Como fazer ela durar mais?
Pecas para Computador e Notebook
Atualizado em 1 Out 9
4 min de leitura
O notebook é um dos produtos mais indicados para quem precisa ficar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar e, assim, atender a seus clientes, estudar, se divertir, etc. Mas em algumas horas tudo isso vai por água abaixo. Ou melhor, por bateria abaixo. Daí,é aquela tragédia: você está escrevendo o e-mail mais importante do dia e o gadget desliga. Quem nunca?
Mesmo as atuais baterias de Li-Ion (Íons de Lítio), que são muito melhores que as antigas de Ni-Cd (Níquel Cádmio) e as de Ni-MH (Níquel Metal Hidreto), pois oferecem maior autonomia e não sofrem o efeito memória; passam por isso, tendo vida média de 300 ciclos completos de carga/descarga. Numa utilização normal, seguindo as normas do fabricante, isso corresponde a cerca de três anos.
Todo mundo luta com a duração da bateria, não tem jeito. Mas, claro, euzinha aqui separei algumas dicas incríveis para ajudar você a ficar com seu notebook ligado por mais tempo. Aproveite!
Para a bateria durar
- Wi-fi e Bluetooth desligados: embora úteis, estas duas tecnologias adoram ?devorar? a bateria do seu notebook. A dica aqui é utilizá-los somente quando necessário mesmo.
- Mantenha o brilho: a tela com um brilho em baixa intensidade ajuda bastante.
- Veja downloads, não DVDs: fique com as versões digitais dos seus filmes preferidos! Isso porque o drive de DVD consome muita energia, pois precisa fazer girar um disco e ainda projetar sobre ele um laser! Baixe um bom conversor para transformar seus DVDs em arquivos MPEG-4 e bom filme! Essa eu adorei!
- Desconecte dispositivos USB: eles "sugam" a energia assim que são conectados para se recarregarem automaticamente.
- Desfragmente seu HD regularmente: desta forma você estará poupando energia e aumentando o desempenho do equipamento.
- Faça limpezas periódicas: eliminando programas que você não utiliza, principalmente aqueles que iniciam automaticamente. A gente adora instalar programas que nunca mais vamos abrir, não é mesmo?
- Carregue a bateria com pelo menos 40% da carga: se for guardar por um longo tempo, carregue-a com essa medida. E, ao retornar o uso, aplique uma carga completa. Isso evita a deterioração das células da bateria.
Faça o teste abaixo para saber como anda a sua bateria!
Para complementar esta matéria, tive uma ideia aqui: que tal testarmos juntos como anda o estado atual de sua bateria? Vem com a Lu que eu ensino você a descobrir isso.
Primeiro, com a bateria carregada ao máximo, ligue o notebook e deixo-o em repouso (sem executar nenhum programa) com a tela acesa e sem hibernar até a carga zerar, ou seja, o note desligar.
Agora, você marca no relógio quanto tempo e compara com o manual do fabricante (você guardou o manual, né?).
Se você for tão nerd quanto eu, pode também realizar testes parciais como, por exemplo, o tempo de autonomia gravando CDS e DVDs em diferentes épocas, através de uma planilha de acompanhamento.
Bom, se, ao realizar os testes, você notar que aconteceu uma queda acentuada na carga da bateria, ou seja, ela durou menos do que o indicado, fique atento aos seguintes fatores:
- A bateria pode estar velha: com o tempo, alguns dos componentes líquidos da bateria podem secar e colar uns nos outros, prejudicando o desempenho do dispositivo. É um tipo de problema que não deve acontecer antes de um ano e meio de vida da bateria. A solução nesse caso é trocá-la. Vale, contudo, checar com o fabricante se ainda estiver no prazo de garantia.
- O mecanismo de segurança pode não estar funcionando corretamente: para evitar explosões, as baterias possuem um recurso de segurança que não deixa que elas zerem totalmente sua carga e nem que alcancem seu carregamento total. O que acontece quando esse dispositivo não funciona corretamente? Simples: a bateria pode receber muito menos energia do que deveria ou então o notebook pode desligar apesar de ainda possuir carga considerável.
Como faz para resolver? Vem com a Lu, que eu explico! A cada 30 ciclos de uso, você realiza uma carga e descarga total da bateria em sequência. Isso fará com que a bateria "se lembre" da sua real capacidade, evitando que se vicie em certos níveis de carregamento. E se ainda assim a operação não funcionar, o melhor é trocar o dispositivo. O chip que faz esse tipo de controle custa quase que o preço total da bateria.
- O notebook pode estar consumindo energia em outros lugares. Isso pode? Pode! A causa para isso são curtos-circuitos de pequena intensidade no hardware que farão o consumo total de energia de seu notebook ser maior. Para solucionar esse problema, tanto o diagnóstico como reparo devem ser executados por uma assistência técnica especializada.
- O Notebook pode estar superaquecendo: com a saída de ar obstruída por uma almofada ou poeira, a máquina não se ventila e o cooler (pequeno ventilador posicionado na base do seu equipamento) não faz seu papel. Dê uma olhada no posicionamento, a superfície e a higienização do seu notebook.
Aff! Quanta dica! Leia e releia este artigo sempre que tiver dúvidas! E boa sorte!
Notebook
Vem ver qual tipo de configuração combina mais com o seu dia a dia!
Pecas para Computador e Notebook
Conheça as diversas marcas de notebooks
Notebook
Saiba um pouco sobre a história e evolução dos computadores portáteis