Eles ensinam como ter mais bem-estar nos ambientes
Arquitetura
Atualizado em 13 Jan 22
3 min de leitura
Gente, os livros de Ergonomia trazem teoria e prática pra melhorar a rotina das pessoas em casa ou no trabalho, sabia? Pois é! Eles ajudam arquitetos, designers de interiores e outros profissionais a montarem projetos de escritórios e instalarem móveis seguros pra diferentes pessoas. Vem comigo conhecer!
Pra entender melhor a teoria
Em Ergonomia, Trabalho Adequado e Eficiente, Francisco Soares Masculo mostra que os lugares devem ser adaptados aos trabalhadores e não o contrário, viu?
É que muitas vezes os profissionais passam mais tempo em salas ou fábricas que na própria casa. Então, os exemplos de Masculo falam sobre como ter saúde, eficiência, bem-estar e aumentar a produtividade num espaço agradável.
Na obra, o autor coloca a sustentabilidade sendo um dos pontos que os especialistas da área precisam levar em conta antes de fazer um projeto de engenharia, logística, planejamento e gestão do trabalho.
A Ergonomia também faz parte de outras ciências, como os engenheiros de produção, que podem se interessar pelo estudo e os jeitos de aplicar. Masculo é o organizador de um título que inclui várias referências de importantes autores.
O livro junta mais de 20 referências pra estudantes e profissionais consultarem
Pesquisas e estudos de caso
A obra Ergonomia, Projeto e Produção já tá na terceira edição e traz novidades, como as mudanças que os equipamentos eletrônicos criaram nos escritórios. A informática é um dos temas tratados por Lia Buarque e Itiro Lida, tá?
Além disso, a Ergonomia tá dentro de outro campo de estudo bem maior, a Macroergonomia. Nele, é indispensável enxergar acessibilidade pra profissionais que têm diferentes deficiências físicas, idosos, obesos e grávidas, por exemplo.
Lia e Itiro mostram alguns estudos de caso e pesquisas feitas no Brasil, que podem orientar quem vai criar um planejamento ergonômico em empresas e escolas, já pensando na realidade do país, viu?
Outro detalhe é que as referências do livro ajudam a diminuir erros na fase de planejamento e execução. Também conta como os resultados trazem muitos benefícios pra evitar doenças ocupacionais, lesões por esforço repetitivo, aumentar a produtividade e felicidade. Legal, né?
Vai planejar salas que fazem a conexão de pessoas e máquinas? Esse livro ajuda!
Como fazer ergonomia dentro das normas
Já em Manual de Ergonomia: Manual da Aplicação, de Jair Lot Vieira, é todinho sobre as regras que você deve seguir pra ter os projetos aprovados. Os capítulos são divididos em normas como a legislação NR 17, que regulamenta a área.
Um dos destaques é a explicação da nota técnica 060-2001, de indicação de postura a ser adotada na concepção de postos de trabalho.
Vieira faz comentários sobre os limites de cada norma, dá explicações da NR-17 e informações pra calcular a Equação de Niosh, ideal pra quem vai levantar cargas sem a ajuda de equipamentos. Gostei!
Esse é um livro ótimo pra projetos em indústrias, teleatendimento e logística
Encontre livros de Ergonomia que você procura aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Aproveita e dá uma olhadinha na matéria Tenha um escritório bem montado. Nela, eu separei dicas pra criar ambientes que os funcionários vão adorar.
Agora, quer checar como anda a Ergonomia aí na empresa que você trabalha? O app Checkpoints pra Android e iOS foi criado pela Organização Internacional do Trabalho, e dá aquela mãozinha.
E por falar nisso, se já escolheu os móveis novos e precisa de um profissional pra montar é só chamar os nossos parceiros!