Saiba qual o melhor modelo pra cada uso
Escolar / Universitário
Atualizado em 6 Out 20
5 min de leitura
Gente, as pastas ajudam a deixar os documentos, contas e trabalhos separados e guardados de forma muito organizada. Com elas dá pra dividir esses itens por tipo, o que facilita muito na hora de encontrar papéis importantes. E olha, elas ainda funcionam como um objeto decorativo na estante ou no escritório. Quer ver? Vem comigo!
Use pasta em casa, escola ou escritório
Olha, a pasta em L é o jeito mais fácil de fazer a organização da papelaria. Ela é bem fininha e vem em embalagens econômicas, com 5 ou mais unidades.
Ela é indicada pra guardar documentos individuais com até 10 folhas, trabalhos de escola ou mesmo contratos que você precisa entregar pra outras pessoas ou que vão ser empilhados numa gaveta.
Aliás, pra eles tem a versão pasta contrato, em papel ainda mais prática! As maiores vantagens são o custo-benefício muito bom, não fazer volume e, por ser plástica, proteger papéis de umidade e poeira, tá?
Já se quiser melhorar a apresentação no trabalho, a pasta com aba de couro é muito chique. Além de espaço pra guardar blocos e documentos, ela pode vir com divisórias pra por cartões, canetas, calculadora e um zíper pra fechar.
A pasta em couro guarda documentos e acessórios com elegância
Pasta com elástico: pra mais volume
Agora, se você quer guardar mais de 15 páginas ou vários papéis num só lugar, a dica é levar a pasta com aba, aquela com elástico pra fechar. Essa vem em diferentes grossuras e tamanhos. Tem desde a A5, ideal pra cartões ou boletos, até a ofício, onde cabem documentos maiores que uma folha A4 convencional.
E quer saber? Dá pra escolher ela num plástico mais molinho ou mais rígido. O primeiro é ótimo pra guardar trabalhos escolares e tem opções de estampas muito lindas. Já o segundo é excelente pra pôr em estantes ou prateleiras sem tombar e vem em diferentes cores.
Assim facilita a organização por setores, além de ficar muito charmoso na decoração, viu?
Pasta sanfonada: guarda todas as contas
Se as contas tão espalhadas pela casa ou escritório e você já não sabe o que foi pago e o que tá pendente, a solução é uma pasta sanfonada!
Ela conta com várias divisórias e espaço pra etiquetas onde dá pra escrever o que é conta de água, luz, telefone, internet e ir separando. Também é legal deixar algumas abas livres pros boletos que ainda vão vencer, tá?
Você encontra ela nos formatos A4 e opções menores. Os tipos plásticos e grandes são os melhores pra deixar na estante. Mas se preferir os documentos sempre à mão, também tem os tipos de mesa, mais rígidos.
A pasta sanfonada tem versões porta-cheque e porta-duplicata
Pasta arquivo: vale por um armário!
Se os documentos são importantes e precisam ser conservados por muito tempo, como contratos de aluguel, contabilidade da firma ou mesmo passaportes e fichas médicas, invista numa pasta arquivo.
Ela pode ser em formato de maleta, com várias divisórias pra encaixar pastas suspensas nela com visores e etiquetas pra cada categoria do que você for guardar. E o melhor é que muitas já vêm num kit com o conjunto de pastas e etiquetas. Gostei!
A pasta maleta suporta mais de 10 pastas suspensas
Arquivo morto: estoque documentos que não precisa mais
Agora, se você tem documentos na empresa, incluindo aqueles que precisa guardar por segurança, só que eles não vão ser mais usados, tem pasta de arquivo morto, sabia?
Ela é feita de plástico ou papelão com espaço na lateral pra você especificar o que tá pondo nela, local, data e outros dados que te ajudam a encontrar o que precisa depois. Esse é um modelo ideal pra ir em armários e estantes.
Pasta arquivo morto em plástico: conserva documentos longe de umidade e insetos
Pastas com grampos e trilhos pro dia a dia
A pasta do tipo fichário é ótima pra juntar muitos papéis. Ela tem uma capa bem resistente em plástico, papel rígido ou tecido que suporta bastante peso e volume.
Um uso dela é pra substituir o caderno na escola, quando você tem muitas matérias. Além da mochila ficar mais leve, essa pasta faz você economizar.
Um só fichário com divisórias dá pra separar até 12 matérias. E pra preencher ele é só abrir o trilho e encaixar a folha do bloco pra fichário. Simples e sem desperdício de papel.
Ela também é mais usada nos escritórios, geralmente em processos, que podem reunir mais de 500 páginas e nos cartórios pra juntar ofícios. Nas firma de advocacia ou de contabilidade onde precisa separar tudo de A a Z, vale a pena ter pastas registradoras pra isso, com etiquetas nas lombadas que facilitam a identificação por nome, data e local, tá?
A pasta fichário permite também encaixar envelopes plásticos e transformar ela num catálogo nos trabalhos de demonstração e vendas, com grande facilidade de mudar a ordem e a quantidade de lugar, incluir ou excluir como quiser!
Fichário com alça e porta objetos dentro: vale por uma bolsa!
Organize clientes com a pasta classificadora
Por falar em modelos com grampo ou trilho, se quiser uma própria pra guardar fichas de clientes ou prontuários de pacientes, a pasta classificadora é o melhor tipo.
Ela tem espaço na capa pra você colocar datas, nomes e outros detalhes. O trilho ou grampo permite furar e incluir papéis das consultas mais recentes ou alterações em fichas de vendas, por exemplo.
Como ela é bem fina e de papel, fica fácil incluir várias delas num armário de arquivo ou mesmo em caixas de arquivo, viu? E essa você também acha em quantidade, podendo levar saquinhos com 10 ou mais pra manter no escritório ou na clínica.
A pasta classificadora tem diferentes cores, o que ajuda diferenciar datas ou setores
Pasta Canaleta e catálogo: não fure papéis
Mas se os papéis que você guarda não podem ser furados, uma outra solução é a pasta canaleta.
Ela é um tipo plástico, com uma pecinha de pvc na lateral. É só encaixar o que precisa, prender com essa peça e pronto! Não estraga, nem amassa e a capa plástica conserva. Dá pra entregar trabalhos, contratos com muitas páginas e outros documentos bem apresentados, viu?
E se a apresentação é fundamental, outro tipo de pasta pra por documentos que você não quer furar e que dá pra tirar e guardar de volta com muita facilidade, é a pasta catálogo.
Ela tem parafusos ou grampos nas laterais pra encaixar os plásticos e conta com uma acabamento bem bonito na capa pra guardar partituras, fotos, documentos formais que vão ser usados em seminários ou reuniões.
Pasta catálogo com porta etiquetas ajuda a identificar o conteúdo!
Encontre a pasta ideal pra estudos e trabalho aqui no Magazine Luiza!
Saiba Mais:
Quer uma dica pra organizar a estante do trabalho ou decorar prateleiras com pastas de um jeito decorativo? É só baixar o Pinterest pra IOS ou Android e aproveitar as milhares de inspirações!
O local de trabalho ou mesa de escritório ficam mais funcionais e arrumadinhos com acessórios. Clica aqui que eu te mostro!
Precisando de profissionais pra montar móveis de escritório? Clica aqui e contrate nossos parceiros.