A ferramenta que o maestro usa para conduzir os instrumentistas
Batuta Maestro
Atualizado em 5 Mar 20
1 min de leitura
Primeiro precisamos saber que a Batuta é uma ferramenta do Regente Orquestral ou do que chamamos de Maestro.
A batuta é usada pelo maestro com a mão direita
Maestro é um termo usado entre músicos, ou seja, concedido por respeito e admiração. É usual, por exemplo, falarmos Maestro Tom Jobim, para se referir ao compositor brasileiro. Fato é que Jobim dedicou sua vida para a composição e não para a regência. Então é chamado maestro por sua contribuição para a cultura brasileira.
Na história da música, a figura do regente orquestral surgiu com intuito de estabelecer o tempo. Imagine que os agrupamentos ou também, grupos de músicos foram crescendo em número: de quatro a dez musicistas chegando até cem musicistas por volta de 1820. Seria impossível já naquele momento fazer com que todos os músicos tocassem juntos sem uma liderança.
Do arco de um violino nasceu a tal batuta, que em sua origem mais primitiva, um dia foi um cajado, uma espécie de bengala. A batuta então é um bastão que pode ser feito de madeira, fibra ou até metal com uma pequena esfera na ponta com a função de alongar os gestos das mãos do regente.
Imagine um músico lá do fundo de uma orquestra? A batuta postada na mão direita do regente, esclarece a pulsação para ele e para todos do agrupamento saibam qual o andamento da música.