Conheça quais são principais e aprenda a apreciar essa deliciosa bebida
Cervejaria Artesanal
Atualizado em 24 Jun 19
2 min de leitura
Gente, sabia que o sabor de todas as cervejas vêm de ingredientes como o malte, lúpulo e fermento? Pois é! Agora, é o jeito como ela é feita que vai mudar detalhes como a cor e o gosto! Quer saber mais sobre diferentes tipos dessa bebida? Vem comigo que eu te conto!
Cervejas da família Lager
Olha, as cervejas são separadas por famílias, e uma delas é a Lager, tá? A maioria é leve e clarinha, mas dá pra encontrar algumas com cores e aromas variados. Dá só uma olhada nos tipos dessa família:
Pilsen: ela tem a cor dourada, brilhante e costuma ter o gosto um pouquinho amargo, viu?
Schwarzbier: essa cerveja, por ser feita com o malte torrado, é mais escura, tá? Além disso, tem aroma gostoso que lembra o cheiro de chocolate e cacau. Muito bom!
Bock: costuma ser avermelhada, mas tem tipos mais claros ou escuros. E todas têm cheiro de malte! Legal, né?
Essa cerveja é da família Lager, tem cor clara e sabor maltado
Cerveja da família Ale
Já a família Ale é de alta fermentação, tá? Ou seja, o fermento nesse caso fica no alto do tanque durante o período de fermentação, que leva cerca de duas semanas. E elas costumam ser encorpadas e ter cheiro de frutas! Gostei!
Daí, os gostos e sabores dessas cervejas são bem variados, hein! Esses são alguns exemplos:
Weizenbier ou Weissbier: essas são cervejas feitas de trigo, tá? Sendo assim, tem tipos que são filtradas, mas a maioria não é. O bom é que com isso o fermento continua agindo até a hora que a cerveja é bebida!
Dubbel: são de cor marrom com sabor de nozes e chocolate. É ideal pra quem gosta de bebidas um pouco amargas.
Altibier: tem uma cor que parece cobre, é refrescante e um pouquinho amarga, viu? Tem tipos com cheiro de banana, chocolate, malte torrado ou especiarias!
Essa cerveja artesanal da família Alê tem amargor médio e cheiro de lúpulo
Cervejas da família Lambic
Outra família de cervejas é a Lambic, tá? A fermentação dela pode demorar de meses até anos! O gosto das que levam menos tempo na fermentação chega a lembrar as sidras. Já as envelhecidas são mais suaves, escuras e com gosto de fruta. Legal, né? Olha só esses tipos:
Geuze: tem gosto adocicado e leve. Muito bom!
Faro: ela tem açúcar entre os ingredientes e é bem saborosa, leve e sem acidez. Quer mais? Essa cerveja tem baixo teor alcóolico! Aí sim, hein!
Fruit Lambic: olha, essas são cervejas com frutas nas receitas! As mais famosas são feitas com cereja, pêssego e framboesa. E o teor alcoólico delas também é baixo.
As cervejas da família Lambic contam até com tipos feitos com frutas como a cereja
Ah, e atenção: se beber, não dirija! Agora que já sabe quais os principais tipos e sabores da cerveja, quer saber também a diferença entre a cerveja industrial e artesanal? Clica aqui!
As cervejas ideais pra qualquer ocasião tão aqui no Magazine Luiza! Vem conferir!