Instrumentos de corda: quais são?

Instrumentos de corda: quais são?

Veja todos os tipos de instrumentos de corda e escolha o seu!

Instrumentos de Corda

Atualizado em 22 Nov 23

5 min de leitura

 

 

Um instrumento de cordas, ou cordofone, é todo instrumento com corpo elástico, a corda. E essa corda pode estar estendida em alguma parte do instrumento para tocar cada som.


Existem três tipos de instrumento de corda: cordas pinçadas ou beliscadas  que tem o som com os dedos, ou com uma palheta e dedeira; de cordas friccionadas que tem o som com um arco esfregado nas cordas e de cordas percutidas que tem o som com um martelo.


Veja alguns exemplos de cada tipo de instrumento de cordas:


1 - Instrumentos de cordas pinçadas - violões, guitarra, cavaquinho, bandolim, mandolin, contrabaixo elétrico, viola caipira, banjo brasileiro, banjo norte-americano, e ukulele.

2 - Instrumentos de cordas friccionadas - rabeca, violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico.

3 - Instrumentos de cordas percutidas - piano.


Instrumentos Com Cordas Pinçadas


Violão: é chamado assim apenas no Brasil, para diferenciar da viola caipira. Chama-se violão, por ser uma viola grande. No mundo todo o violão é conhecido como guitarra acústica ou guitarra clássica. E a afinação da corda mais fina para a mais grossa é de mi - si - sol - ré - lá - mi. Possui variações de cordas de aço e náilon, com seis, sete e até doze cordas. O violão é utilizado tanto para solo quanto para acompanhamento, desde música popular quanto música erudita.


Cavaquinho: também é chamado assim apenas no Brasil, em Portugal é conhecido como Braga ou Cavaco. Sua afinação da corda mais fina para a corda mais grossa é de ré - si - sol - ré. O cavaquinho é usado tanto para solo quanto para acompanhamento da música popular.


Guitarra: tem origem norte-americana, e é conhecida por lá como guitarra elétrica. E a afinação da corda mais fina para a mais grossa é de mi - si - sol - ré - lá - mi. É usada tanta para acompanhamento quanto para solo. Também tem muitos acessórios entre pedaleiras, cabos e pedais.


Bandolim e Mandolin: embora se pareçam, o bandolim possui funções musicais diferentes do mandolin, o que faz com que cada um deles tenha uma forma diferente de se tocar. O bandolim é usado com escalas musicais, melodia do choro, gênero brasileiro instrumental. Já o mandolin é usado nos Estados Unidos mais para acompanhamento da música popular. A afinação deles da corda mais fina para a corda mais grossa é de mi - lá - ré - sol.


Contrabaixo Elétrico e o Baixolão: tem origem norte-americana, baseada no coirmão contrabaixo acústico ou rabecão. Ele tem função de acompanhamento para a música popular, embora também seja possível solar, o contrabaixo elétrico possui diversos modelos. A afinação da corda mais fina para a mais grossa é de sol - ré - lá - mi. Costuma ter quatro cordas, mas há versões de cinco e seis também, assim como um modelo que parece com o violão chamado de baixolão.


Viola Caipira: possui função de acompanhamento para a música popular e também produz solo. A viola possui cordas duplas em uníssono, que é quando um mesmo som se repete ou em oitava, quando a mesma nota se repete em duas frequências diferentes. A viola possui diversas afinações, da corda mais fina para mais grossa, mi - si - sol sustenido - mi - si ou ré - lá - fá sustenido - ré - lá, são as mais comuns.


Banjo Brasileiro: a origem é brasileira, adaptado do instrumento de mesmo nome norte-americano. Na versão brasileira, é um tambor com braço de cavaquinho. Sua função é de acompanhamento para a música popular, e tem exatamente a mesma afinação do cavaquinho, da corda mais fina para a corda mais grossa  ré - si - sol - ré.


Banjo Americano: é um tambor com um braço longo de 5 cordas. Com função de acompanhamento e solo para a música popular, tem afinação em intervalos de quintas, da corda mais aguda para a mais grave lá - ré - sol - dó, com uma corda de ressonador, que gera ressonância quando se toca as outras cordas.


Ukulele: de origem havaiana, embora muito similar ao cavaquinho visualmente, o Ukulele possui função quase exclusiva de acompanhamento da música popular. O Ukulele Soprano conserva afinação da corda mais aguda para a mais grave sol - dó - mi - lá. Suas cordas são de náilon, diferente das cordas de aço do cavaquinho, emitindo um som muito mais adocicado. O Ukulele tem variações de tamanho com versões de som mais grave.


Instrumentos com Cordas Friccionadas


Rabeca: é um instrumento de cordas friccionadas muito usado nas manifestações folclóricas brasileiras. É um instrumento rústico, com diversos tipos de afinações, e versões entre duas e quatro cordas. Faz tanto solo quanto acompanhamento para a música popular.


Música Erudita: A família das cordas friccionadas, da prática da música erudita, tem o violino como o mais agudo desses instrumentos, com afinação da corda mais fina para a mais grossa em mi - lá - ré - sol. A viola como instrumento intermediário, embora com os timbres parecidos, tem afinação em lá - ré - sol - dó. E o violoncelo, idêntica à da viola quanto às notas, mas diferente por estar em um registro abaixo, o que chamamos em música de uma oitava abaixo.


Outra curiosidade:

Para entender melhor a questão da oitava abaixo, imagine um som em lá 440 hertz, uma oitava abaixo é a repetição da nota com metade do valor em hertz então 220 hertz. Um primeiro lá, e em movimento descendente lá - sol - fá - mi - ré - dó - si - lá oitava abaixo.


Contrabaixo acústico ou Rabecão: é usado para acompanhamento e solo e embora mantenha-se na família das cordas friccionadas, que obtém som pelo esfregar do arco nas cordas, o contrabaixo possui sua execução em música popular por corda pinçada, beliscada. E afinação da corda mais fina para a corda mais grossa em sol - ré - lá - mi.


Cordas Percutidas


Piano: é um instrumento de cordas percutidas, ou seja, que emite o som ao martelar acionando uma corda através das teclas. O piano realiza o acompanhamento e solo tanto para a música popular quanto para a música erudita ou clássica.


O piano ainda é o instrumento com o maior registro, veja só: Todos os instrumentos musicais cabem dentro dos sons que o piano pode emitir! Dá pra acreditar?


Veja só: a escaleta e o acordeom são instrumentos aerofones, que tem som por orifícios afinados através do movimento mecânico do ar. E o piano como mencionado é um instrumento de cordas percutidas, que as teclas acionam um mecanismo interno que percute, ou melhor dizendo, batuca, acionando as cordas. O cravo, um instrumento antigo, é muito parecido com o piano visualmente, mas no estudo dos instrumentos está na família de cordas pinçadas.


E aí, já escolheu seu instrumento de corda?

 

Aproveite os descontos da Black Friday no Magalu!