Como medir o colar?

Como medir o colar?

Saiba o jeito ideal de calcular com ou sem ele em mãos!

Bolsas e Acessórios

Atualizado em 21 Dez 20

3 min de leitura

Gente, o colar é uma joia ou bijuteria que valoriza muito o visual, né? Mas só fica incrível se a medida tiver certinha, principalmente quando você quiser usar dois ou mais cordões, viu? Então vem comigo que eu separei dicas pra te ajudar a achar o comprimento e altura ideais!


Medindo colar com fita métrica ou régua


Olha, as joias ou bijuterias que já tem em casa são ótimos modelos pra acertar em cheio no colar novo, sabia? Um jeito fácil de encontrar a medida é abrindo o fecho e esticando a peça em cima de uma régua escolar.


Também dá pra conseguir isso com a fita métrica, dessas de costura, sabe? Coloque em volta do pescoço sem apertar. E inclua alguns centímetros pra evitar que o novo acessório aperte depois. O recomendado é 2 cm, ou centímetros, a mais na choker; 5cm em gargantilhas curtas e 10 cm de folga nas correntes médias ou longas.


Nem sempre o número vai bater com o padrão


Pode ser que o colar do fabricante seja num tamanho diferente do que o calculado na fita métrica, viu? Então, escolha sempre um tipo um pouco maior.


Uma dica é dar preferência aos que vêm com ganchinhos extras no fecho. É muito simples de regular. Principalmente a coleirinha, que precisa ser justa sem apertar.


Barbante ajuda nas diferentes alturas


Agora, o mix de colares faz sucesso! E criar essa sobreposição com duas ou mais alturas é melhor quando você mede as correntes individualmente com barbante.


Funciona assim: corte tiras do jeito como quer que os acessórios fiquem e enrole em volta do pescoço. Os compridos também, até a altura do busto e barriga, tá? Pode ajustar encurtando ou aumentando o espaço entre eles.


Nos decotes em V, U ou coração, o barbante deve ter o mesmo desenho e comprimento do decote, terminando na linha do seio. Esse teste evita cordões desproporcionais ou que acabam indo parar dentro da roupa depois.

 

O colar deve seguir o formato do decote e parar onde ele termina, sem entrar na roupa


Depois é só esticar o barbante em cima da régua! A média de cada modelo é mais ou menos essas:


Gargantilhas ou chokers: rente ao pescoço, tem entre 35cm a 40cm. Quando vêm com pingentes, pra não raspar na pele, é só pôr 2cm extras.


Gargantilha curta ou média: a curta deve se alinhar ao osso da clavícula, tá? Por isso a medida fica entre 45cm e 50cm. Quando quiser seguir o decote em coração, U ou V, vale a pena investir nas médias, de 55cm a 60 cm.


Colares grandes: se quiser eles na altura do busto, o ideal é 65cm. Os que descem até a barriga devem ter pelo menos 75cm. Agora, pra dar duas voltas nele leve as correntes com mais de 80cm.
 

Mix de colares: meça com barbante e compare a medida com o tamanho padrão


O colar que você quer tá aqui no Magazine Luiza. Aproveita!!


Saiba mais:


Deu curiosidade sobre o mix de colares? Clica aqui que eu te ajudo a montar!


Procurando outras inspirações com choker e gargantilhas? Baixe o Pinterest pra iOS ou Android e tenha centenas de inspirações na tela do smartphone.


E se precisar de um montador pro armário de joias, guarda-roupa ou closet é só contratar os nossos parceiros aqui.