Dia da Mulher: como aproveitar?

Dia da Mulher: como aproveitar?

Vem saber por que ele é importante e ver ideias pra curtir o dia!

Cuidado com o Corpo

Atualizado em 8 Fev 23

6 min de leitura

Gente, o Dia das Mulheres é uma data especial pra celebrar a força feminina e a luta pelos direitos das mulheres, né? Esse evento acontece no dia 8 de março e já é comemorado há mais de 100 anos! Agora, quer conhecer um pouco da história dele e ver algumas dicas pra aproveitar bastante o dia? Vem comigo!

 

Como começou o Dia da Mulher?

 

Tem versões diferentes que contam como surgiu o Dia das Mulheres, tá? Mas, pra facilitar, vou fazer um resumo da história dessa data e te explicar por que escolheram o dia 8 de março.

 

Tudo começou mais de 100 anos atrás, quando 15 mil operárias marcharam nas ruas de Nova York pra pedir uma jornada de trabalho melhor. Pra você ter uma ideia, elas eram obrigadas a trabalhar 14 horas por dia e ganhavam super pouco pra isso!

 

Mas o assunto ganhou força só em 1911, quando aconteceu um incêndio na fábrica em que elas trabalhavam e chamou atenção pras condições ruins que o emprego oferecia. A partir daí, vários países começaram a comemorar um dia em homenagem às mulheres!

 

Por que o dia 8 de março foi escolhido?

 

Sabia que a data certinha pra esse evento não tinha sido decidida até 1917? Pois é! Aí, no dia 8 de março daquele ano, um grupo com mais de 90 mil operárias russas criou um protesto contra a fome e a guerra que tava acontecendo, além de pedir que elas começassem a ter direito de votar.

 

Essa manifestação virou um símbolo histórico da luta feminista e se transformou numa marca de resistência e força!

 

Quase 60 anos depois, em 1975, a ONU, ou Organização das Nações Unidas, resolveu que 8 de março seria a data fixa pro Dia Internacional das Mulheres. E até hoje, todo ano o mundo inteiro deixa o dia reservado pra celebrar as conquistas das mulheres e discutir a importância da igualdade de gênero. Aí sim!

 

Dicas pra aproveitar o Dia das Mulheres

 

Uma data tão importante e cheia de história não pode passar em branco no calendário, hein? Por isso, eu separei uma lista com ideias incríveis pra você homenagear as mulheres, fugir da rotina e dar uma forcinha pros movimentos que acontecem até hoje.

 

Conheça a luta de mulheres ao seu redor

 

Olha só, mais de 100 anos depois daquele primeiro protesto em Nova York, as mulheres ainda precisam batalhar por vários direitos básicos. E um jeito legal de aproveitar a data dedicada a elas é pesquisar um pouco sobre o assunto pra entender como você consegue ajudar.

 

Por exemplo, muitos canais na internet e páginas nas redes sociais trazem conteúdos importantes mostrando a luta de mulheres negras, gordas ou com deficiência. Assim, você descobre como ir contra o racismo, a gordofobia e o capacitismo, que são os preconceitos contra essas pessoas.

 

Sem falar no movimento LGBTQIA+ e nas mulheres que criam filhos sozinhas, que sempre precisam bater de frente com o preconceito e correr atrás de espaço no mercado de trabalho e na sociedade. 

 

A luta das mulheres é importante pra manter e conquistar direitos no mundo todo



Apoie projetos sociais de mulheres

 

Falando nisso, dá pra usar esses canais de comunicação pra apoiar grupos sociais em que as líderes são mulheres ou que são voltados pra elas. Tem iniciativas que buscam melhorar o acesso às universidades, empresas e até cuidar de pessoas que sofrem com a rejeição e a violência na família.

 

E você pode ajudar de muitos jeitos diferentes, viu? Algumas ideias são doar dinheiro, seguir e compartilhar publicações nas redes sociais, defender as lutas em conversas com os amigos ou fazer trabalhos voluntários em eventos do projeto. Gostei!

 

Incentive a saúde mental

 

É importante manter a saúde do corpo e da mente em dia pra continuar firme e forte na luta. Vale a pena divulgar conteúdos incentivando os cuidados com a depressão, a ansiedade e outros transtornos psicológicos pra conhecer melhor os sintomas dessas condições.

 

Uma dica é buscar sempre textos, vídeos e áudios feitos por profissionais especializados e evitar compartilhar notícias sem fontes confiáveis, combinado?

