Forro pra gaiola: conheça

Forro pra gaiola: conheça

Saiba como ele ajuda na higiene e proteção dos pássaros

Pássaros

Atualizado em 5 Out 21

4 min de leitura

O forro pra gaiola é uma cobertura de tecido muito útil, que evita que os restinhos de ração e comida caiam no chão. Também é uma solução pra transportar os pets em segurança, aquecer no frio ou proteger do vento. Vem comigo que eu te mostro o que usar em cada situação!

 

Quais tipos escolher


Olha, dois materiais excelentes são o voil e o TNT, que não absorvem manchas, odores e secam rapidinho. Se você cria muitos pássaros, vai adorar! Eles devem ser encaixados por baixo e praticamente embrulhar a área da bandeja. Pra fixar no lugar, contam com elásticos que ficam justinhos e não escorregam. E serve mais naquelas gaiolas que ficam penduradas na parede, sabe?


A saia forro de voil cobre a bandeja em um terço da altura das grades, ótima pra segurar petiscos, afiadores de bico, pedaços de frutas e vitaminas pregados. Se o pet derrubar alguma coisa, ela continua na malha, em vez de ir pro chão. Além disso, tem o poliéster transparente, que tem a vantagem de não cortar a luz ou a ventilação dos bichinhos. Amei!


Já pro inverno, o ideal é o forro pra gaiola em algodão, que tem fibras bem fechadinhas pra combater o frio. Ele também cobre até a metade pra diminuir o excesso de iluminação onde bate bastante sol. O que é ótimo pra fazer sombra nos comedouros e bebedouros, pra não aquecer ou estragar a alimentação.


E conta ainda com costuras e acabamentos reforçados, justamente pra não enroscar no bico do passarinho. Muito bom, né?


Agora, se sujar, pode lavar na máquina tranquilamente e, depois, secar ao ar livre. Em poucos minutos já tá pronto pra forrar outra vez!

 


O forro de algodão pra gaiola criadeira protege ovos e filhotes

 

Aposte nos forros de transporte também


Se quiser um forro pra tampar a gaiola todinha e deixar bem escura, invista no modelo de transporte, que é feito em algodão e poliéster. Ele é muito usado pra transferir as aves de um lugar pra outro, com o carro, por exemplo, já que a luz e o balanço do automóvel podem deixar os pets estressados. Sem contar que os passarinhos viajam mais confortáveis quando tão cobertos, né?


Além disso, alguns tecidos incluem tratamento especial, pra não permitir que a água e comida vazem nas fibras e manchem todo o estofado. A capa absorve líquidos e sólidos. Nada mal!


Ah, e é respirável, tá? Com bastante algodão pra circular o ar e manter os bichinhos de estimação quentinhos, sem abafamento, até chegarem ao seu destino. Aí sim!


Outra opção é a versão com recortes e algumas aberturas estratégicas na frente, com formato de janela e zíperes nas laterais. Esses são mais versáteis e você pode aproveitar pra usar quando os pets forem dormir. 

 

Acerte em cheio no tamanho


Olha, as medidas da capa, forro de bandeja ou meia cobertura, geralmente, vêm com 2 ou 3cm, ou centímetros, a mais que a largura da gaiola. Assim, o elástico feito pra encaixar ao redor não rasga ou afrouxa, mesmo quando erguer e pendurar na parede.
 

Como as gaiolas e viveiros são definidas por números, os acessórios precisam ser idênticos. Pra a de número 8, por exemplo, o forro recomendado vai ser sempre do mesmo tamanho, tá?


E como podem variar bastante, de acordo com o animal de estimação, é legal checar se é própria pra curió, calopsita ou canário. Muitas vezes essa informação tá na descrição do produto, junto com a largura, altura e profundidade. Pra ter certeza, é só medir cada lado da bandeja, usando fita métrica, pra ver se bate com a do forro.

 

O material faz toda a diferença


O TNT tem um valor muito em conta, mas é como se fosse um material descartável, que pode ser reaproveitado algumas vezes.


É excelente pra quem mantém criação grande e dá preferência pros pacotes econômicos, com pelo menos 10 peças em cada. Ah, e o TNT é um poderoso isolante térmico no inverno. Que maravilha!


Já o voil, algodão e poliéster são ecológicos e duram bastante! Esses materiais substituem papel reaproveitado ou sacola plástica, que seriam usados pra embalar a bandeja na troca diária, sabe? Além disso, são mais seguros, já que não correm o risco dos pets beliscar e engolir algum pedacinho de tecido.


Você encontra esses materiais duráveis em conjuntos que podem ser de 3 a 12 unidades, dependendo da embalagem. Vale a pena deixar uns extras de reserva, pra quando precisar lavar ou se acontecer de rasgar e afrouxar o elástico, tá?

 


Forro de TNT com tela frontal: mantém a gaiola quente mas sem bloquear a luz


O forro pra gaiola que você quer tá aqui no Magazine Luiza!

 

Saiba mais:


E que tal uma casa nova pros pets? Aproveita e dá uma espiadinha na matéria Viveiro pra pássaros, como escolher?.


Prefere apoiar as gaiolas num móvel dentro de casa, pra ficar seguras à noite e nos dias frios? Chama os nossos parceiros que eles montam pra você!


Agora, gosta mesmo é de observar e interagir com pássaros na natureza? O app Aves do Brasil, pra Android e iOS, mostra como identificar cada tipo e até ouvir o canto deles. Uma graça!