Prepare-se para ficar linda sempre

Prepare-se para ficar linda sempre

Dicas para ficar com tudo em dia!

Cuidado com o Corpo

Atualizado em 25 Jul 13

4 min de leitura

prepare-se-para-o-verao

Gente, assim como as estações a temperatura e o clima podem variar bastante, não é mesmo?! Quente, frio, mormaço, vento, chuva, às vezes tudo isso em um único dia. Por isso os cuidados com o corpo devem ser diários, viu?! Então, olha só essas dicas que eu separei pra você!

                          

Cabelos
Independente da espessura dos fios dos cabelos, se são ondulados, lisos, encaracolados, eles precisam ser hidratados. Muita gente se descuida da proteção solar dos cabelos e da pele no inverno, mas ela é tão necessária quanto em qualquer outra estação. A consequência são cabelos mais ressecados. Hidrate os cabelos em média a cada 15 dias, embora para cada tipo de cabelo seja necessário um tipo de produto diferente e a variação de uso também pode mudar.

Espinhas
Cravos e espinhas não são exclusivos dos adolescentes e podem aparecer em pessoas de todas as idades, devido ao excesso de oleosidade da pele, excessos de maquiagem indevidamente retirados e distúrbios hormonais. O rosto precisa ser lavado ao menos três vezes por dia, com água fria e sabonete, ingredientes que controlam a oleosidade natural e não ressecam a pele. Após lavar, o rosto precisa de uma loção tônica que vai controlar a oleosidade durante o dia, assim como uma loção secativa para espinhas que já surgiram. Cuidado com comidas muito pesadas, porque podem ajudar no aparecimento das espinhas.

Corpo
Já as peles bronzeadas não são exclusividade do verão. É possível preparar a pele para o sol e manter o tom da cor, para não se tornar opaca. Há três possibilidades para ter o bronze do sol, mesmo nas temperaturas mais frias. A primeira é o bronzeamento artificial, feito pelos raios de UVA emitidos em lâmpadas, que estimulam a célula que produz melanina. Mas, o corpo só pode ficar exposto a esse sistema, no máximo por meia hora, para não causar problemas futuros, tanto quanto bronzeamento no sol sem protetor. Outra forma é o autobronzeamento, com cremes cada vez mais delicados e eficazes. Sua duração média é de sete dias. A terceira dica é a maquiagem, que pode dar mais cor e vida ao rosto, através de bases, pó facial e produtos específicos, um tom acima do natural da pele, com o cuidado para não ?mascarar? e exagerar.

Mãos e Unhas
No dia a dia, o uso das mãos e o contato com produtos químicos acabam enfraquecendo as unhas e até mesmo quebrando-as. As cutículas protegem as unhas contra fungos e bactérias e por isso, para quem as retira, deve tomar cuidado em não cortá-las por inteiro e machucar a própria pele com a remoção. Use sempre seu próprio alicate, mesmo com manicures profissionais, para evitar o risco de contaminações. Retire também os esmaltes que estão há mais de uma semana, que acaba deixando as unhas mais fracas e sem vida.  Fique atenta as tendências de cores da estação, já que no inverno as escuras costumam ser mais valorizadas.

Celulite
Uma das maiores vilãs da beleza feminina, a celulite, se torna cruel no verão, aparecendo sob biquines, saias curtas e shorts. Tratamentos estéticos e exercícios físicos aliados a uma boa alimentação ajudam a diminuir e prevenir essas marcas indesejadas, mas não a diluem por completo. Quem deseja disfarçar a aparência delas pode usar de artifícios emergenciais para isso. Os autobronzeadores ajudam a mudar o tom da pele, já que quanto mais clara maior será a evidência da celulite. O spray de cabelo também é conhecido e usado por famosos provocando o mesmo efeito que dá aos fios, de fixação. Na pele do quadril e pernas, ele disfarça a celulite e deixa as pernas mais brilhantes e bonitas.

Depilação
Algumas mulheres se esquecem de cuidar da depilação no inverno, pelo excesso de roupas pesadas e que escondem a maior parte do corpo. Quem deseja fazer depilação definitiva, pode aproveitar a falta de sol forte e o clima. Com a temperatura, a pele fica mais ressecada, causando mais pelos encravados e risco de irritações, portanto ela precisa ser sempre hidratada, para manter sua maciez e estar preparada para depilações sem problemas, seja a cera, com depiladores ou aparelhos de barbear.

Pés
Como o clima do inverno torna a pele mais ressecada, a primeira parte a ser atacada é o pé, que sofre ainda mais na estação. O uso de sapatos fechados podem trazer bolhas, joanetes e calos, acentuando também o número de germes, bactérias e fungos. Evite usar sapatos com os pés úmidos para evitar proliferação de micro-organismos, micoses e dores. As meias protegem os pés e precisam ser de boa qualidade para manter a maciez e também deixar os pés respirarem. Não se esqueça de hidratar os pés diariamente, com cremes específicos para essa região, mais fortes.

                   

Rosto
Por fim, cuide do rosto, que também resseca no inverno, acentuando linhas de expressão. Beber líquidos ajuda a manter o corpo hidratado e consequentemente o rosto, mas cremes específicos são necessários para que a pele mantenha a textura macia e não tenha flacidez. Evite a água quente na hora de lavar o rosto, para não remover a oleosidade natural da pele. Use sabonetes com PH neutro, que não agridem a pele e não abra mão do protetor solar.

Com esses procedimentos básicos, sua saúde e estética estarão em dia, e sem maiores esforços, apenas uma dose de boa rotina e cuidados para ficar sempre linda de corpo e alma!