Saiba em quais situações eles são indicados
Cachorros
Atualizado em 29 Set 17
5 min de leitura
Olha, a guia, coleira e peitoral são três itens de transporte pra passear com os cães em segurança, sabia? Pois é! Eles também evitam que os animais corram pra rua ou entrem em lugares que não devem. Vem comigo que eu te mostro qual é a ideal pro tamanho do pet!
Quando usar a coleira
A coleira lembra um colar que vai ao redor do pescoço. É importante tanto pro lazer, como durante o período que o cachorro fica em casa, viu? Ela conta com um anel onde dá pra encaixar a guia quando for sair com o amigo peludo.
Serve pra todos os tamanhos de animais e ainda dá pra colocar um pingente de identificação com o nome e telefone do bicho de estimação. É bom pra achar mais rápido se fugir ou se ele se perder, por exemplo.
Um detalhe importante, é que nas raças grandes, a coleira facilita até pra agarrar o pet quando ele escapa ou tá agitado. E na hora do passeio só precisa engatar a presilha da guia e avisar que é hora de ir pra rua ou entrar no carro. Prático, né?
Outra vantagem são os modelos antipulgas e anticarrapatos, que oferecem proteção por até 8 meses. Essas são colocadas uma única vez até perderem a validade e precisarem ser substituídas. Muito úteis, hein! Principalmente se sai bastante ou tá em viagem por praias e lugares com mato.
Coleira antipulga em tamanho único: pode ser cortada e ajustada
Como escolher o tipo certo
Vale a pena apostar no couro sintético! As revestidas por silicone ou tecido aveludado também são uma boa opção, já que ficam confortáveis e macias em contato com a pele. Isso sem falar nas com bandana, vestido embutido ou personalizadas com o nome do melhor amigo escrito em cristais. Um luxo!
A coleira com bandana é um jeito de deixar os cachorros muito estilosos!
Mas, antes de tudo, precisa conferir se é resistente e própria pro tamanho do pet sem apertar ou ficar frouxa demais. Nos maiores, principalmente acima dos 30kg, ou quilos, é bom olhar se comporta. Assim, diminui o risco de arrebentar ou soltar o fecho quando os cães tiverem presos pela guia, sabe?
Agora, quando for treinar eles, pode ser necessária a coleira enforcadora. Ela faz pressão no pescoço e obriga o animal a parar. É boa pra segurança própria e de outras pessoas se o bichinho for agressivo e acabar derrubando o cuidador, por exemplo.
A alternativa pros adestradores domarem e deixarem o pet dócil é a versão eletrônica, sem as pontas que apertam. Ideal pra cães de médio a grande porte aprenderem em casa, já que os comandos são dados por controle remoto e cada vez que o animal desrespeita ela apita e vibra.
Já pra Dogue Alemão, Pit Bull e Rottweiler, a coleira cabresto pode ser exigida em diversos lugares de grande circulação, como parques, calçadas e na orla, junto com a coleira eletrônica. Ela fecha em volta do focinho pra evitar acidentes.
A coleira eletrônica substitui a enforcadeira no adestramento e não dá choque!
Como escolher a guia ideal
Já a guia é a tira que prende na coleira ou peitoral. Geralmente, essa parte é fabricada em tecido ou couro sintético. Mas o importante é a firmeza pra aguentar as puxadas que o cãozinho dá, né?
Por isso, esse é outro item que você deve confirmar quanto de peso suporta e pra quais tamanhos é indicado. Assim, vai estar preparado pra acompanhar a animação do peludo!
Pro esporte e pra dar um passeio de carro
Agora, se gosta de praticar exercícios na companhia do cão, como correr, tem um tipo de cinto feito especialmente pra colocar em você e prender na guia do cachorro. As mãos ficam livres pra se movimentar, sem prejudicar a segurança do parceiro.
Você pode gostar também das com cinto de segurança quando a voltinha for no possante, hein! Olha, ele prende no encosto do assento e é exigido por lei pra manter o pet seguro em caso de acidentes. Outra utilidade é evitar que saia pela janela ou pule no banco da frente.
O comprimento e a grossura dela vão depender bastante do tamanho do animal, porque precisa ficar na altura certinha pro amigão viajar com todo o conforto!
Guia retrátil e coleira
A coleira com guia retrátil é aquela que a corda prende no pescoço e você pode aumentar ou diminuir de tamanho, conforme o cãozinho se mexe.
O tipo retrátil costuma variar de tamanho. Algumas chegam até 35m, ou metros, de comprimento. As mais em conta têm no mínimo 3,5m. O melhor é que permite regular a distância que você quer deixar o animal ir!
Ela funciona com a corda enrolada dentro de uma proteção plástica, que também conta com mola dentro. Pra regular o vai e vem, tem um botão que fica do lado de fora que trava o item.
Se quiser distância de 1m, solte a guia até o comprimento que você quer e depois trava com o botão. Isso dá liberdade pro bicho de estimação ir e vir dentro do limite que escolher.
A guia retrátil é indicada pra raças pequenas, de até 10kg. E por ter uma capacidade de extensão alta, não é recomendado deixar muita corda solta, pra evitar que se enrosque em algum lugar.
A guia retrátil torna o passeio mais divertido e dá sensação de não estar de coleira
A importância do peitoral
Além da coleira convencional e da guia, você conta ainda com o peitoral, no desenho de colete. Ele fecha em volta do peito e barriga do animal e não no pescoço.
A maior vantagem é poder ajustar cada fivela e deixar o bicho mais protegido. Além disso, limita os movimentos dos que puxam demais e se machucam, uma boa substituição pra coleira de pescoço, né?
O peitoral também é regulável. Uma vantagem é a quantidade de fechos, principalmente em cães grandões, porque diminui a chance de abrir ou arrebentar no passeio.
Pra eles, as de couro sintético são as mais grossas. E pros pequenos, até 20kg, o nylon é resistente e levinho, com opções coloridas, estampadas, em forma de colete e até com roupinhas, pro pet ficar na moda. Adorei!
Agora, em raças gigantes, que pesam acima de 35kg, o peitoral de tração é reforçado, ideal pros cachorros com muita força muscular. Essa é fabricada com reforços nas costuras e ferragens, que vão segurar o peludo se ficar ansioso. Bom, né?
Pra achar o peitoral no tamanho certo você precisa passar uma fita métrica no pescoço, tórax e barriga pra saber as medidas do animal, combinado?
Se preferir o kit completo, esse vem com peitoral, guia e cinto de segurança
Tá precisando de guia, coleira e peitoral pro pet? Vem encontrar a ideal aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Por falar nisso, além da coleira, quer dicas de como sair com o melhor amigo em grande estilo? Na matéria Roupas pra cachorro: quais usar? eu te mostro diferentes tipos.
Tá precisando de profissionais que cuidam do cachorro enquanto você trabalha ou hospedem o pet se precisar sair da cidade? É só baixar o DogHero pra iOS ou Android.
E que tal deixar a casa mais confortável pra ele descansar? Chame os nossos parceiros pra instalar ar-condicionado e outros equipamentos de climatização!