Eu te ajudo a turbinar os conhecimentos nessas áreas
Livros de Administração
Atualizado em 14 Jul 22
4 min de leitura
Gente, os livros de vendas e varejo são materiais incríveis tanto pra iniciantes como pra quem já trabalha na área, viu? Isso porque eles contam com explicações e ensinamentos bem legais que ajudam a aumentar os conhecimentos e arrasar nas negociações. Aí sim! Quer saber os detalhes e ver algumas indicações? Então, vem comigo!
Por que é essencial estudar sobre vendas e varejo?
Olha, sabia que dá pra aumentar o lucro da empresa e ainda melhorar a relação com os clientes e funcionários? Pois é! E você pode aprender dicas fáceis pra fazer isso rapidinho nas obras sobre vendas e varejo.
Tem publicações ótimas feitas por profissionais experientes que ajudam a entender o jeito certo de conversar com os consumidores, ensinam conceitos importantes pra administrar as finanças, dão aqueles toques essenciais pra crescer no mercado e mostram até estratégias pra alcançar várias pessoas, seja em lojas físicas ou na internet.
5 livros de vendas e varejo importantes pro seu sucesso
Ufa, já bateu a vontade de começar a aprender! O bom é que eu separei algumas indicações recheadas de informações, técnicas e ideias pra você aplicar na rotina da empresa e vender bastante.
Comunicação Organizacional: atualize os conhecimentos
Por exemplo, uma opção ótima é o livro Comunicação Organizacional, da Summus Editorial. Essa obra conta com textos inspirados na experiência de 17 especialistas e mostra como o mundo virtual já faz parte do comércio. Uau!
Além de conceitos e debates sobre marketing, publicidade e relações públicas, ela também fala de temas modernos como dados, métricas, gestão de crises e até das novidades em assuntos como audiências e influência do digital nos negócios.
Esse livro tem 240 páginas escritas por especialistas
Sucesso em Vendas com PNL: ajuste o comportamento
Já em Sucesso em Vendas com PNL, os autores Joseph O'connor e Robin Prior separaram conteúdos incríveis pra você aprender técnicas de programação neurolinguística, que são um jeito de estimular o comportamento dos consumidores usando as palavras certas durante a conversa.
Ele ajuda a entender a motivação das pessoas quando tão procurando um serviço, ensina como ajustar a postura, o tom de voz e as expressões na hora de vender e ainda mostra como as perguntas podem ser importantes no dia a dia da empresa. Amei!
Gerenciando Vendas: conheça os desafios
Mas se quiser ler uma obra bem famosa, aposte no título Gerenciando Vendas. A produção faz parte da coleção Dez Leituras Essenciais, lançada pela Harvard Business Review. Que chique!
Os textos vêm com dicas pra motivar a equipe no trabalho, integrar os setores da empresa, conhecer o perfil dos clientes e muito mais.
Sem falar que trazem vários casos reais da rotina dos profissionais de vendas, o que é ideal pra preparar quem tá começando pros desafios desse trabalho.
Marketing de Conteúdo: aprenda a ter mais clientes
Agora, quem precisa aprender a chamar a atenção das pessoas pra empresa pode dar uma olhadinha nas explicações de Rafael Rez em Marketing de Conteúdo, a Moeda do Século XXI.
O livro mostra o marketing de conteúdo em todas as suas formas e dá direcionamento pra dominar o planejamento das vendas, geração de consumidores, as ferramentas de tecnologia e os dados do negócio, por exemplo.
Gatilhos Mentais: aplique a psicologia nas vendas
Outra opção pra descobrir como despertar a curiosidade e ter vantagem nas negociações é o livro Gatilhos Mentais, de Gustavo Ferreira. Ele traz 144 páginas cheias de estratégias baseadas na psicologia!
O foco é estimular as emoções dos clientes por textos ou no meio das conversas pra convencer a investir no serviço. Costuma funcionar tanto pessoalmente como na internet, tá?
Esse livro traz 32 gatilhos mentais pra aplicar na rotina de vendas
Dicas pra melhorar o conhecimento em vendas e varejo
Quantos livros incríveis! Mas olha só, pra conseguir aplicar todos esses conhecimentos com sucesso, precisa prestar atenção nos detalhes do negócio que você tá cuidando e estudar do jeito certo, tá?
O básico também é importante
Uma ideia boa pra começar aprender é dar uma espiadinha nos materiais com explicações básicas sobre vendas e varejo. Vale conferir livros, vídeos ou cursos, por exemplo.
Essa estratégia ajuda a conhecer ou relembrar conceitos importantes da área e facilita o trabalho na hora de montar um passo a passo completinho pra empresa arrasar nos negócios. Legal, né?
Aprenda métodos diferentes
Outra dica é ver várias técnicas diferentes e anotar os pontos interessantes de cada uma. Aí você pode testar uma de cada vez, escolher a opção que mais gosta ou misturar todas elas pra criar um método especial. Adorei!
Anote os pontos importantes das leituras pra reler depois
Ajuste o conhecimento com a realidade
Falando nisso, é importante anotar as informações da empresa num arquivo seguro pra consultar no fim do mês. Assim dá pra comparar os lucros de cada semana, entender o perfil dos clientes, checar se os planos tão funcionando e ajustar os detalhes pra melhorar as vendas nos próximos dias.
Estude sempre
Ah, também é bom ficar de olho nas técnicas novas que o mercado cria, hein? Mesmo depois de dominar as dicas desses materiais, vale a pena continuar treinando, lendo sobre o assunto e atualizando os conhecimentos pra manter os métodos fresquinhos e a estratégia da empresa bem moderna, combinado?
Esses e outros livros de vendas e varejo tão te esperando aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!
Saiba mais
E se quiser ver mais dicas de leituras pra avançar na carreira, dá uma olhadinha na matéria Desenvolvimento profissional: livros que eu te mostro algumas opções.
Precisa de uma forcinha pra manter o foco na hora de estudar? Baixe o app Toggl Track no celular! Ele te mostra quanto você demora pra terminar cada tarefa e ajuda a render bastante nas atividades. Tem pra Android e iOS!
Vai montar um cantinho confortável pra ler essas obras? Conte com os nossos parceiros de serviços!