Rap e hip hop: de onde vem?

Rap e hip hop: de onde vem?

Conheça esses gêneros que revolucionaram a música e a arte

Rap e Hip Hop

Atualizado em 29 Mar 22

3 min de leitura

Rap e hip hop

Gente, o rap e o hip hop são gêneros musicais que tão bem relacionados com questões sociais, sabia? Foi na Jamaica, lá pra década de 60 que os estilos ganharam força nos guetos do país. Já nos anos 70 vários jovens jamaicanos foram rumo aos Estados Unidos, levando a canção que logo contagiou também os subúrbios norte-americanos. Quer saber mais sobre o rap e o hip hop? Vem comigo!


 
A origem do rap e do hip hop


Olha, rap significa ritmo e poesia e é chamado assim porque mistura uma batida intensa com várias rimas poéticas. Esse estilo faz parte do cenário cultural chamado hip hop, que envolve música, mas também a dança, como o breakdance, popping e locking, e até a pintura por meio do grafite. Amei!


Lá no surgimento, na década de 60 na Jamaica, os músicos se reuniam em bailes de rua nos bairros mais pobres. Essas reuniões fizeram surgir equipamentos sonoros pra espalhar o som e assim mais pessoas começaram a participar. Um detalhe legal é que a democracia já era importante nesse gênero, viu?


Agora, quem levou esse estilo pros guetos de Nova York foi o DJ Kool Herc e aí bem rápido o ritmo jamaicano teve releituras. Por lá foram usadas gírias do gueto local, além do hip hop receber coreografias características de lá.


Mas o rap não ficou só nos subúrbios não. Através da música Rapper?s Delight, da banda The Sugarhill, o que era apenas um som que representava as minorias em questões sociais, se tornou hit em todo o país e classes sociais. Uau!


E desde então, vários artistas ganharam destaque nesse gênero, como Snoop Dogg, Tupac, NWA e outros.

 

A origem do estilo musical no Brasil


E foi no final dos anos 80 que o rap chegou no Brasil, com a música Kátia Flávia, de Fausto Fawcett e Laufer. Mas foi com os Racionais MC's que o estilo ficou popular por aqui, tá?


E como praticamente todos os ritmos que pisam em solo brasileiro, o som se misturou com outros, como o rock, o funk e o maracatu. Um mix de estilos muito animado!


Por aqui o rap também tem importância social, com letras que cantam a realidade das favelas e incentivam os jovens a se afastar do mundo do crime, com mensagens bem marcantes.

 

Principais influenciadores do rap e hip hop


E se você quer escutar um som mais atual, vários músicos vêm se destacando no rap. Dentre os brasileiros, artistas como Criolo, Projota, Emicida, Cynthia Luz e Tássia Reis são alguns exemplos incríveis. Vale a pena escutar!

 

CD Criolo
Esse vini do Criolo é o álbum de estreia do rapper brasileiro


Na cena do rap internacional atual, é interessante ouvir cantores como Post Malone e Drake. Além da Cardi B que teve indicações do Grammy Award de 2019 pro melhor álbum de rap com o seu disco de estreia chamado Invasion of Privacy. Aí sim!

 


Álbum com mistura de rap, música latina, trap e R & B. Ótimo!

 

Instrumentos musicais pro rap


A principal característica desse estilo musical é a batida, tá? Por isso os comandantes de eventos que tocavam esse tipo de música quando ela surgiu eram como DJ?s, mais conhecidos como toasters.


As festas eram animadas a partir de rimas com ritmos bem fortes, na maioria das vezes cantadas à capela e outras acompanhadas do beatbox, que são aqueles efeitos produzidos com a boca, sabe?


Já hoje em dia, muitos artistas usam baterias eletrônicas e samplers, que dá pra fazer o controle total do áudio.

 

Sampler

Esse sampler inclui um incrível conjunto de efeitos de áudio. Arrasou!


 
Acessórios da moda pro Hip Hop


Agora, a cultura hip hop influencia ainda as tendências da moda de rua, mais conhecida como street style.


Uma das principais características é a silhueta das roupas, que costuma ser maior e mais despojada do que as tradicionais, sabe?


O exagero também é uma marca registrada. Por isso que quem é fã desse estilo, ama apostar em grandes colares, brincos e até relógios cravejados. Isso representa que, apesar de ter surgido nas ruas, o rap e o hip hop ganharam muita importância e sucesso.

 

Rélógio cravejado
Relógio cravejado unissex Rose Hip Hop Genebra


Gostou? Aqui no Magazine Luiza você acha CDs e DVDs incríveis de rap e hip hop. Vem ver!

 

Saiba Mais:


Se você curte ouvir uma boa música, na matéria Conheça os fones Bluetooth eu te mostro alguns desses aparelhos de áudio que vão te ajudar a escutar vários hits pelo seu computador, Tablet ou celular de um jeito prático.


E pra não parar de descobrir sons, é só baixar o app Shazam, disponível pra Android e iOS. Ele identifica qualquer música em segundos.


Que tal melhorar a qualidade do áudio com um home theater? Se precisar de uma ajuda pra instalar, pode contar com os nossos parceiros.