Saiba como evitar esse problema nos seus fios
Cuidado com o Corpo
Atualizado em 25 Jul 13
2 min de leitura
Um problema comum para as mulheres, as pontas duplas são o terror dos cabelos. Muitas vezes, a primeira reação é cortar aquele problema, mas as pontas podem não ser apenas duplas, e desfazer o problema por toda extensão capilar é impensável. As pontas duplas mostram que há um desgaste capilar. As fraturas acontecem devido à degradação da cutícula, a camada mais externa dos fios, gerando exposição do córtex e da medula, as camadas internas dos cabelos. Se o processo não for interrompido, levará às pontas triplas ou múltiplas, o pior dos casos.
A questão está ainda relacionada com o tamanho dos cabelos: quanto mais longos, mais propensos à fragilização das cutículas ficam. Contudo, os cabelos curtos não ficam imunes a elas. Produtos químicos, ferramentas térmicas ? como secador e chapinha ? além de outros fatores externos são comuns a todos os comprimentos, e são justamente os principais causadores da abertura dos fios.
Alguns hábitos cotidianos fragilizam as madeixas, muitas vezes sem que saibamos os danos que causam. Um desses hábitos é a escovação excessiva. As cerdas da escova friccionam as pontas dos fios e causam pequenos traumas. Isso faz com que a cutícula se abra gradativamente. Um pouco mais óbvio, mas que também merece atenção é a exposição solar. A absorção dos raios UV oxida e fragiliza o cabelo, abrindo as pontas. A má alimentação também deve entrar na lista, já que a deficiência nutricional e dietas pobres em proteínas,cobre, zinco, ferro e vitamina B12 deixam os fios fracos e favorece a formação das pontas duplas.
Não é nenhuma novidade que processos químicos detonam os fios. O uso de modeladores temporários, como gel e mousse resseca o cabelo por conter álcool, removendo a proteção natural dos fios e deixando o caminho livre para abertura das pontas. As tinturas também não são tão amigas das mulheres: a oxidação causada pela aplicação repetida leva à perda de camadas dos fios, abrindo-os como consequência. Os elementos químicos contidos nos produtos para escova progressiva ou para permanentes abrem as cutículas, já que acontece uma remodelação da estrutura capilar. Os fios ficam expostos às fraturas que causam pontas duplas.
Queridinha do público feminino, a chapinha com temperaturas que podem ultrapassar os 100°C destroem as pontes de hidrogênio que mantêm as camadas intermediárias dos fios, deixando os cabelos ressecados e propensos às pontas duplas. O ar muito quente que sai dos secadores também retira a água em excesso dos cabelos, desgastando as camadas dos fios e facilitando o surgimento das pontas. Já o baby liss, assim como a chapinha, resseca e leva a abertura dos fios.
Com os cuidados necessários e atenção às dicas, é possível manter o seu cabelo saudável, bonito e sem pontas duplas. O uso dos produtos e ferramentas térmicas não está proibido, desde que haja moderação e uso correto.