Saiba como combinar esses ingredientes nas receitas
Bebidas
Atualizado em 13 Jan 22
4 min de leitura
As especiarias pra gin são itens indispensáveis na criação do gin tônica, um drink que tá em alta no momento! E olha, essa bebida alcoólica pode ser servida com diferentes ingredientes, como ervas, frutas e até flores. Vem comigo que eu te mostro!
A importância das pimentas
A pimenta rosa e pimenta da jamaica são dois exemplos que aquecem o drink e fazem ele arder na medida certa. A pimenta rosa dá um aroma delicioso e traz visual avermelhado bem bonito pra você impressionar as visitas, viu? E ainda é meio adocicada e se prolonga na boca algum tempo depois de beber.
A pimenta rosa tem uma leve picância e traz a cor avermelhada poro gin
Já o sabor de fundo na pimenta da Jamaica parece canela, cravo e anis. É como se juntasse os três num único ingrediente, sabe? Se você é fã de quentão vai amar esse ingrediente no gin. É ideal pra dar um toque apimentado e adocicado em taças com lascas de frutas tropicais, como abacaxi.
Cravo, anis, cardamomo, noz moscada
Esse é o quarteto que se mistura bem com muitas combinações de ervas e pimentas! E o que faz eles tão especiais é o poder de perfumar a bebida, tá?
O cravo da índia é um dos mais usados porque se destaca. Mas olha, a dica é pôr só um ou dois cravinhos. Como ele tem sabor forte, assim a especiaria não rouba o sabor de outros itens.
Um jeito de harmonizar é colocar a estrela de anis. Além de ficar linda no fundo do copo, o docinho quebra o ardor do cravo, principalmente se decidir misturar com pimentas como a calabresa.
Essa dica serve ainda pra noz moscada. É outro realçador do álcool e da tônica, mas precisa entrar em pequenas doses. A lasquinha ou raspa já é suficiente pra dar o ardidinho, perfumar e deixar o gosto na boca, principalmente quando escolher ingredientes delicados como pimenta rosa e anis.
E as sementes de cardamomo então? Essa semente une o doce e o ardido, com um paladar exótico do Oriente. O fundo lembra o gengibre e faz a lasca de frutas como limão tahiti ou siciliano sobressair bastante. A raspa de noz moscada completa ele muito bem, viu?
Receita básica do gin
A partir da receitinha base, você cria muitas variações, tá? O drink leva os seguintes ingredientes:
- Uma dose de 50ml, ou mililitro, da bebida
- Duas doses de água tônica
- Gelo
É só colocar o gelo no fundo de uma taça com boca larga, despejar o gin e depois a água tônica, misturando com os demais itens que quiser. Se preferir, dá pra fazer batido na coqueteleira e jogar na taça já com gelo, misturando a tônica por cima com a colher bailarina.
Como incluir ervas, frutas, flores e especiarias
Agora que você já sabe os principais ingredientes, é só harmonizar eles com ervas, lascas de frutas cítricas ou tropicais, pra tônica parecer ardidinha ou refrescante ao paladar. Olha, um toque muito elegante é incluir flores!
Por exemplo, quer o tipo que impressiona com a cor rosada e sabor delicado? Então faça o gin como de costume e experimente pôr na coqueteleira duas ou três pétalas de rosa branca pra perfumar, 4 sementes de pimenta rosa, 3 flores de hibisco e depois decorar com lasca de limão siciliano, criando um fundo cítrico.
O líquido deve ficar em infusão por um minuto pro hibisco soltar a coloração vibrante. No lugar das 4 sementes de pimenta rosa, você pode tentar a versão com 3 sementes de zimbro, também conhecido como junípero. Bata a infusão com as sementes e jogue na taça com gelo. Por último despeje a água tônica.
O zimbro vem de uma planta cheirosa como o capim limão, que potencializa a bebida. Quer deixar ainda mais ardidinho e aromático? Então experimenta pôr duas lasquinhas de pimenta calabresa e decore com uma folha de hortelã na borda da taça.
O zimbro é uma das principais especiarias do gin
Variações que também dão certo
Gosta mais dele misturado e mexido, mas não batido? Essa receita, bem picante e pra quem curte um paladar forte, leva 4 sementes de coentro, 1 estrela de anis, 1 pau de canela, 4 sementes de coentro e uma lasca de limão tahiti desidratado por cima do gin, sem a parte branca pra não amargar, tá? Misture delicadamente com a colher bailarina e cubra com água tônica.
Agora, quer mais leve e refrescante pros dias quentes? A mistura de 3 sementes de zimbro, 3 de cardamomo, uma lasca de laranja e uma de limão siciliano fica incrível. Mexa tudo e capriche no gelo, hein!
Esse clima de verão também entra na receita de gin e tônica com 3 grãos de café, um cravo e duas lascas de côco queimado. Na praia ou na piscina é ideal.
O kit de gin, água tônica, canela, zimbro e pimenta jamaica é prático
Como escolher o kit pra casa ou presente
Você encontra kits incríveis com 6, 8 ou 10 especiarias em caixas lindas acartonadas, em MDF com acabamento aveludado ou em acrílico transparente pra presentar amigos. Algumas já contam com receitas, taça dosadora, canudo de inox e colher bailarina.
Pra quem é iniciante em mixologia e tá aprendendo agora a montar o próprio gin, o básico dele deve ter pelo menos canela, anis estrelado, zimbro e um tipo de pimenta entre rosa, da jamaica ou calabresa.
Já os mais completos vêm ainda com frutas desidratadas e ervas pra receitas com infusões, coqueteleira e uma dupla de taças pra servir.
Kit completo com duas taças, canudos, balde e 8 especiarias
Tem também os específicos, só com as especiarias em potinhos, tubos de ensaio e saquinhos de refil. Ou o kit de xaropes realçadores de sabor e cor, pra bebida ficar mais colorida, adocicada e picante.
Pra deixar em casa, no bar e frigobar, vale a pena o kit com gin e um conjunto de 10 a 12 águas tônicas.
Ah, acima de tudo, beba com moderação e se for dirigir, não beba, combinado?
Encontre especiarias pra gin aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Com o app Drinks e Coquetéis, pra Android, você aprende a fazer gin e tônica, negroni, dry martini e muitos outros!
Por falar nisso, sonha em ter adega ou frigobar em casa? Na matéria Diferenças entre adega e frigobar, eu te mostro as vantagens de cada um.
Deu vontade de montar um bar aí na sala? Então chama os nossos parceiros que eles instalam móveis e eletrodomésticos pra você!