Conheça os aparelhos mais importantes pra começar um negócio!
Cozinha Industrial
Atualizado em 7 Out 20
5 min de leitura
Gente, os portáteis industriais são equipamentos que te ajudam a processar, bater, moer, cortar e fazer grandes quantidades de comida. Eles são ideais pra quem quer montar restaurante, rotisseria, lanchonete, aumentar os rendimentos de um mercadinho ou mesmo criar bolos e pães em escala industrial. Mas você sabe o que é indispensável pra quem tá iniciando? Vem comigo que eu te mostro!
Liquidificador industrial: pra líquidos e sólidos
- O liquidificador industrial tem grande resistência e velocidade pra bater de 1,5 até 4 litros de uma só vez e os maiores passam de 20 litros de capacidade!
- O copo é muito durável, fácil de lavar e não pega cheiro nem manchas. Por isso, ele é um portátil indicado nas cozinhas industriais. Ele mistura e liquidifica alimentos líquidos e sólidos, criando molhos, patês, massas leves e polpa de frutas pra produção de sucos em bastante quantidade.
- O liquidificador industrial é feito pra trabalhar muitas horas sem queimar, porque o motor dele é próprio pra isso. Ele também é muito resistente ao atrito, então dá pra bater muitos litros ou quilos nos modelos maiores sem ele tremer ou sair do lugar quando tiver ligado.
- Outro detalhe é que o tipo industrial conta com lâminas maiores e mais cortantes com ângulos diferentes de um liquidificador convencional, trabalhando em alta rotação do motor. Assim a movimentação é maior pra bater um grande volume em pouco tempo e deixar tudo homogêneo, sem pedacinhos mal triturados. Aí sim!
Liquidificador com copo de 4 litros pra massas e líquidos
Processador de alimentos: pra sólidos
- Outro portátil industrial indispensável em qualquer cozinha é o processador de alimentos. Se você já tem um liquidificador, saiba que esse equipamento funciona de um jeito diferente porque em vez de misturar líquidos e sólidos, ele processa só sólidos, viu?
- Os modelos podem vir com 5, 7 ou mais lâminas pra cortar, ralar e desfiar, que são usadas com carnes, frutas, legumes.
- O processador industrial é feito em aço inox, que não enferruja, não amassa e tem capacidade pra suportar até 250 quilos por hora.
- Já o bocal dele é muito grande, ideal pra caber peças inteiras de carne, por exemplo. E pode ser adaptado pra processar em diferentes tamanhos e grossuras.
- O modelo industrial também tritura alimentos duros sem necessidade de pôr água pra não entupir, sabia?
- E olha só, quem tem restaurante, padaria, bar, pizzaria ou rotisseria precisa dele pra muitas outras funções como criar molhos, patês, pastas, purês, geléias!
- Além disso, se você corta ou desfia algo pra vender, a vantagem é padronizar a grossura e o tamanho do corte usando um processador.
- Agora, outro detalhe é que ele ajuda a diminuir o tempo de preparo de recheios, coberturas e outras partes da receita que precisam estar prontos horas ou até dias antes, assim você consegue montar pizzas ou pratos na hora e com rapidez, de acordo com os pedidos do cliente. É só deixar partes fatiadas, trituradas ou desfiadas com antecedência, inclusive pra congelar, tá?
Processador com 7 discos: rala, fatia, pica e muito mais!
Batedeira industrial: essencial pra massas
- Já a batedeira industrial é diferente do liquidificador, porque bate líquidos e sólidos usando pás específicas pra criar clara em neve, bolos, tortas ou massas bem pesadas.
- E nos modelos que também são amassadeira, ela faz todo o trabalho por você e mistura a parte pesada da massa do pão ou da pizza. Gostei!
- É um aparelho fundamental na padaria, rotisseria, confeitaria e pra quem faz as próprias sobremesas no restaurante, viu?
- Os modelos industriais contam com opções a partir de 400W, ou watts de potência. E você vai reparar que ela é muito maior e mais pesada do que as batedeiras convencionais, tanto na largura da tigela como no corpo, feito em aço inox.
- Isso porque as versões mais básicas, aquelas de mesa, suportam 10 quilos ou mais de massa numa só vez. Já as de piso passam dos 100 quilos de capacidade!
- E como a potência do motor é medida em cavalos, essa pode ser considerada uma máquina industrial, com motores de meio a um cavalo feitos pra trabalhar o dia inteiro, 7 dias por semana com muita velocidade, sem queimar, nem aquecer ou sair do lugar com o peso e atrito. Demais, né?
- Além disso, muitas já vêm completas com os principais acessórios para diferentes preparos, como o batedor raquete, ideal pra massas leves, a espiral de massas pesadas e um globo pra glacê, chantilly, merengue e claras em neve.
Batedeira e amassadeira com grades pra proteger a tigela e deixar a massa crescer
Moedor de carnes: pra cozinhar ou vender
- O moedor é outro equipamento que não pode faltar nas cozinhas industriais. Isso porque quando você estoca carnes em peças grandes tá fazendo muita economia. E é muito prático pra por partes inteiras nele e moer quando quiser, sem precisar gastar horas com uma faca.
- Além disso, muitos modelos são polifacetados, porque picam, fazem linguiça e ainda moem especiarias e folhas pra você criar o próprio tempero da casa, sabia?
- Nos mercadinhos, mercearias e outros pequenos negócios, ter um moedor é excelente pra revender carne moída, picada e linguiças artesanais, além de ganhar tempo triturando especiarias e folhas que vão ser usadas nas refeições.
- Se quiser revender é só ter uma balança pra calcular o peso, o valor e um balcão refrigerado pra conservar. Você escolhe se quer separar em bandejinhas ou moer na hora pros seus clientes. Muito bom, né?
- Esses equipamentos podem vir na versão manual com manivela e um pilão pra socar a carne, que é o tipo com melhor custo-benefício pra quem procura aparelhos econômicos. Ou elétrico, que é mais rápido, prático e seguro.
Esse modelo vem com pinos pra fazer linguiça, kibe, kebab e triturar especiarias
Fatiador de frios: ganhe tempo e revenda
- Além das carnes em peças, os frios em peças grandes também são mais econômicos. E com o fatiador você corta eles pra fazer lanches, recheios de pizza e muitas outras refeições do jeitinho que quiser.
- Esses aparelhos vêm com lâminas ajustáveis em diferentes tamanhos e grossuras pra fatiar queijos, presunto, salame e muitos outros na hora.
- O sabor do corte feito no momento que for cozinhar faz toda a diferença na pizza, sanduíche e até na lasanha, viu?
- O fatiador também te permite vender frios cortados na hora no mercado, padaria ou mercearia ou ainda criar bandejinhas prontas desses frios, o que pode aumentar a renda do negócio.
Fatiador de frios com espaço pra encaixar peças de até 5 quilos pra corte
Monte uma cozinha industrial incrível com os portáteis industriais. Escolha os itens aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Por falar em negócio, quer saber como organizar ele instalando prateleiras e gôndolas? Clica aqui que te ajudo!
A climatização também é muito importante pra deixar o comércio agradável. Quer um profissional pra instalar ar-condicionado nele? Então clica aqui e contrate nossos parceiros.