Música clássica e música erudita

Música clássica e música erudita

Qual a diferença que existe entre a música clássica e a música erudita

Batuta Maestro

Atualizado em 5 Mar 20

1 min de leitura

São diferenças pontuais, o termo Música Erudita se trata de uma composição musical totalmente escrita. Erudição ou ser erudito remetia em certo período a uma pessoa que era alfabetizada, que sabia ler e escrever. Então um músico erudito era aquele que utilizava da escrita e do ato de escrever para compor sua obra musical. Sendo assim a música escrita foi chamada ao longo da história de música erudita.


 
A partitura é a representação escrita da música


Música Clássica é um termo que utilizamos no cotidiano como sinônimo de música erudita. Correto? Mas música clássica é um tipo de música erudita.


Para os músicos, a música que chamamos de clássica remete a um determinado período histórico, e por assim então, remete a uma série de valores estéticos e jeitos de se fazer música.


O período Clássico na música decorreu de fato entre 1750 e 1820. Provavelmente seja o período em que a música erudita, ou seja, a música escrita, foi mais comunicativa e próxima ao povo.


Os períodos da história da música são: Música Medieval, Música Renascentista, Música Barroca, Música Clássica, Música Romântica, e música do Século XX. São mil anos desde que a escrita da partitura foi inventada.


Portanto erudita ou clássica para o dia a dia tratamos como a mesma coisa, mas para o estudo da história da música possui suas variações.

 

Gostou? Aproveite e confira as ofertas de Harpa!