Craviola: o que é?

Vem entender mais sobre esse instrumento incrível

Instrumentos de Corda

Atualizado em 24 Jan 22

3 min de leitura

Craviola

Gente, a craviola é um instrumento musical impressionante usado em diferentes ritmos. O formato é bem legal e o som lembra o cravo e a viola, então o nome virou a mistura dos dois. Legal, né? A ideia e o desenho do instrumento vieram do Paulinho Nogueira, importante violonista brasileiro. Vem comigo que eu te explico mais! 

 

Modelos de craviola


Olha, tem craviola de 6, 10 ou 12 cordas, além do tipo guitarra craviola. E o bom é que as cordas podem ser de aço ou de nylon.


O som de cada um desses estilos do instrumento é muito diferente e dá pra aproveitar em ritmos como samba, rock clássico e música popular brasileira, por exemplo. Fica um luxo!

 

Curiosidades sobre a craviola


Sabe, a craviola é um violão com formato diferente que foi criado por Paulinho Nogueira, um músico incrível. E é curioso que ele ainda não tinha certeza sobre qual som ia sair do instrumento.


Depois de pronto, o resultado impressionou muitas personalidades da música, como Luís Bonfá, Jimmy Page, Frejat, Lobão e até o Elvis Presley!

 

Craviola
É impressionante o som que a craviola pode fazer!


Já dá pra perceber que o instrumento combina com vários tipos de música, né? Hoje em dia, só a marca Giannini tem a patente dessa criação.


Giannini foi um luthier de nome bem conhecido e levou a invenção pra outros países como Canadá, Estados Unidos e até Inglaterra. Gostei!


Outro detalhe legal é que o nome só foi pensado depois que o violão ficou pronto. O brasileiro que inventou preferiu apreciar o som antes de dar um título pra obra. Interessante, né?

 

Cuidados principais com a craviola


Pra manter a peça em perfeito estado, dá pra achar suportes bem funcionais que deixam o canto com um ar moderno e criativo. Um tipo é o de parede, que é muito fácil de fixar.


Já o suporte de chão é flexível e vem pronto pra usar, então é ainda mais prático de posicionar na casa ou estúdio musical. Simples, né?


Ah, outra ideia é deixar a craviola guardada dentro da capa. Assim, previne de pegar poeiras e ficar exposta a batidas. Tem alguns kits completos que já contam com o instrumento, o suporte, a capa, dedeira, afinador e as cordas.
 

Craviola

Com esse kit completo, você pode começar a praticar seu repertório rapidamente.


Outro cuidado importante com a peça é a hora de limpar. Precisa de bastante atenção com produtos com muitos químicos porque podem corroer o acabamento, viu?


Dá pra usar só um paninho flanelado pra tirar o excesso de pó e depois guardar normalmente.

 

Dicas pra afinar


Pra conseguir o som mais limpo possível, tem que manter a craviola afinada de acordo com o modelo.


Alguns professores deixam aulas disponíveis na internet pra músicos e curiosos entenderem como deixar o instrumento na configuração ideal. Mas também dá pra contar com os serviços do luthier, que é o profissional que cuida do ajuste na estrutura e afinação das cordas dos instrumentos.


Outro jeito de ajustar seu instrumento é usando o afinador digital, tá? Ele vem com um clipe que você pode prender na parte de cima do braço da craviola. Depois é só tocar corda por corda e seguir o sentido da afinação. Bem fácil!

 

Craviola
Com esse afinador, é só apertar ou soltar as cordas conforme indicado na telinha!


Já pensou em aprender a craviola ou outro instrumento musical? Aqui no Magazine Luiza tem os melhores pra você conferir!

 

Saiba Mais


Depois de entender sobre esse instrumento incrível, vem ver mais sobre música pra crianças. Na matéria O que a música traz de bom pra criança? eu te conto!


Pra conseguir afinar seu instrumento de um jeito fácil, baixe o app Afinador CifraClub. Tem pra iOS e Android!


Pra instalar o suporte do violão na parede, conte com a ajuda de nossos parceiros.