e a baixa vibração deixa gostosa de manusear, fácil de controlar, mesmo pra quem não tem experiência.
Agora, no reparo de materiais tanto na mecânica como construção civil e marcenaria, ou uso intenso nos lava-rápidos e lavanderias industriais, as elétricas com fio ou pneumáticas orbitais são poderosas. Mas esses equipamentos pesam mais e a alta vibração também exige maior prática e habilidade com a ferramenta. Por isso é indicada pra ambientes profissionais.
Gostou? Escolha a politriz ideal aqui no Magazine Luiza! E quer trabalhar consertando a lataria dos carros, você vai precisar da repuxadeira.
Saiba mais:
Ah, por falar em polimento, tá em dúvida sobre os diferentes tipos de cera? Na matéria Como Escolher a cera automotiva eu te ajudo.
Olha, quer mostrar o trabalho de recuperação de veículos nas redes sociais, ganhar seguidores ou novos clientes? Então baixe o Instagram, disponível pra Android e iOS.
Tá pensando em expandir o negócio também? Então é só falar com os nossos parceiros e contratar um consórcio.