Benefícios do balcão de cozinha

Benefícios do balcão de cozinha

Eu te conto todas as vantagens dele

Móveis de Cozinha

Atualizado em 26 Dez 23

4 min de leitura

O balcão de cozinha é um móvel indispensável pra ter um ambiente bonito e funcional, sabia? Pois é! É possível encontrar em diferentes tamanhos, materiais e versões, pra encaixar a pia, cooktop ou separar ambientes. Fica comigo que eu tiro as suas dúvidas!

 

Formatos, funcionalidades e estilos

Olha, a variedade de balcões é grande! Por exemplo, o gabinete que é próprio pra pia, com gavetas e uma área legal de panelas e materiais de limpeza. Esse vem sem o tampo em diferentes medidas, pra pias de 1 m, ou metro, 1,20m, 1,50, 1,80 ou 2m.

 

Pode precisar também daquele que serve tanto como gabinete como aparador. Inclusive, decidir se leva com ou sem tampo, caso queira instalar uma pedra por cima, viu? São versáteis, com paneleiro, nichos e gaveteiro. Uma dica é combinar o gabinete e montar a cozinha modulada com os dois. Gostei, viu?

 

Agora, trocou o fogão pelo cooktop? Vale a pena pensar num balcão próprio e conectar a outros móveis. Além disso, esse módulo com paneleiros, nicho pra forno de bancada ou microondas é o coringa que faltava em casas pequenas, hein!

 

O estilo, qual vai ser? Uma cozinha minimalista ou curte armários com detalhes? Ela é clássica, retrô ou é bem moderna? Com certeza, tem balcões pra todos os gostos, em cores neutras como branco, preto, cinza. E em acabamentos coloridos, com puxadores metalizados. Demais, né?

 

Os balcões de cozinha neutros e com armários aéreos em outro tom dão muita personalidade pra decoração. A vantagem de montar sem tampo é escolher uma infinidade de pedras e conseguir um resultado sofisticado e mais resistente a líquidos no acabamento.

 

E na micro cozinha, como faz? O balcão de cooktop, forno e paneleiro é ideal!

 

A posição dos balcões faz a diferença

Quando esses móveis são estratégicos pra separar a cozinha americana integrada na sala, instalar pendentes acima deles torna o ambiente aconchegante e chique! São diversos tipos de luminárias, do clássico ao industrial, que combinam direitinho com a mobília aí de casa, viu?

 

Dependendo do tamanho dos gabinetes da pia, cabe escorredor e forninho portátil, ou eletroportáteis como fritadeiras elétricas em cima. Mas se o balcão foi colocado pra servir como divisória e a entrada é pela cozinha, invista em nichos laterais pra guardar livros de receita, deixar as chaves e objetos do dia a dia sempre à mão! 

 

Prefere camuflar a cozinha e otimizar o espaço? As prateleiras encaixadas no teto trabalham pra duas funções, exibem as louças favoritas ou viram uma mini horta com plantinhas. Aposte ainda em paisagismo com folhagens cheias como samambaias, jiboia e outras espécies parecidas. Lindo, né?

 

Quando o balcão é instalado num corredor que junta copa e cozinha, cozinha e sala de jantar ou no caminho pra área de estar, se torna fácil o cantinho do café. E se vier com nichos pra vinhos, se transforma em bar, com garrafas bonitas de destilados em cima de uma bandeja decorativa caprichada e espelho na parede. Que luxo!

 

Esse modelo funciona bem pra separar ambientes e ainda serve como ilha

 

Como planejar a altura e o espaço?

Antes de escolher um balcão, não esquece de calcular o tamanho do espaço pra pôr ele, hein! Uma dica é checar as especificações do fabricante com altura, largura e profundidade. 

 

Considere também a sobra pra abertura de portas e gavetas. Num corredor ou vão livre de canto, tem que ter um mínimo de 1m, pra não passar aperto, combinado?

 

Já a altura padrão varia entre 86 cm a 93 cm, ou centímetros, a partir do chão. É uma medida que nem precisa se preocupar se for manter ele com pezinhos no chão!

 

Na hora de fixar os móveis na parede, aí tem que ficar de olho pra não acabar colocando muito alto e nem tão baixo. Conforto é essencial, né?

 

Por exemplo, em casa de família com gente grandona, com mais de 1,75m, a indicação é que ele teja parafusado a pelo menos 95 cm. E pode chegar a 1m se o morador passar de 1,90m. Pra não errar, faça testes antes da furação e veja se fica bom de trabalhar sem se curvar.

 

Sobrou aquele cantinho? Ganhe mais armazenamento com o balcão de canto

 

O passo a passo da instalação 

Depois de todos esses cuidados, é hora das marcações. Numa cozinha com bancadas do tipo ilha no meio, ou que outros móveis formam um corredor, a orientação é montar antes com os compartimentos abertos. Aí dá pra checar se o balcão não encosta também nos eletrodomésticos, se as portas e gavetas abrem totalmente.

 

Aí entra em ação uma trena e um prumo pra garantir que nenhum módulo vai ficar torto. Principalmente, no chão com pés ajustáveis de cooktop e pia pra evitar acidentes no futuro, hein! 

 

Ah, não conseguiu chegar na nivelação? A alternativa é pôr na parede. Pra essa opção, use o nível e marque os lugares exatos de furação com canetinha. Separe chave de fenda, martelo e furadeira

 

Depois do encaixe das ferragens indicadas no manual do fabricante mexa bastante e chacoalhe. O móvel não pode ficar bamba ou sair do local. Quando não sentir firmeza, procure ferragens adicionais que reforçam até ter certeza que o móvel suporta o peso de tudo que for colocar dentro dele.

 

Escolha o balcão da cozinha ideal aqui no Magazine Luiza!



Saiba Mais:

Ei, que tal um cafezinho? Na matéria Cantinho do café: saiba como montar eu te ajudo a pensar e decorar o móvel.

 

Ainda não tem ideia de qual cor combina com o ambiente? O app Coral Visualizer pra Android ou iOS simula diferentes cores, é só usar uma foto do local.


E a montagem do balcão, tá difícil? Relaxa, e chama os nossos parceiros, que eles deixam tudo pronto rapidinho!