Saiba as diferenças e principais funções desses equipamentos
Equipamentos de Áudio
Atualizado em 20 Out 21
3 min de leitura
Gente, a mesa de som e a interface de áudio são equipamentos muito bons pra quem trabalha com produção de músicas, viu? Os dois aparelhos recebem os sinais dos instrumentos musicais, mas em um dá pra controlar vários efeitos e no outro, só o volume de entrada. Quer conhecer melhor eles? Vem comigo!
Mesas de som: misturando os canais
Olha, também conhecido como mixers, são bem importantes pros estúdios e shows ao vivo, tá?
Com a mesa de som dá pra captar cada fonte de áudio, por exemplo o do microfone e da guitarra, juntar tudo num único canal de saída e enviar pros programas de tratamento ou caixa acústica. Legal, né?
Além disso, tem vários botões pra você conseguir um controle maior e melhorar a qualidade da música. Então pode ajustar o volume, os níveis de grave, agudo, frequência e ainda colocar efeitos.
Assim é possível equilibrar os sinais de muitos canais ao mesmo tempo, misturar, criar um áudio final e depois transferir pra outros equipamentos. Aliás, dá até pra decidir a quantidade de som que vai em cada saída. Adorei!
Essa mesa de som faz conexão via bluetooth e dá pra conectar cabo USB
Mesa de som analógica
Olha, os mixers analógicos são maiores e conseguem captar um áudio mais próximo do real produzido pelos instrumentos musicais.
Aliás, é um equipamento bem fácil de mexer e é cheio de botões pra você controlar a intensidade dos sons de cada canal de entrada. Uau!
Porém, os modelos mais simples não têm equalizadores embutidos, então os profissionais não conseguem fazer muitas correções durante uma gravação, tá?
Mesa de som digital
Já os mixers digitais são menores. Isso porque num só botão de controle dá pra ajustar vários canais de entrada ao mesmo tempo.
E ele é portátil, ou seja, fácil de transportar e dá pra conectar com o computador ou tablet, baixar plugins de atualização, colocar efeitos e fazer equalizações nos áudios. Amei!
Aí na hora de escolher o modelo ideal pra você, é importante saber quantos instrumentos e microfones vai ligar nele, viu? Dá pra achar tipos de 2, 4, 12, 18, 24, 32 ou mais.
Além disso, toda conexão é feita por cabos ou sistema bluetooth. E pra funcionar direitinho é preciso ver qual é compatível, tanto os de entrada quanto os de saída, pra transferir bem os sinais pros amplificadores, gravadores ou aparelhos de edição.
Interface de áudio: som digital
Agora, pra transformar os sinais analógicos em digitais e facilitar muito o trabalho dos computadores, vale a pena usar esse equipamento.
A interface de áudio é o aparelho ideal pra captar os sons elétricos produzidos pelo microfone e instrumentos e converter pra uma linguagem binária, com vários zeros e uns, sabe?
E essa função é ótima pra quem quer melhorar a qualidade de um jeito fácil, porque ele deixa uma gravação mais limpa e sem a presença de ruídos.
E isso só é possível quando são usadas as entradas certinhas e se tem bons pré-amplificadores, os responsáveis por ajustar automaticamente os sinais elétricos, geralmente baixos, pra um nível adequado. Aí sim!
Aparelho de interface ideal pra usar em lives e conectar dois celulares
Como funciona a interface de áudio
Diferente das mesas de som, só dá pra controlar diretamente nesse equipamento o volume de entrada e dos headphones, tá? As outras edições de efeitos e de equalização são feitas por um programa nos computadores.
E pra usar é muito simples: basta conectar os instrumentos e microfones na interface e o aparelho com o notebook. E isso acontece por cabos, como o MIDI, USB, XLR e P10 por exemplo, ou até mesmo por Bluetooth. Gostei!
Aí pra escolher o modelo ideal é bom ver direitinho quantos canais de entrada vai precisar ligar na hora da gravação.
As tradicionais e recomendadas pra estúdios pequenos são de 2 entradas, mas dá pra achar tipos com 8 ou mais.
E aí, gostou da mesa de som e da interface de áudio? Os ideais pra você tão aqui no Magazine Luiza. Aproveita!
Saiba mais
Agora, se quiser conhecer as vantagens de um fone de ouvido sem fio, na matéria Galaxy Buds: qual modelo escolher? te mostro tudinho.
Já pra ajustar direitinho as guitarras e baixos antes de fazer as gravações, vale a pena baixar o App Afinador Cifra Club. Ele tá disponível pra Android e iOS.
Além disso, se precisar de ajuda pra instalar aparelhos de áudio e vídeo, nossos parceiros oferecem esse serviço e muitos outros.