Música no dia a dia é indispensável

Música no dia a dia é indispensável

Saiba mais sobre a importância da música pro seu bem-estar

Musica e Shows de Chorinho

Atualizado em 26 Mar 20

3 min de leitura

Gente, ouvir música é muito bom pra divertir, acalmar e pode até melhorar sua saúde, viu? E olha, os pesquisadores apontam que ela nasceu na pré-história! Quer saber mais a história da música? Vem comigo que eu te conto!


Entendendo de onde vem a música

Olha, a música é considerada uma linguagem universal porque pode emocionar e alegrar mesmo quando é cantada em outras línguas ou é apenas instrumental, sabe?


Como eu falei, a música vem da era pré-histórica, quando as pessoas começaram a se organizar em grupos e tribos. Pra você ter uma ideia, ela nasceu faz pelo menos 50 mil anos!


Ninguém sabe direitinho quais instrumentos eram usados pelos homens das cavernas. Agora, tem muitos registros de instrumentos musicais que vieram dos sumérios, do antigo Egito, China e Índia e até na extinta Babilônia. Incrível, né?


No antigo Egito, por exemplo, a música era usada em cerimônias religiosas e, naquela época, já dava pra encontrar harpas, flautas e alguns tipos de percussão. Pros chineses, a música funcionava como um elemento mágico!


Música atual: agora, a história da música mais parecida como é conhecida hoje começou na Grécia faz pouco mais de dois mil anos. Ela foi feita por filósofos, entre eles Pitágoras, que acreditavam que a música e a matemática podiam explicar pro homem o universo!


Entre os anos 400 e 1400, as igrejas na Europa apresentaram os primeiros cantos gregorianos, que passaram a ser bastante ouvidos na época.


Daí muito tempo depois, ainda lá na Europa, apareceram outros estilos musicais e surgiram a ópera e a música clássica! Legal!


Tipos de música mais modernos
 
Hoje em dia a música clássica é um gênero musical que pode ser ouvido por todo mundo, né? Agora, quando ela nasceu, era uma exclusividade pras pessoas mais ricas. Os primeiros e mais famosos músicos clássicos são Mozart, Beethoven, Bach, Wagner e Tchaikovsky. Vale a pena ouvir, viu?

Esse CD traz interpretações de músicos brasileiros pras canções de Bach


E o legal é que muitos especialistas acreditam que a música clássica pode ajudar na saúde, ou seja, ajudando a combater dores, abaixando a pressão e até mesmo no sono. Demais, né?


Por volta de 1900, outros gêneros nasceram no Brasil e no mundo, como chorinho, samba, blues, jazz, bossa nova, rock, pop, dance, MPB, country e até a música eletrônica! E eles podem fazer parte do seu dia de vários jeitos.


Enquanto o blues é um estilo melódico, muito bom pra ouvir com amigos em pequenos grupos ou em barzinhos, o samba é um ritmo divertido e leve, ótimo pra ser escutado em grandes grupos, festas e churrascos pra levantar o astral. Adoro!


Já pra quem prefere outros estilos musicais pra ouvir com amigos num bate-papo mais tranquilo, a bossa nova, o chorinho e o jazz são as dicas!

Tom Jobim é considerado um dos criadores da bossa nova


Ah, o dance, pop, rock e a música eletrônica já costumam ser curtidos por quem gosta de ir pra casas noturnas e frequentam pistas de dança ou shows. São estilos mais dançantes, muito legais pra grandes grupos, pra quem quer se exercitar ou simplesmente festejar aniversários e casamentos!
 

Quer saber mais sobre música clássica? Clica aqui!


Gostou de saber como surgiu a música e os diferentes estilos dela? Aqui no Magazine Luiza tem vários DVDs e CDs de diferentes gêneros! Vem escolher o seu!