Saiba quais são os principais e pra que servem
Equipamentos de Áudio
Atualizado em 27 Out 21
6 min de leitura
Gente, os equipamentos de áudio são aparelhos e acessórios muito bons pra ajudar a melhorar a qualidade de som, tá? Um exemplo é o amplificador de potência que serve pra aumentar ainda mais o volume e, assim como os outros, dá pra usar em estúdios, shows ao vivo ou até mesmo nas casas. Quer conhecer alguns deles? Vem comigo!
DJ: animando a festa
Olha, pra trazer alegria e diversão pros eventos, não pode faltar um profissional que toque as músicas do momento e faça várias mixagens incríveis, né?
Mas pra isso acontecer, o DJ precisa das ferramentas certas. Então separei as principais pra você conhecer:
Mesa de som: mixando músicas
Pra conseguir controlar direitinho os efeitos sonoros dos instrumentos musicais, tem as mesas mixers.
A função desse equipamento é captar, misturar e regular o volume e intensidade dos áudios num mesmo lugar. Então nele é possível ajustar os níveis de graves, agudos e da frequência, por exemplo.
Aliás, dá pra achar modelos de 4, 8 ou mais canais de entrada e saída pra ligar vários aparelhos, como os amplificadores e caixas acústicas.
E tem dois tipos de mesa de som, tá? O digital é menor, prático e se conecta no computador. Já o analógico é maior e oferece um áudio puro. Adorei!
Iluminação de DJ: colorindo o ambiente
Pra deixar o ambiente da festa bem colorido, vale a pena usar os equipamentos de luz. Eles criam um clima muito divertido pras pessoas aproveitarem melhor a batida da música.
E tem vários modelos, como as lâmpadas giratórias e os globos espelhados pra pendurar no teto, os canhões de LED pra colocar nos cantos dos palcos, os projetores holográficos pra fazer figuras nas paredes e outros.
Aliás, se quiser destacar ainda mais as cores das luzes e dar um efeito visual incrível no evento, uma boa opção também são as máquinas de fumaça e bolha, tá? Amei!
Headphones: isolando o som
Já pra conseguir ouvir direitinho os graves das músicas sem que o barulho do ambiente atrapalhe, é importante usar um fone de ouvido.
Diferente do modelo tradicional pequenininho, os headphones são grandes, cobrem toda a orelha e tem espuma pra trazer conforto, além do arco pra prender na cabeça.
E dá pra achar tipos que se conectam com fios ou via bluetooth. Aliás, alguns podem ser dobráveis, coloridos ou até mesmo ter uma luz de LED.
Modelo de headphone com orelhinhas de gatinho
Amplificador de Potência: aumenta o volume
Agora, pra fazer o som chegar bem e sem ruídos pra muitas pessoas, esse aparelho é o ideal.
Os amplificadores recebem os sinais elétricos dos instrumentos conectados, aumentam o volume deles e depois enviam pros alto falantes. Assim todos os presentes no lugar conseguem escutar com qualidade.
E pra te ajudar a decidir pelo modelo certinho, aqui vai uma dica: quanto mais alta a potência, maior é o alcance e a nitidez do áudio, tá? Aí sim!
Caixas de Som: pra tocar bem alto
Pra reproduzir a música por todo o ambiente, é preciso usar aparelhos com alto-falantes, né?
E pra isso tem vários modelos incríveis de caixas de sons. Por exemplo, as portáteis você pode levar pra qualquer lugar e as de bluetooth dá pra conectar o celular sem fios.
Já a acústica melhora bastante a qualidade do áudio, isolando as ondas sonoras e diminuindo as vibrações. Por outro lado, a de embutir é a ideal pra instalar nos cômodos da casa e deixar um toque baixinho no ambiente. Amei!
Interface de Áudio: digitalizando o som
Agora, pra facilitar na hora de produzir as músicas, vale a pena usar esse equipamento.
A interface de áudio consegue converter o sinal analógico do microfone e dos instrumentos musicais em digital e transfere pro computador, onde acontece toda a edição. Legal né?
Ele é pequeno, muito prático e com várias entradas e saídas. Então pra escolher o ideal, é importante ver a quantidade de aparelhos que vai conectar nele, tá?
Por exemplo, se o projeto musical for num estúdio caseiro, um de 2 canais já é o suficiente.
Monitor de Áudio: som original
Já o equipamento de referência é o ideal pra ajudar o profissional de edição a ouvir os sons sem qualquer alteração, igualzinho ao gravado.
Pra isso, o monitor de áudio deixa todas as frequências equilibradas, o mais próximo possível do que foi produzido ao vivo.
