Estufa: dicas e cuidados

Saiba como cuidar dela pra ter alimentos sempre bem conservados e prontos pro consumo

Cozinha Industrial

Atualizado em 30 Abr 18

2 min de leitura

Gente, a estufa é um equipamento ótimo pra conservar, guardar e deixar a comida quentinha em restaurantes, bares e lanchonetes, viu? E o legal é que serve também como vitrine pros clientes escolherem o que querem de um jeito prático! Agora, é importante tomar alguns cuidados pra ela durar bastante. Quer ver quais? Vem comigo!


Manutenção da estufa no dia a dia


Olha, é muito fácil cuidar da estufa. O ideal é limpar todo dia depois do uso, pra que não fique com odores e nem  acumule restos de comida. Senão pode atrair moscas e formigas!


Além disso, use pano umedecido com álcool e passe em toda parte interna, incluindo as vitrines. Depois, é fácil secar com outro pano limpo.


Já as bandejas podem ser lavadas direto na pia. Limpa com uma esponja simples e sabão neutro, tá? Daí, espere secar por completo antes de ir de novo pra estufa. É bom repetir pelo menos uma vez por semana!


Outra dica é evitar que as vitrines embacem! Então, não leve os salgados pra dentro da estufa assim que saírem do forno, combinado? Se aparecer o vapor, abra as portas por uns 5 segundos, sempre de olho pra nenhum bichinho entrar.


Vale saber ainda que a estufa conta apenas com a circulação do calor dos próprios alimentos, além do isolamento térmico pra ficar tudo aquecido. Então, nada de portas abertas ou só encostadas! E mais:


- Pra estufa a vapor tá sempre potente, não deixe faltar água. Isso porque é a água aquecida na parte de baixo que esquenta os alimentos por um tempo maior!
- E salgados sempre fresquinhos não dependem só do aparelho, né? Todos os lanches têm um prazo de validade e renovar a produção com frequência é muito importante!
 


Essa estufa vem com 2 andares e 4 bandejas pra salgados quentinhos

 

Dicas extras pra cuidar de estufas


Pra organizar os salgados dentro da estufa é legal colocar em cima os que fazem sucesso, como coxinhas, pão de queijo e empadas! Na parte de baixo, os maiores ganham espaço, como risoles, esfihas fechadas e abertas ou pãezinhos de batata e fatias de pizza, viu?


Pra completar, se tiver opções doces no bar ou restaurante, o ideal é separar uma estufa pra eles, tá? É que facilita pros clientes na hora que tiverem escolhendo!


E se a estufa for apenas de 1 andar, com poucas bandejas, é possível guardar um cantinho pros salgados e outro pros docinhos. Pra não confundir, é fundamental escrever em placas os nomes das refeições, valores, bem como a data de fabricação.


 
Essa estufa traz os salgados menores em cima e os maiores embaixo

 

Gostou das dicas pra estufa? Aproveite e escolha uma aqui no Magazine Luiza!


Saiba mais:


Ah, e como você organiza a cozinha industrial da lanchonete ou restaurante? Dá uma olhada nessa matéria aqui que eu te ajudo de um jeito muito fácil!


E se tiver precisando de uma ajudinha na instalação de uma tomada pertinho da estufa, conte com os serviços dos nossos parceiros, tá? Clica aqui!