PS VR2: Conheça o acessório e os jogos exclusivos

PS VR2: Conheça o acessório e os jogos exclusivos

A realidade virtual tá cada vez mais avançada! Conheça o VR PS5, como ele funciona e quais jogos serão lançados em VR

PS5 / Playstation 5

Atualizado em 28 Jun 24

4 min de leitura

Gente, o VR PS5 é uma novidade entre os acessórios pra Playstation incrível na hora de inovar a experiência de jogo. É um tipo de óculos ou capacete que cobre os olhos da pessoa e traz a sensação de tá lá dentro. Assim, você se envolve na história e aproveita muito! Quer saber mais? Vem comigo!

 

Como funciona o PS VR 2?

Olha, por dentro tem duas telas de reprodução das imagens do título desejado, e os movimentos feitos são rastreados por diversos sensores. Até a posição dos olhos é monitorada.

 

Também tem as câmeras integradas na parte de fora pra ajudar na captura das ações. Além dos óculos virtuais, o conjunto inclui as manoplas e dois controles que encaixam nas mãos direita e esquerda e trazem botões parecidos com os dos modelos tradicionais. 

 

Por último, o set tem fones de ouvido embutidos e resposta tátil através da vibração. Assim a imersão tem a visão, audição e o toque. E o melhor, apertando uma única tecla você troca a imagem do jogo pela do ambiente em tempo real. Legal, né?

 

O Playstation VR PS5 tem duas versões. A primeira precisava de lentes externas na hora de pegar os movimentos e era necessário seguir vários passos na hora da instalação. Já o VR2 soluciona essas questões e traz diversos jeitos de ajustar a distância das telas, além de outras características.

Design do headset e das manoplas é feito pro conforto e facilidade de quem joga

 

 

Como ativar o VR2 no PS5?

Primeiro é necessário ter todos os acessórios em mão. O óculos VR PS5, as duas manoplas, o fone de ouvido, o cabo USB-C e o controle do console. Conecte o cabo no headset e aperte o botão de ligar nos dois aparelhos. Na tela vai aparecer as etapas de configuração do sistema. Precisa ter o DualSense pra escolher as opções e seguir os passos seguintes.

 

Na hora de sincronizar as manoplas, repita as ações de antes. Encaixe uma por vez no dispositivo e inicie ele. Coloque o capacete, ajuste a distância das lentes e pronto!

 

Depois disso é hora de configurar algumas funções. Da tela inicial, vá em Configurações, Acessórios e selecione PlayStation VR2. Clique em Área de jogo e siga os passos pra definir o espaço do cômodo usado na jogatina. É indicado ter um quadrado de 1 metro, ou m, por 1m ou de 2m por 2m. Ainda nessa aba aperte a opção Detecção de movimento dos olhos se quiser habilitar o recurso.

 

Como recomendação, vale deixar o lugar livre de objetos e móveis, assim não tem risco de bater ou tropeçar em nada durante a partida. Também é necessário manter o ambiente iluminado, facilitando a captura dos movimentos. Interessante!

 

 

Como jogar com VR2 no PS5?

Olha, depois de configurar, você consegue jogar todos os títulos usando o VR PS5, mas tem um detalhe importante. Junto do lançamento do acessório, a marca anunciou 10 jogos criados pensando nos recursos da realidade virtual, assim é possível aproveitar a experiência completa logo de cara. 

 

Os movimentos da pessoa são replicados pelo personagem. Pra fazer ações específicas é só apertar os botões da manopla.

 

Agora, qualquer produção anterior, não adaptada ao RV da Sony, vai aparecer como se fosse uma tela a uma certa distância, com o entorno escuro. É tipo projeção de uma TV na imagem feita pelo óculos. Interessante!

 

 

Quanto custa VR PS5?

Você encontra o VR PS5 aqui no Magazine Luiza por valores a partir 4.099,90 reais. Além do acessório, tem opções que incluem jogos em realidade virtual, um exemplo é o Horizon Call of the Mountain. Gostei!

 

 

O que vem na caixa do VR2?

Na embalagem do VR SP5 vem o headset, ou óculos de realidade virtual, e duas manoplas, que são os controles de encaixar nas mãos. Também tem o fone de ouvido e o cabo USB pra carregamento e emparelhamento.

A entrada USB-C fina na parte da frente do console, que precisa tá atualizado pra instalar o novo recurso

 

 

Quais jogos são compatíveis com VR2?

Olha, com o lançamento do acessório, foram anunciado 10 jogos VR PS5 incríveis. Entre eles tem o Horizon Call of the Mountain, um título de ação em que um ex-soldado precisa viajar pelas montanhas em volta de Carja de Dawn’s Grasp e descobrir o mistério das máquinas que ameaçam o futuro da colônia.

 

Já em Gran Turismo 7 você vai poder experimentar a adrenalina de competir nas corridas dinâmicas da saga, pilotando um dos mais de 450 carros esportivos disponíveis. E o melhor, se já tiver o título é só atualizar gratuitamente pelo console. Amei!

 

E ainda tem o Cities: Skylines VR, em que o personagem é o prefeito que precisa ouvir as exigências da população e desenvolver a cidade, projetando bairros, áreas públicas e criando serviços públicos. 

 

Fora esses 3 você encontra outros títulos no site da marca e na loja virtual pelo console. Legal!

 

 

Quanto tempo dura a bateria do PS VR2?

Então, pra acabar totalmente a bateria do óculos VR PS5 vai entre 4 horas e 5 horas seguidas. Quando tiver descarregado não tem como trocar e continuar o jogo, você precisa conectar no cabo USB-C e pausar.

 

 

Quanto tempo demora pra carregar o controle do VR2?

Leva mais ou menos 1 hora e 30 minutos até completar a carga. Isso pode variar um pouco de acordo com a porcentagem inicial e a base em que o acessório tá conectado.

Além do USB, você consegue carregar o headset pela base carregadora oficial da marca

 

 

Procurando o VR PS5 pra ter a experiência completa de jogo? Aqui no Magazine Luiza você encontra!

 

 

Saiba mais

Se quer proteger o equipamento de quedas e danos acidentais, eu posso ajudar. Na matéria Capa pra controle: por que usar? eu falo desse acessório ótimo. Dá uma lidinha!

 

E com o Playstation App você consegue ter contato com colegas dos jogos pelo próprio celular. Legal, né? E o melhor, tá disponível pra Android e iOS.

 

E na hora de melhorar a experiência de jogo é só contratar os serviços de instalação de TV dos nossos parceiros. O processo é rápido e fácil, além de ser feito por pessoas profissionais! Aí sim!