Tipos de lápis

Tipos de lápis

Saiba como escolher o ideal pra você

Desenho

Atualizado em 18 Jun 18

3 min de leitura

Gente, ter um lápis à mão é sempre muito útil, né? Afinal, seja em casa, no trabalho ou na escola, vira e mexe você precisa fazer rascunhos ou escrever alguma coisinha que pode ser apagada depois. Mas sabia que tem diferentes tipos de lápis e cada um deles serve pra uma situação? Pois é! E olha, nem precisa se preocupar, viu? Vem comigo que eu te explico direitinho como escolher o ideal!


Lápis pra escrever

O lápis nº2 é o mais comum. Ele tem uma tirinha de grafite na parte de dentro que não é nem muito dura e nem muito mole, o que faz com que ele seja bem confortável pra escrever.


Com o lápis nº2 você pode fazer contas de matemática ou rascunhar algum texto sem que a sua mão fique cansada. E o bom é que, como ele tem um traço mais fininho, é bem mais fácil de apagar ele do papel sem deixar aquelas manchas feias, sabe?


Lápis pra desenhar

A diferença entre os lápis é muito importante pra quem gosta de desenhar, viu? Afinal, tem vários modelos específicos pra fazer técnicas diferentes!


Por exemplo, o lápis H é o mais duro e tem o traço mais fraquinho. Ele é ideal pra fazer esboços bem de leve, o que é ótimo se você precisa apagar depois, já que ele não deixa nenhum tipo de mancha ou marca na folha. Também é ideal pra quem tá começando a desenhar e precisa retocar os trabalhos várias vezes.


Já os lápis HB tem um traço médio. Então, são indicados pra quem já tem um pouco mais de certeza do que quer desenhar. Ou então, pra passar por cima do esboço que você já fez com o lápis H.


E tem os lápis B, que são mais macios e tem um traço bem forte! Eles são incríveis pra fazer o acabamento dos desenhos com sombreados e outras técnicas que usam vários tons de cinza ou de intensidade de traço.


Além deles, tem os lápis F, que vêm com uma ponta bem fininha e são ótimos pra desenhar detalhes ou formas geométricas por serem bem precisos!


O legal é que cada um desses tipos de lápis que são classificados por letras, também tem variações que são indicadas por números, tá? Mas, calma que eu explico! É que, quanto maior for o número, mais intensa é a principal característica daquele tipo de lápis. Por exemplo, o lápis 9H é o mais duro, e consequentemente, o que tem o traço mais fraco. Já o lápis 9B é o mais macio e tem o traçado mais forte. Demais, né? Assim, dá pra brincar bastante e fazer várias técnicas incríveis!


Lápis de cor

Olha, os lápis de cor não são iguais aos cinzas, tá? É que, como a maioria é feita de giz de cera, você não encontra tantas variedades de pontas. Por isso, escolher entre modelos mais duros ou macios é uma questão de achar a melhor marca pra você.


Em compensação, tem muitas cores lindas pra se divertir! Dá pra encontrar estojos com até 128 cores, viu?


Lápis jumbo

Outro tipo incrível é o lápis jumbo, já ouviu falar? Ele é muito usado pelas crianças quando tão começando a aprender a desenhar, já que ele é bem mais fácil pra segurar, porque não é tão fininho como o tipo convencional.


Ah, e quem gosta de fazer desenhos grandes pode apostar nos lápis jumbo pra não precisar ficar comprando novos lápis o tempo todo. Assim, dá pra fazer desenhos enormes sem se preocupar com a falta de material! Aí sim, hein!


Viu só como tem diferentes tipos de lápis pra todas as situações? E os melhores modelos você encontra aqui no Magazine Luiza! É só escolher os seus preferidos e arrasar!