Quem inventou os relógios? Você sabe? Preparamos esse post para contar um pouco sobre a história desse acessório tão importante para nossas vidas.
Relógio de Pulso
Atualizado em 30 Set 24
6 min de leitura
Gente, os relógios são aparelhos incríveis pra ter em casa ou compor o look. Isso porque, além de manter você informado sobre horário, são acessórios de moda lindos. E os modelos de parede ou os despertadores, também são itens decorativos. Quer saber mais? Vem comigo que eu te conto!
Conheça os diferentes tipos de equipamentos e suas funcionalidades. Desde a história da invenção do relógio e dos tipos mecânicos até os modernos relógios digitais e atômicos.
Olha, não tem uma resposta única pra quem criou os relógios, porque foi uma evolução de várias descobertas ao longo do tempo. Na Babilônia, mais de 5.000 anos atrás, usavam as versões de sol. Já o mais avançado foi desenvolvido por relojoeiros europeus no século 14.
E os modelos de pulso foram visionados por Patek Philippe e Adolphe Clyton, em 1868. Cada tipo de relógio apresenta sua própria trajetória que inclui a contribuição de diversas mentes.
Desde a antiguidade, as pessoas criavam instrumentos de medição do tempo. O relógio de sol, por exemplo, usa a sombra projetada pela posição dos raios solares no ponteiro. Já os mecânicos apareceram na Europa, no século 14. Eram construções enormes, instaladas nas torres de igrejas e outros prédios públicos.
Quando foi inventado o relógio de bolso, no século 16, se promovia como um acessório de moda masculina. Em contrapartida, os modelos de pulso, do século 19, foram considerados relógios femininos. Hoje em dia essas distinções se perderam, e a evolução da tecnologia trouxe pro mercado o tipo digital, de quartzo e atômicos, referências de precisão e funcionalidade.
Os mais parecidos com os que conhecemos atualmente surgiram na Europa medieval. O desenvolvimento começou no século 13, com o aprimoramento de mecanismos de engrenagens e molas. São dispositivos que eram grandes e instalados em torres de igrejas e edifícios públicos pra marcar o tempo.
Posteriormente, a tecnologia evoluiu, levando à criação dos relógios de bolso no século 16 e dos de pulso no século 19. As inovações continuaram, resultando em relógios digitais, de quartzo e atômicos nos dias de hoje.
Os modelos de bolso são clássicos que oferecem elegância e discrição
Os relógios avançaram significativamente ao longo dos anos. Na Antiguidade, na invenção do relógio, se usava as sombras do sol pra medir o tempo. No século 13, surgiram os primeiros mecânicos, grandes e instalados em torres. O século 16 apresentou os modelos de bolso, portátil e confiável. No século 19, o de pulso ganhou popularidade.
O século 20 marcou a criação do dispositivo de quartzo, que ofereceu maior precisão e acessibilidade. No final do século 20 e início do século 21, vieram os digitais e smartwatches, trazendo tecnologia desenvolvida e funcionalidades adicionais.
Na matéria Tudo sobre o Apple Watch SE eu falo um pouco de um modelo conectado e inovador. Dá uma lidinha!
Então, quem inventou o relógio de pulso foram os parceiros Patek Philippe e Adolphe Clyton, em 1868. O primeiro acessório feito pertenceu a uma condessa, que popularizou ele como acessório pessoal. A inovação permitiu o transporte e a conveniência.
Como item de moda feminino, o modelo ficou famoso quando a condessa Koscowicz, da Húngria, adquiriu a novidade. Agora, um segundo momento aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial, com os soldados no front de batalha.
Kits de acessórios são ótimos porque facilita na hora de combinar estilos
A marca pioneira de relógio é frequentemente atribuída à Patek Philippe. Foi fundada em 1839 por Antoine Norbert de Patek e Adrien Philippe na Suíça. A empresa ainda funciona nos dias de hoje, fabricando relógios de luxo.
Quer saber mais sobre o mercado de acessórios? Na matéria Qual a melhor marca de relógio? eu falo de outros nomes importantes. Dá uma lidinha!
Então, os tipos variam bastante. Tem os modelos analógicos, com ponteiros e mostradores tradicionais, e os digitais, que apontam as horas em formato numérico. Também existem os smartwatches, cheios de funções conectadas, e os esportivos, feitos pra suportar atividades intensas.
Relógios de pulso são acessórios práticos e elegantes. Eles podem ter vitrôs clássicos e ponteiros, ou ter uma tela e os dígitos mudam conforme a passagem de tempo.
