Qual a principal diferença entre os instrumentos de sopro?
Instrumentos de Sopro
Atualizado em 13 Mar 20
2 min de leitura
A principal diferença entre os instrumentos de sopro está na parte responsável pela emissão do som.
Por exemplo, o saxofone e o clarinete utilizam palheta individual presa na estrutura do instrumento em uma parte chamada boquilha. Aí ao soprar alternando as chaves o som é emitido.
O saxofone é um instrumento de madeira, apesar de ser construído num corpo de metal
O oboé, por sua vez, instrumento presente na orquestra sinfônica possui boquilha com palheta dupla onde encostamos os lábios cobrindo-a totalmente.
A flauta transversal tem um formato de tubo com várias perfurações ao longo do seu comprimento. E a posição dos dedos fechando ou fazendo as aberturas definem a nota musical. Ela também é conhecida com flauta doce, muito usada para iniciação musical com crianças.
O trompete, o trombone, o bombardino, a tuba também possui bocal. E esses instrumentos também necessitam de grande impulsão de ar, para que o som saia.
Sendo assim, o ponto marcante da diferença entre os instrumentos de sopro, é a forma que se produz som. E vai de acordo com cada tipo de bocal dos instrumentos.
Agora, se o tipo de emissor muda, ou seja, o bocal, boquilha com uma ou duas palhetas, o som do instrumento também muda.
As famílias desses instrumentos são diferentes
- os de bocal ? trombone, trompete, trompa, tuba, bombardino, são da família dos metais;
- os de palheta dupla e simples são da família das madeiras - como o oboé, fagote, os saxofones, o clarinete, assim como a flauta transversal, que embora feira de metal é da família das madeiras.
Já a escaleta é um caso parte! O pequeno teclado possui um tubo e basta soprar pressionando as teclas para o som sair! É bem mais fácil!