Vem entender a importância de se imunizar contra o coronavírus
Salão de Beleza
Atualizado em 30 Mar 21
3 min de leitura
Gente, a vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, já chegou ao Brasil, viu? Por enquanto, três tipos já foram aprovadas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e duas delas tão sendo aplicadas por aqui. Agora vem comigo entender como funcionam essas vacinas e por que é tão importante tomar!
O que é e pra que serve a vacina da Covid-19?
Olha, primeiro é bom explicar que vacina é diferente de remédio, tá? Inclusive, não é indicado tomar a vacina caso você esteja com Covid-19 no momento!
Elas servem pra imunizar as pessoas e, então, diminuir as chances do vírus se manifestar no corpo. Em alguns casos, previnem até de pegar a doença, enquanto em outros, você pode pegar, mas com sintomas mais leves, evitando complicações graves.
Isso acontece porque ela ajuda nosso sistema imunológico a criar anticorpos que servem como uma barreira pra impedir que o vírus se desenvolva com força dentro do organismo. Legal!
Como funcionam as vacinas da Covid-19?
Agora, no caso das vacinas da Covid-19, elas podem ser feitas com diferentes tecnologias.
As mais produzidas, até agora, usam a genética do RNA mensageiro, que funciona fazendo com que as células saudáveis produzam a mesma proteína encontrada no coronavírus. Daí, nosso sistema imunológico acaba produzindo anticorpos, pra combater esse novo comportamento.
Outra tecnologia é conhecido como adenovírus modificado, são vírus que não fazem mal pro corpo humano. Nesse caso, eles foram modificados pra ficar parecido com o novo coronavírus.
Isso faz com que o sistema imunológico se reconheça e crie anticorpos que também vão servir pra combater a doença!
E tem ainda a tecnologia do coronavírus inativada. Essa vacina leva pequenas células do vírus que já não fazem mais mal pra saúde. Mas mesmo assim, o corpo é capaz de combater ele. Incrível!
As três tecnologias são eficazes pra combater a doença, viu?
Tipos de vacinas disponíveis no Brasil
Aqui no Brasil, já tá acontecendo a vacinação de dois tipos de imunizantes.
A da AstraZeneca leva a tecnologia dos adenovírus modificados e foi desenvolvida na Universidade Oxford, na Inglaterra, e conta com parceria da Fundação Oswaldo Cruz, aqui do Brasil.
E a Coronavac, que conta com a tecnologia do vírus inativado. Essa foi desenvolvida pela Sinovac, empresa chinesa, em parceria com o Instituto Butantan, do Brasil.
E pras duas são necessárias duas doses pra imunização ser completa, tá?
Outros tipos de vacinas
E além dessas, tem outras vacinas pra Covid-19. O imunizante da americana Pfizer, que conta com a tecnologia do RNA mensageiro, já foi aprovado pra uso aqui no Brasil pela Anvisa.
E fora essas tem ainda outros tipos que tão sendo aplicados em outros países. É o caso da Sputnik V, Janssen e Moderna.
Por que é importante se vacinar contra Covid-19?
Como a Covid-19 é uma doença que ainda não tem tratamento comprovado, ou seja, nenhum remédio próprio pra combater, o ideal é se proteger ao máximo pra evitar o contágio. Por isso, a vacinação é tão importante!
Além disso, a maioria dos estudos das vacinas que tão sendo aplicadas no Brasil diz que elas contam com eficácia de 100% em casos graves. Isso quer dizer que caso alguém contraia a doença, não vai ter sintomas graves e, assim, diminui as chances de precisar ser internado num hospital.
Sem falar que conforme mais pessoas forem imunizadas, menos gente vai ficar doente, vai diminuindo os riscos de contágio e aliviando os hospitais. Então, contribui pro fim da pandemia, né?
Como tá funcionando a vacinação aqui no país?
A vacinação no Brasil tá sendo dividida em etapas e nesse primeiro momento tão sendo priorizados idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e outros profissionais de serviços que são considerados essenciais.
Conforme esses grupos vão sendo vacinados, outros poderão receber o imunizante. Essa organização tá sendo feita por cidade. Por isso, pra saber se já pode tomar a vacina, é bom consultar nos canais de contatos da prefeitura, combinado?
E depois de receber a vacina?
Agora, os cuidados continuam pra quem já foi vacinado. Ou seja, o recomendado é usar máscaras, lavar a mãos com frequência, usar álcool em gel 70 por cento e evitar aglomerações. E caso sinta algum sintoma, é preciso se isolar!
Isso porque ainda não foram feitos estudos que comprovem que alguém vacinado não pode transmitir a doença. Então mesmo que você não sinta nada, pode passar pra alguém que ainda não tomou a vacina!
E aí, ajudou a tirar suas dúvidas sobre a vacina contra Covid-19? Agora se precisar de sabão, detergente, álcool 70 por cento e outros produtos de limpeza pra combater a propagação do novo coronavírus, é só procurar aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Quer entender melhor como esse vírus ataca o corpo? Na matéria Coronavírus: o que é? eu te explico.
Agora o app Monitora Covid-19 ajuda a mapear os casos da doença no país. Ele tá disponível pra Android e iOS.