Esse item é muito usado em empresas e indústrias
Impressoras e Multifuncionais
Atualizado em 28 Set 23
4 min de leitura
Gente, a impressora matricial e seus acessórios são muito úteis pra imprimir documentos em grande quantidade, sabia? Pois é! Diferente das impressoras à laser, o funcionamento da matricial é a partir da matriz de pontos, que são pequenos pinos ou agulhas que vão fazendo pressão sobre a tinta e, a partir disso, criam as escritas ou desenhos no papel. Entendi! Quer saber mais sobre isso? Então continua aqui comigo!
Pra começar, a impressora matricial, apesar de ser considerada um modelo antigo se comparado às de jato de tinta ou laser, ainda é bastante usada em empresas e indústrias que precisam de recibos, notas, faturas e outros documentos.
Isso acontece porque ela tem uma capacidade bastante alta de imprimir formulários contínuos, ou seja, muitos de uma vez só. Interessante!
Sem falar que a impressora matricial é conhecida por ser resistente e durar bastante, ou seja, ela não dá dor de cabeça quando o assunto é manutenção. Aí sim, hein!
Olha, o funcionamento da impressora matricial é a partir da pressão dos pinos ou agulhas contra uma fita de tinta. Esse movimento faz com que os desenhos ou escritas sejam transferidos pro papel que vai ser impresso, já que cada agulha bate, no momento certo, na fita da tinta e, em seguida, marca o papel. É por isso, por exemplo, que ela é conhecida também como impressora de impacto. Entendi!
Os pontos da tinta gerados pela impressora matricial vão, aos poucos, construindo as formas desejadas, como letras, desenhos ou gráficos. Interessante, né?
A impressora matricial é ideal pra diversas atividades comerciais
Pra impressora matricial funcionar bem, os acessórios geralmente precisam tá certinhos, viu? O principal deles é a fita de tinta ou fita de impressão, chamada também de Ribbons, que faz com que a cor seja transferida dos pinos pro papel.
E falando em papel, ele é um item que não pode faltar nas impressoras, já que sem ele não é possível concluir o processo, né?
No caso das impressoras matriciais, os papéis mais usados costumam ser os contínuos.
Outros acessórios que facilitam bastante o uso da impressora matricial e garantem melhor qualidade são as guias de papel, que ajudam a manter o item alinhado na hora da impressão, os trilhos, usados pra deixar os papéis na posição certinha e repor eles quando precisar, e as capas protetoras, ótimas pra evitar que as impressoras fiquem com poeira.
Se você procura uma opção pra usar em casa, a matricial não é a indicada, tá? Isso porque as opções à laser ou jato de tinta vão atender melhor o uso doméstico.
A impressora matricial, além de não entregar uma resolução tão alta quanto as de laser ou jato de tinta, demora um pouquinho mais pra imprimir.
Agora, se você quer uma impressora pro seu comércio, indústria ou empresa que precisa de cópias constantes de documentos, em alta quantidade, a matricial é um modelo a ser considerado, já que ela tem inúmeras vantagens pra esse tipo de uso.
Além de imprimir várias páginas ao mesmo tempo, a impressora matricial utiliza papel carbono, o que reduz o custo final. Aí sim, hein!
Por isso, esse modelo é bastante indicado pra escritórios de contabilidade, por exemplo, que costumam fazer várias impressões pra conferir cálculos antes de fazer a versão final.
Empresas que trabalham com conferência de balanços, estoques ou papéis de registros também podem fazer uso desse tipo da matricial. Adorei!
A impressora matricial pode ser de vários tipos e isso depende do número de pinos, tamanho e tecnologia delas.
As mais tradicionais são as de 9 pinos, indicadas pra impressões de textos e gráficos simples. Já as de 24 pinos são ótimas pra quem precisa de textos bem nítidos e gráficos detalhados.
Outro ponto é a tecnologia das cores: quando foi lançada, a impressora matricial imprimia em apenas uma cor, que costumava ser preto ou azul marinho. Com o tempo, ela começou a ganhar novos refis de tintas com cores primárias como verde e vermelho. Legal!
Agora, se você precisa de cópias em tamanhos maiores, o indicado mesmo é a impressora matricial de grandes formatos.
E, se precisar levar a impressora pra vários locais, o ideal é optar pelo modelo portátil.
As matriciais portáteis costumam ser ideais pra quem precisa de etiquetas
O jeito exato de configurar sua impressora matricial vai depender do modelo dela, mas, na maioria dos casos, basta conectar na tomada e ao computador que vai ser usado e ligar.
Quando feito o processo, o PC costuma reconhecer a impressora automaticamente, mas, caso isso não aconteça, você pode precisar instalar algum driver específico.
Nesses casos, isso pode ser feito a partir do site do fabricante ou de um CD que geralmente tá junto com a impressora matricial. Aí é só seguir o passo a passo indicado.
Com a conexão já certinha, você só vai precisar acessar as configurações de impressão do seu computador, que costuma ficar no painel de controle do Windows ou nas preferências do Sistema do Mac, selecionar a opção da impressora matricial como padrão e começar a usar! Fácil, né?
A impressora matricial que procura tá aqui no Magazine Luiza!
Quer uma ótima opção de impressora pra usar em casa? Na matéria Conheça a impressora tanque de tinta eu falo sobre um modelo incrível!
Tá precisando fazer uma arte pelo celular pra depois imprimir? O Canva é o aplicativo ideal pra isso! Ele tá disponível pra Android e iOS.
E pra instalar seus dispositivos de informática você pode acionar o serviço dos nossos parceiros. Adorei!
Ver mais +
Computador e All in One
Confira as principais promoções da Liquidação Fantástica 2025
Smartphone
Prepare-se e aproveite descontos incríveis em várias categorias
Notebook
Entenda com Blog da Lu os benefícios e situações ideais para investir em um notebook i5 e maximize seu uso.