Veja pra que serve esse acessório e como escolher o ideal pro seu circuito
Pecas para Computador e Notebook
Atualizado em 4 Ago 20
2 min de leitura
Gente, a placa protoboard é o acessório ideal pra que você teste circuitos sem ter que soltar um sistema eletrônico, viu? Só que é importante saber qual é o tipo ideal pro seu projeto! Quer umas dicas de como aproveitar melhor essas placas? Vem comigo que eu te conto!
Aprenda a usar a placa protoboard
A maioria das placas é feita de plástico resistente por fora e contatos metálicos por dentro, sabe? Aí a parte plástica vem com vários furinhos pra espetar os componentes elétricos do sistema.
E um detalhe importante é que as maiores costumam vir com acessórios e pinos que as pequenas não tem!
Pequenos circuitos: pra checar o funcionamento de sistemas simples, como uma sequência de luzes de LED, dá pra escolher uma protoboard de 400 pinos. Aí é só espetar as lâmpadas, conectar a alimentação da energia nas trilhas laterais e verificar possíveis falhas nos dispositivos!
Essa placa de 400 furos é feita de plástico ABS resistente!
Circuitos médios e complexos: agora, se você tá planejando um mecanismo de automação ou robótica, com diversas peças e interligações, o ideal é testar o sistema numa protoboard a partir de 830 pontos, viu?
Além de mais espaço pra fixar dispositivos como chips, alguns modelos vêm com pinos de alimentação e botões de liga e desliga pra controlar a passagem da eletricidade! É bem seguro!
E o legal é que as placas maiores podem ter bases de apoio feitas de metal, parecidas com pranchas, pra facilitar o uso da protoboard pra quem tá em pé ou sentado no chão ao lado do equipamento!
Entenda como completar o circuito
Outro detalhe é que dá pra escolher pequenos extensores de 170 furos pra complementar o seu projeto, se faltar espaço na placa que você tiver usando, né?
Essas protoboards menores também são ótimas pra isolar componentes elétricos que tão falhando. Aí é mais fácil consertar, antes que aconteça um curto-circuito!
Essa placa de 170 pontos tem adesivos atrás pra colocar em equipamentos!
Ah, uma dica: dá pra encontrar kits bem em conta com protoboard, cabos jumpers, que são fios que fazem as conexões entre as peças, e componentes como transistores e capacitores!
Bom, agora que você já sabe onde usar a placa protoboard, é só conferir aqui no Magazine Luiza o melhor tipo pro seu projeto de eletrônica e informática!
Saiba mais:
Ah, quer aproveitar essa pesquisa sobre o seu projeto pra entender mais sobre robótica e como ela pode ser útil? Então dá uma olhadinha no aplicativo Realidade Aumentada Robótica ABB. Nele é possível visitar virtualmente um laboratório de verdade! E esse app tá disponível pra iOS e Android, viu?
Ah, e quer entender bem vários tipos de placa Protoboard? Então, clica aqui que eu te explico direitinho pra que cada um serve!