Descubra pra que serve cada um deles
Pecas para Computador e Notebook
Atualizado em 30 Jan 19
2 min de leitura
Tá precisando de uma ajudinha no dia a dia pra passar documentos impressos e fotos pro seu computador? Então, é legal ter um scanner por perto! Isso porque ele consegue fazer cópias digitais com muito mais qualidade do que se você fizesse uma foto do que precisa com um celular, por exemplo. Quer saber mais sobre como escolher scanners? Olha só alguns tipos deles!
Scanner de mesa
Olha, esse é o tipo mais comum de scanner, tá? Pra fazer a cópia digital do seu documento, tem que abrir uma tampa em cima dele e colocar a folha dentro. Lembra bastante aquelas máquinas de fotocópia, sabe?
Já o scanner de mesa é ótimo pra quem tem escritório em casa! Ele pode ficar conectado ao seu computador ou notebook e, se preferir, dá pra deixar ele guardado e colocar na mesa só quando precisar!
Scanner das impressoras multifuncionais
Outro detalhe, é que as impressoras multifuncionais são conhecidas por terem muitas funções num só equipamento, viu? E também funciona como scanner! O legal é que dá pra fazer cópias digitais de um documento com elas e depois imprimir novas versões, tudo de um jeito bem prático!
Uma dica: se você tá pensando em comprar um equipamento assim, precisa ficar de olho nos diferentes tipos de impressão, tá? Tem multifuncionais jato de tinta, laser e tanque de tinta.
Scanner de escritório
Por exemplo, o scanner de escritório, como o nome já diz, costuma ser muito usado no ambiente de trabalho. Ele também é chamado de sheet-feed ou scanner vertical, por causa da posição que ele fica.
Ah, esse scanner é muito rápido, viu? Mas a qualidade da cópia digital não fica boa quanto num scanner de mesa. Ou seja, é melhor pra quem precisa trabalhar com textos ou fotos sem grande resolução, tá?
Scanner portátil
Olha só, dependendo do modelo, o scanner portátil pode caber até numa mochila! Por isso, ele também é chamado de scanner de mão. É ideal pra quem viaja bastante ou trabalha prestando serviços, pois dá pra colocar ele dentro da mochila com o notebook e sair por aí! É muito bom pra digitalizar contratos e outros textos, viu?
Leitor de código de barras
Gente, esse é o menor tipo de scanner, tá? E o leitor de código de barras também é diferente dos outros tipos porque não faz cópias digitais. O objetivo dele é outro: ajudar a fazer pagamentos e identificar preços.
Por isso, ele é muito usado em mercados, tanto em caixas como nos corredores, pra quem quer consultar o valor de produtos. Também é uma ótima pedida pra lojas e empresas que trabalham com pagamentos de contas. Legal!
Daí, dá pra pagar uma quantidade maior de boletos usando esse leitor pra identificar os valores que tão no código de barras, por exemplo. E, se tiver algum erro de leitura, o scanner dá um sinal de luz ou sonoro.
Vai comprar um scanner? Então, dá uma lida nessa matéria aqui pra saber como cuidar direitinho dessa máquina quando ela chegar na sua casa!
Os melhores modelos de scanner tão aqui no Magazine Luiza, viu? Vem escolher o seu!