Hoje em dia tem modelos inteligentes, que conectam com celulares e com diversas funções extras, como medição de batimentos do coração, atender ligação e tocar música. Por último, dá pra achar as opções esportivas, pensadas pra resistir a impactos e mergulhos, ajudando em atividades físicas.
Os acessórios mudam um pouco dependendo da faixa etária da pessoa usando. Ma matéria Relógios pra todas as idades eu dou algumas dicas sobre fazer essa escolha. Vai conferir!
São modelos com números eletrônicos em telas de LED ou LCD, oferecendo leitura rápida e precisa. O design é moderno e costuma apresentar funções extras como cronômetro, alarme, calendário e iluminação noturna. Muitos são dirigidos pra atividades esportivas ou uso cotidiano.
Se você tem dificuldade quando for ajustar o horário ou programar o despertador, na matéria Como configurar relógio digital? eu faço uma explicação passo a passo. Dá uma lidinha!
Foi Peter Henlein quem inventou o relógio de bolso, lá na Alemanha, no século 16. É um modelo clássico, carregado no bolso e preso à roupa por correntes. Com um estilo tradicional, trazem mostradores analógicos, muitas vezes decorados de forma elegante.
Antigamente, eram relógios masculinos, mas hoje em dia podem ser considerados unissex. Também são apreciados como itens de colecionador ou peças retrô.
Esse tipo é conhecido por utilizar um pêndulo oscilante pra marcar o tempo. Foi inventado por Christiaan Huygens em 1656 e, na época, revolucionou a medição, melhorando a pontualidade dos mecanismos do período. São modelos famosos pelo design elegante e funcionamento complexo.
São relógios que usam um cristal de quartzo como forma de medir com precisão e são lembrados por sua exatidão e baixa manutenção. A pedra vibra a uma frequência constante quando eletrificada, o que permite a passagem correta dos segundos, minutos e horas. São muito populares pela durabilidade e confiabilidade.
Ampulhetas são dispositivos antigos e apontam o tempo através da gravidade. Tem dois recipientes conectados por um tubo estreito. A areia trespassa de um lado pro outro e é calculada pela quantidade na parte de baixo.
Os mecânicos funcionam com um mecanismo de engrenagens e molas. Esses modelos são apreciados por seu artesanato e precisão manual. Já os relógios elétricos usam circuitos e motores como forma de manter o funcionamento. Oferecem uma alternativa prática e frequentemente mais precisa em relação a anterior e também precisam de menos ajustes manuais.
Despertadores são projetados pra acordar pessoas em horários específicos. Eles soltam um som forte ou um alarme programado, ajudando a iniciar o dia. Disponíveis em várias versões, desde tipos de sinos até eletrônicos de múltiplas funções, são essenciais na pontualidade diária.
Relógios atômicos são os mais precisos e usam a frequência de transições atômicas na medição do tempo. Se baseiam na oscilação dos átomos, geralmente césio ou rubídio. Esse modelo é fundamental em pesquisas científicas e na sincronização de sistemas globais, como GPS e redes de telecomunicações.
Os tipos de relógio analógico incluem o de ponteiro, mais comum, pra horas, minutos e segundos. O de visor, conhecido como relógio de disco, o calendário, que mostra a data. Por fim tem o cronógrafo, com apontamento de intervalo de tempo, e o de 24 horas. Amei!
Os modelos inteligentes têm opções de telas que simulam os analógicos
Procurando relógios? Aqui no Magazine Luiza você encontra várias opções.
Saiba mais
Ah, se tá em dúvida sobre qual tipo tá em alta nos dias de hoje, eu tenho uma dica. Na matéria Relógios: modelos e tendências eu trago as principais modas atuais do acessório. Dá uma lidinha!
Agora, se quiser monitorar os treinos de pedal, trilha ou corrida, vai amar o app Strava. Além de registrar as atividades dá pra ver as rotinas das amizades e de familiares. E o melhor, é gratuito e tá disponível pra Android e iOS.
E quem tem dificuldade em instalar programas ou mexer nas configurações do celular pode gostar dos serviços de Assistência de Tecnologia dos nossos parceiros. Com ele você tem acesso aos técnicos 24 horas por dia, até no final de semana. Aí sim!
Ver mais +
Relógio de Pulso
Tem muitas marcas de relógios no mercado. Pra te ajudar a escolher o melhor relógio pra você, preparamos este post com dicas e informações sobre as principais marcas.
Relógio de Pulso
Você sabe qual é o braço certo pra usar relógio? Preparamos esse post pra você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto e descobrir qual é o braço ideal para usar o seu relógio
Wearable
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas que compram um relógio digital pela primeira vez. Por isso, preparamos esse post pra te ajudar a configurar seu relógio digital de um jeito simples e rápido