Agogô: o que é?

Conheça os tipos e ritmos desse instrumento de percussão

Bateria e Percussão

Atualizado em 26 Mai 22

3 min de leitura

agogô

Gente, o agogô é um instrumento bem legal pra marcar o ritmo em vários tipos de música, né? Ele é muito popular em melodias de forró, samba e em rodas de capoeira. Além disso, também costuma ser tocado em festas e rituais religiosos, principalmente nas crenças afro-brasileiras. Gostei! Quer saber mais detalhes e conhecer alguns tipos diferentes? Vem comigo!


O que é agogô?


Pra começar, o agogô é uma peça de percussão, ou seja, faz um monte de sons incríveis quando você batuca. Ele surgiu lá na África, muito tempo atrás, e chegou na América junto com os povos que foram trazidos pra cá.


Os modelos tradicionais de agogô eram usados pra mandar mensagens pro resto da tribo pra avisar sobre problemas durante as viagens. Mas o bom é que hoje esse instrumento ajuda a animar a melodia de vários estilos musicais. Adorei!


O agogô costuma contar com 2 bocas de metal ou madeira de tamanhos diferentes que são ligadas por um cabo em forma de U. Pra tocar, só precisa usar uma baqueta e seguir o ritmo da canção. Ah, esse nome quer dizer sino, o que é uma referência ótima pro formato do instrumento. Mas em algumas regiões também dá pra chamar de bantu de gonguê ou ainda de gã, que significa relógio. Legal, né?

 

agogô com baqueta

Esse agogô de metal vem com uma baqueta de madeira


Em quais ritmos o agogô é usado?


O agogô é bem popular nas músicas nigerianas e caribenhas, sabe? Mas ele também faz sucesso em gêneros como samba, forró, maracatu e capoeira ao lado dos atabaques, berimbaus e pandeiros clássicos.


Já nos rituais religiosos de cultos afro-brasileiros, como o Candomblé, ele é tocado com varas especiais chamadas aquidavi. Isso porque é considerado um instrumento sagrado pra crença, porque ajuda a ficar mais perto dos guias espirituais. Sem falar que você pode ouvir as batidas do agogô dando um charme a mais em solos de guitarra e bateria em ritmos como o rock. Aí sim!

 

roda com pessoas jogando capoeira

Na capoeira, o agogô dá um toque especial ao ritmo. Demais!


Quais os tipos de agogô?


Um detalhe importante é que tem opções diferentes dessas peças, viu? Por exemplo, os modelos tradicionais costumam contar com sinos em forma de cone, já as versões de Ogã vêm com formato de triângulo.


O material que o agogô é construído também pode variar. Dá pra achar tipos de inox, prata, cobre e até alguns de origem natural feitos de madeira, castanha-do-Pará, casca de coco e sementes. Amei!


Os modelos com vários sinos são incríveis


Agora, sabia que, além dos agogôs clássicos com 2 sinos, você também encontra opções com 1, 3 ou até 4 sinos? Pois é! Aí como cada boca consegue produzir sons em tons diferentes, fica mais fácil criar melodias lindas com notas graves e agudas.

 

agogô quádruplo

Esse agogô quádruplo pesa só 1,5 kg!


Agogô infantil: diversão pra criançada


Isso sem falar nos modelos infantis, hein? Eles são feitos com medidas especiais pra caber direitinho nas mãos de quem ainda tá crescendo. Muito fofo! O agogô é perfeito pra turminha brincar e passar o tempo tocando os sons do momento com os amigos e ainda ajuda a treinar o ritmo e o controle dos movimentos do corpo!


Ah, antes de escolher, vale a pena conferir o tamanho da peça e a idade indicada pra tocar, combinado? Esses dados podem variar em cada versão. É só dar uma olhadinha na descrição!


Tá procurando o seu agogô? Aqui no Magazine Luiza tem várias opções. Vem conferir!


Saiba mais:


Que tal saber mais sobre outro instrumento bastante usado nesses ritmos? Dá uma olhadinha na matéria Atabaque: conheça! que eu te mostro os detalhes de um tipo incrível!


Precisa de uma forcinha na hora de tocar o agogô? A dica é conferir alguns tutoriais em vídeo no app do Youtube. Tá disponível pra Android e iOS!


Ah, se quiser montar um espaço legal pra praticar esses e outros instrumentos, é só chamar os nossos parceiros que eles te ajudam a instalar os móveis e acessórios.