Saiba como os livros podem ajudar na alimentação da criançada
Gastronomia
Atualizado em 21 Dez 21
3 min de leitura
Gente, os livros de culinária infantil são títulos bem legais porque eles conseguem ajudar a garotada na hora de se alimentar melhor, além de ensinar novos pratos. E ainda tem versões que incentivam a interação das crianças quando for preparar as refeições. Quer conhecer mais? Vem comigo!
Livros de culinária pra quem tem bebês
A alimentação do bebê é muito importante, viu? Por isso, colocar frutas e legumes é ótimo, já que aí vai se acostumando e aprendendo a gostar.
O livro Comida de Bebê, da Rita Lobo, tem um conteúdo que esclarece as dúvidas dos pais sobre como dar comida pros pequenos. Além disso, mostra dicas que deixam as refeições de todo mundo na casa mais saudáveis. Amei!
Depois dos 6 meses, os bebês começam a experimentar novos pratos, e as papinhas são muito legais, viu? Na obra Papinhas e Comidinhas para o Seu Bebê, da Anni Daulter, dá pra conhecer várias receitas nutritivas, saborosas e naturais.
Outra dica é apostar nas opções orgânicas no primeiro ano dos bebês. O livro Que Delicia de Papinha!, da editora Paulinas, vai te dar detalhes e como funciona o paladar nessa idade.
E se tiver alergia a algum tipo de alimento, em Introdução à Alimentação Complementar Para Crianças Alérgicas é mostrado o passo a passo desse processo e o que fazer. Adorei!
Além de receitas pro bebê, tem versões pra toda família!
Livros de culinária pras crianças
São muitas as opções de obras que ajudam a incentivar as crianças a se alimentarem. Se eles ainda não souberem ler, é bem legal os pais aproveitarem o momento pra contar essas histórias.
Em Salada de Fruta, da editora Carochinha, é feita uma relação entre números, frutas e forma geométrica. Os textos são curtinhos e recheados de cores, o que colabora na concentração e pra atrair pra leitura. Amei!
Já o livro A hora da Lili é indicado na fase de aprendizado. Ele é todo ilustrado e mostra as frutas e vegetais como alimentos bem legais e cheios de vida. Além disso, dá pra saber sobre a plantação e o crescimento deles na terra.
E pros pais que têm dificuldade em colocar pratos saudáveis na mesa, a obra da nutricionista Gabriela Kapin: Socorro! Meu Filho Come Mal, é inspirado num programa de televisão e conta a importância da família se reunir na mesa na hora da alimentação.
Livros de culinária infantil: mão na massa
Uma forma de aprendizado muito usada por educadores é a prática. Fazer com que as crianças coloquem as mãos nos alimentos e saibam como é esse preparo ajuda a conscientizar e ensinar.
O livro de culinária infantil Chef Mirim conta com 12 receitas doces e salgadas de 6 países diferentes. Além disso, vem também um kit com colher de pau, rolo de macarrão, fatiador de metal e 1 forma pra tortinha.
Já em Finger Food receitas para dividir com amigos tem o passo a passo de pratos como tortinhas, bolachas e até barrinha de cereal. Ele ainda conta com 2 cortadores, 1 colher de servir, 1 escova de silicone e 1 forma de torta.
Ah, é legal saber que os kits infantis são seguros, mas é importante o acompanhamento de um adulto na hora de fazer os pratos. Assim, dá pra esclarecer dúvidas e ajudar nas dificuldades.
Os itens são de plástico e metal e bem resistentes!
Gostou? Aqui no Magazine Luiza você encontra os livros de culinária infantil ideais.
Saiba mais:
Outra atividade que pode incentivar as crianças a aprender é a brincadeira, viu? Na matéria Saiba o que ter numa cozinha infantil eu mostro itens divertidos pra quando forem fazer de conta que tão criando receitas.
E pra conhecer mais pratos deliciosos, o app Toca Kitchen 2 tem várias opções pra criançada preparar. O aplicativo tá disponível pra Android e iOS.
Ah, e se precisar de ajuda na hora de montar a cozinha, nossos parceiros podem te ajudar.