 

Tire o dia pra se cuidar

 

Por falar nisso, o Dia da Mulher também é uma data pra recarregar as energias e cuidar da autoestima. Um jeito legal de fazer isso é apostar em cuidados como massagem, banho relaxante, meditação e limpeza de pele. Dá pra fazer tudo em casa mesmo ou num salão próprio. Adorei!

 

Esse hidratante facial é orgânico, vegano e livre de testes em animais

 

O que dar de presente no Dia da Mulher?

 

Outra ideia é separar um tempinho e escolher um presente pra quem tá sempre lutando com você, como a esposa, mãe, filha, tia ou amiga. Vale até escolher um presentinho próprio pra te agradar!

 

Jogos de videogame são perfeitos pra mulheres gamers

 

Os jogos de videogame são uma ótima pedida pra quem gosta de passar o tempo se divertindo com aventuras virtuais. O melhor é que tem muitas opções com histórias e jeitos diferentes de curtir, como games de corrida, esportes, RPG e luta. É só escolher o tema que prefere e aproveitar!

 

Um perfume bem cheiroso

 

Mas se a ideia é homenagear uma mulher que adora se sentir cheirosa, vale a pena escolher um perfume bem gostoso, hein? Além das versões delicadas com aromas florais, frutais e cítricos, você ainda acha tipos amadeirados, orientais e cheios de atitude.

 

E imagina montar um kit com um look incrível pra usar com o perfume novo? Dá pra escolher roupas muito lindas em tons de roxo, verde e branco, que são as cores oficiais do Dia das Mulheres. Arrasou!

 

Itens de skincare ajudam a cuidar da saúde da pele

 

Outra opção é apostar em hidratantes, águas termais, tônicos e cremes de tratamento pra pele. Esses dermocosméticos são perfeitos pra manter os pés, o rosto e o corpo saudáveis e bem bonitos por bastante tempo!

 

Tem velas aromáticas e incensos com cheiros relaxantes

 

Quer fazer um ritual relaxante no Dia das Mulheres? Então, invista em incensos e velas aromáticas. Você encontra fragrâncias que ajudam a acalmar, aliviar o estresse, aumentar a energia, atrair vibrações positivas e até cuidar da voz. Uau!

 

As opções de lavanda, mirra e alfazema, por exemplo, costumam ser boas pra quem busca tranquilidade. Já as de arruda, rosa branca e flor do campo servem pra proteger o ambiente e trazer harmonia. Que demais!

 

Tapetinho de yoga pra uma rotina zen

 

O tapete de yoga também pode ser um ótimo companheiro nesses momentos, viu? Além de praticar exercícios como pilates e abdominais em cima dele, dá pra estender na grama e meditar em meio à natureza.

 

Esse kit vem com um tapete, uma bola e um elástico de yoga

 

Um livro pra distrair 

 

E se preferir mergulhar nas páginas de um bom livro pra aprender temas novos ou se distrair, vale a pena dar uma olhadinha nas obras de fantasia, biografias, romances, contos e crônicas.

 

Por exemplo, as publicações Mulheres Quilombolas, da Editora Jandaíra, e Mulheres Sem Nome, da Intrínseca, são títulos legais pra saber mais sobre a luta feminista em situações diferentes. Incrível! 

 

Preparar a comida que ela gosta

 

Um jeito fofo de agradar no Dia da Mulher é se dedicar na cozinha e preparar um almoço ou jantar caprichado. Pratos como lasanha, tortas, doces e bolos costumam fazer sucesso. Mas você pode pesquisar qual prato ela mais gosta e investir nos ingredientes pra fazer uma versão. Adorei!

 

Amor e respeito!

 

Ah, o 8 de março é uma data escolhida pra celebrar as conquistas e lutar por direitos, mas as mulheres merecem amor e respeito em casa, no trabalho, na rua e na escola o ano inteiro, hein? Por isso, vale a pena mostrar toda a admiração que você tem pelas mulheres sempre!

 

Gostou de conhecer mais sobre a importância do Dia das Mulheres? Os melhores presentes pra essa data tão te esperando aqui no Magazine Luiza. Aproveita!

 

Saiba mais

Quer turbinar o presente com alguns acessórios? Dá uma olhadinha na matéria Acessórios atemporais: escolha! que eu te mostro algumas peças incríveis que tão sempre na moda!

Sabia que tem um aplicativo que mostra quais empresas apoiam as mulheres? O Gender Fair tá disponível pra Android e iOS.

E se tiver precisando de uma ajudinha pra baixar ou usar esse e outros apps, pode contar com a assistência tecnológica dos nossos parceiros!