Vem dar uma olhada nesse instrumento de percussão
Bateria e Percussão
Atualizado em 24 Jan 22
3 min de leitura
Gente, a conga ou tumbadora é um instrumento de percussão ideal pra músicas afro-latinas, tipo merengue e salsa. E o legal é que ela costuma ser usada em pares ou trios, em rodas de apresentação, mas também dá pra se apresentar individualmente. Quer conhecer mais sobre esse tipo de tambor? É só vir comigo que eu te conto tudo!
Conga ou tumbadora: o que é?
Olha, esse instrumento musical tem o corpo feito em madeira de diferentes cores no formato oval. Já a tampa geralmente é produzida com pele de animais, como boi ou búfalo, e amarrada com canoplas ou grampos. Mas também pode ser de material sintético, tá?
E as congas vêm em kits com dois ou três instrumentos. Ou ainda na versão portátil, que não conta com o tambor da base nem com o suporte, que serve justamente pra tocar em pé, mantendo viva a tradição original. Muito bom!
Pra tocar, é só usar o movimento da articulação dos pulsos, que resulta num som médio a grave e bem nítido. Isso é ótimo pra ritmos como guaganco, merengue, mozambique, salsa e conga de comparsa e outras músicas populares na América Latina. Legal!
Conga do tipo portátil feita com material sintético
Instrumento de origem africana
Agora, apesar de ter se tornado popular em Cuba durante a escravidão, a partir de 1900, a conga surgiu na África com o uso de barris de madeira cobertos com peles de animais e amarrados com cordas. Geralmente a carcaça do búfalo era a mais usada, já que tornava o som bastante grave por ser grossa.
Na época, os africanos tocavam a conga enquanto dançavam e cantavam, principalmente nas festas de Corpus Christi durante a Epifania dos Reis. Pra animar ainda mais o momento, até panelas entravam no meio da diversão. Amei!
Depois, o instrumento se tornou bem tradicional nos carnavais cubanos também.
Tipos de conga ou tumbadora
Olha, o tamanho delas é medido por polegadas, sendo que a pele costuma ter de 6 a 12 de diâmetro e o casco entre 23 a 35 polegadas de altura, viu?
No geral, elas são divididas em categorias. As chamadas quinto, contam com 9 polegadas e três quartos de diâmetro.
Já as congas, 11 polegadas, as tumbas com 12, enquanto as supertumbas medem 12 polegadas e três quartos de diâmetro. O que muda é a afinação de cada uma delas, sendo mais agudas as que têm um tamanho menor e graves, as maiores.
Mas isso não é uma regra, tá? Dá pra adaptar de acordo com o momento e o gosto do músico. É só afinar o instrumento apertando ou afrouxando os grampos que prendem a tampa. Bem fácil!
Já o tipo compacto ou ainda chamado de conga de colo, é ótimo pra quem toca em barzinhos ou faz pequenas apresentações. Isso porque tem o tamanho menor, com cerca de 10 polegadas, que pode ser transportado pra qualquer lugar. Além disso, ainda vêm com furos laterais que dão mais amplitude no som. Um arraso!
Esse modelo de par de congas tem 11 e 12 polegadas
E aí, gostou de conhecer a conga ou tumbadora? Aproveita que aqui no Magazine Luiza tem vários modelos esperando por você!
Saiba Mais
Agora, se você gosta de roda de samba, vai lá conferir a matéria Rebolo ou Tantã: o que é? que eu preparei.
Pra treinar as habilidades com instrumentos de percussão, tem o aplicativo Real Percussion: seja músico disponível pra Android e iOS. Confira!
Se precisar de ajuda na manutenção do som de casa, conte com os nossos parceiros.