Saiba quando vale a pena usar ele
Cachorros
Atualizado em 5 Out 21
3 min de leitura
Gente, o inibidor de cio é um medicamento muito bom pra evitar que gatas e cachorras fiquem menstruadas. Ele é aplicado em forma de injeção e tem hormônios que bloqueiam o ciclo reprodutivo, pra evitar que elas acabem prenhas de surpresa, né? Vem comigo conhecer!
Como o inibidor funciona
Esse é um remédio com medroxiprogesterona, a versão artificial da progesterona. Age como um anticoncepcional, que não permite a ovulação e vem em cartelas com 1 ml cada, ou mililitros, em dose única e na medida certa.
O efeito do inibidor dura até 4 meses pra gatinha ou 6 meses na cachorrinha. E dá pra escolher embalagens com 1, 5 ou mais unidades, pra estocar na clínica veterinária.
Agora, se aparecer uma gravidez psicológica, a alternativa é o supressor de cio à base de progestágeno. A diferença é que esse funciona na menstruação que já começou. Muito útil ainda em casos de mastite, que é a inflamação nas mamas, ou por recomendação, pra secar o leite rápido. Você acha ele em comprimidos com até 12 unidades, tá?
O supressor ajuda a aliviar os sintomas emocionais da gravidez psicológica
Quando o anticoncepcional é indicado
Ele é ideal pra bloquear o cio, que inclusive, é uma das soluções pra tratar o ovário policístico. Que é quando o ciclo não para ou demora bastante tempo pra acabar, sabe? A pílula interrompe de imediato e melhora a qualidade de vida. Aí sim!
Outra situação é quando o veterinário não acha seguro liberar a cirurgia de castração, quando o animal é cardíaco ou tá num tratamento pros rins, por exemplo. Nesse caso, o anticoncepcional é a melhor alternativa sem cortes, sem efeitos colaterais e sem precisar tirar os ovários. Adorei, viu?
E é muito simples resolver com injeção, já que é do tipo subcutânea, que vai por baixo da pele e não machuca nadinha. Por outro lado, em alguns casos, deixa marcas e leva à perda ou mudança na cor do pelo nessa área.
Mas atenção: tanto o inibidor como o supressor devem ser sempre receitados pelo veterinário, tá? Antes, o médico pede avaliação e uns exames pra te dizer certinho qual o melhor jeito de evitar ou interromper o cio.
Quando não é recomendado
Uma das exigência é as fêmeas já terem passado pela adolescência e menstruado ao menos uma vez. Se não tiver certeza, porque adotou a cadela ou bichana adultas, são necessários exames físicos de laboratório e ultrassom, pro veterinário calcular a idade e resolver da melhor maneira, tá?
E se a cachorrinha teve filhotes faz pouco tempo, é bom esperar de 1 a 2 meses no pós-parto e até todos eles desmamarem, pra depois entrar com o inibidor. Nas gatas, o prazo é menor, de 15 a 20 dias, depois de dar à luz e 1 semana assim que o desmame terminar.
O profissional da área, geralmente, indica os anticoncepcionais de 20 a 30 dias antes do próximo cio. Mas tem um detalhe: a convivência com outras fêmeas pode mudar a data que você previu e adiantar a menstruação, sabia? Por isso, é legal passar essa informação pro médico.
A embalagem econômica com 50 inibidores é a dica pra abastecer a clínica
Encontre o inibidor de cio e o supressor de cio ideais aqui no Magazine Luiza!
Saiba Mais:
Agora, deu preferência pra castração? Então, conheça os cuidados na matéria Roupa e colar pós-cirúrgico pra pets, que eu te conto como cuidar direitinho na recuperação dos cães e gatos.
Esse período também deixa eles estressados e ansiosos, né? Pra ajudar nesse fase, baixe o app Relax My Dog pra iOS e Android. As trilhas sonoras e vídeos são pensados pra melhorar as emoções.
E se o clima não ajuda, conte com a ajuda dos nossos parceiros, pra instalar ar-condicionado e deixar o amigo peludo bem confortável.