Axé antigo e atual: as diferenças

Axé antigo e atual: as diferenças

Conheça a história desse ritmo e as canções que fazem sucesso até hoje!

Axé

Atualizado em 5 Mar 20

2 min de leitura

Gente, o ritmo musical axé é símbolo do carnaval de Salvador e tem canções marcantes desde que surgiu na década de 1980! Só que a cada ano, ele domina as folias com novas músicas, além dos artistas que relembram o passado, né? Vem comigo saber o que mudou nesse gênero musical e os sucessos de hoje!


A primeira ninguém esquece

Só que foi o cantor Luiz Caldas que criou, em 1985, a música que é considerada a primeira do axé, viu? Ela se chamava Fricote e fez com que o ritmo fosse dos trios elétricos baianos pra todo o Brasil! Aí, além dele, A Roda, da cantora Sarajane, também ajudou a popularizar o ritmo. Legal, né?


Daí depois, em 1992, a cantora Daniela Mercury lançou O Canto da Cidade, com uma mistura de batidas de pop, samba-reggae e danças afro, que se espalhou pelo país e até hoje é tocada nas rádios e em festas durante todo o ano!


Um dos principais compositores

Agora, sabia que Carlinhos Brown é um dos principais compositores de axé? Ele tocou na banda de Luiz Caldas e criou a Timbalada, uma banda muito famosa durante os anos 1990 e que também tinha os cantores Xexéu, Ninha e Patrícia. Muito bom!


Ivete Sangalo, Saulo Fernandes e Claudia Leitte são da geração mais recente, mas que mantém o ritmo com toques de pop e letras bem marcantes. Além disso, as danças são bastante conhecidas e reproduzidas nas folias e baladas, né?


Axé de ontem e de hoje

Olha, o axé começou a ficar popular em cima dos trios elétricos! Esse conceito de palco sob rodas surgiu nos anos 1950, com os cantores Dodô e Osmar, que tocavam guitarra elétrica em cima de um carro velho. Toda vez que eles faziam isso, um grupo de pessoas começava a seguir o carro, e foi a partir daí que surgiu o trio elétrico e o abadá, que é aquela camiseta temática que os foliões usam pra não se perder!


Aí, nos anos 1980, a prática ficou mais popular com o axé, com 10 a 15 trios que andavam nas ruas de Salvador. Já em 1990, a quantidade ultrapassava 100. Uau! Foi assim que o axé saiu da Bahia e passou a fazer parte do Carnaval e da folia de outros estados, sabe? Demais!


E que tal ouvir esse e outros ritmos na sua caixa de som com Bluetooth? Clica aqui pra conhecer os tipos!


Tá precisando descartar aparelhos de rádio, TV, computador e outros que não funcionam mais? Os parceiros do Magazine Luiza fazem a coleta e o descarte ecológico deles. Clica aqui pra conhecer e contratar!


Encontre os melhores CDs e DVDs de axé aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!