Uma função muito legal pra quem trabalha em estúdio, pois o som original facilita na hora de fazer a afinação das vozes e dos instrumentos. Amei!
Monitor de referência tem um formato igual das caixas de som
E dá pra achar os modelos ativos de potência própria e os passivos que dependem de um amplificador pra funcionar.
Processador de Áudio: ajustando os efeitos
Já pra tratar direitinho o som e melhorar a qualidade dele, o ideal é esse equipamento.
O processador de áudio permite que você faça a equalização da frequência, ou seja, ajuste o grave, médio e agudo pro nível certinho. Assim a reprodução da música fica sem ruídos, tá?
Além disso, tem modelos digitais e analógicos ou até com bluetooth. Amei!
Fone de Ouvido: pra escutar sozinho
Funciona igualzinho a um alto-falante, mas numa versão pequenininha e auricular, ou seja, fica dentro da orelha e dá pra uma só pessoa ouvir o áudio.
E tem vários modelos bem legais de fones de ouvido, como os tradicionais com fio pra conectar no celular e os de borrachinha que isola o som externo e reproduz a música sem precisar aumentar muito o volume pra melhorar a qualidade.
Além disso, também dá pra achar os tipos de conexão via bluetooth. Adorei!
Gravador de Voz: registrando tudo
E pra te ajudar a não perder nenhuma informação importante em entrevistas, aulas, palestras, ou até mesmo deixar guardado uma letra da música que acabou de criar, o indicado é esse equipamento.
O gravador de voz é muito prático e consegue captar os sons com qualidade. Além disso, os digitais têm a vantagem de poder conectar no computador e, usando um programa, transcrever os áudios.
A maioria são portáteis, pequenos e discretos, alguns simples parecendo uma caneta ou pen drive e outros mais profissionais.
Os modernos têm várias funções, como ajustar o volume, diminuir ruídos e também muitas entradas. Aí sim!
Direct Box: transferindo sinais
Agora, pra fazer o som dos instrumentos musicais chegarem com qualidade até a mesa de controle de efeitos, o ideal é usar esse aparelho.
O direct box consegue enviar por cabos os sinais sonoros da guitarra e do baixo pros mixers, sem interferências, mesmo numa distância maior que 6 metros.
Além disso, é indicado pra corrigir problemas de impedância, ou seja, ajustar o valor de entrada do circuito elétrico em Ohms pra não ter ruídos e deixar os áudios mais limpos. Adorei!
Direct box tipo ativo com 2 canais de entrada
Cabos e Adaptadores de Áudio: pra fazer conexão
Já pra transmitir os sons entre um equipamento e outro, o ideal são esses acessórios.
Os cabos conseguem passar os áudios dos instrumentos, com qualidade, pra mesa ou caixa acústica. Mas pra isso acontecer, é importante escolher o modelo certinho.
E tem dois tipos principais, tá? Os digitais, como os de HDMI e USB, e os analógicos de TRS, XLR e RCA, por exemplo, cada um indicado pra usar num aparelho específico.
Sistema sem fio: controlando de longe
Agora, pra fazer o som chegar bem e sem ruídos pra muitas pessoas, esse aparelho é o ideal.
Os amplificadores recebem os sinais elétricos dos instrumentos conectados, aumentam o volume deles e depois enviam pros alto falantes. Assim todos os presentes no lugar conseguem escutar com qualidade.
E pra te ajudar a decidir pelo modelo certinho, aqui vai uma dica: quanto mais alta a potência, maior é o alcance e a nitidez do áudio, tá? Aí sim!
Medusa: distribuindo os sinais
Agora, pra conectar muitos equipamentos é importante ter uma boa extensão pros cabos, né?
E com a medusa você consegue ligar vários instrumentos, sem precisar deixar um monte de fios espalhados pelo palco.
E o único que vai diretamente na mesa de som é o do aparelho, então fica bem mais organizado o ambiente e pra isso tem modelos de 6, 8, 16, 24, 36 e 48 vias de entrada, tá?
E aí, gostou dos equipamentos de áudio? Os amplificados e muitos outros você encontra aqui no Magazine Luiza. Aproveita!
Saiba mais:
E se quiser dicas pra decidir pelo melhor aparelho pra usar em casa ou nos eventos, na matéria Acerte na escolha da caixa de som te dou algumas.
Já pra montar playlists incríveis com músicas nacionais e internacionais do momento pra tocar nas festinhas, vale a pena baixar o App Spotify. Tá disponível pra Android e iOS.
Além disso, se precisar instalar uma TV pra reproduzir os clipes, nossos parceiros podem te ajudar nessa missão. Eles oferecem esse serviço e muitos outros.