Conheça esse colar que vai mudar o jeito como você medita
Japamala
Atualizado em 26 Jan 22
3 min de leitura
Gente, meditar é tudo de bom! Além de ser um ótimo exercício de concentração e relaxamento, entoar mantras durante a prática aumenta a energia espiritual e te coloca em contato com o universo. E o legal é que com um japamala em mãos, fica bem mais fácil manter o foco. Vem comigo que eu te conto!
O que é o japamala?
Olha, o japamala é um cordão parecido com um terço. Ao passar por cada uma das contas que ele é feito, você entoa o mantra escolhido pra meditação! Muito usado no budismo e no hinduísmo, a versão tradicional é feita com sementes da árvore rudraksha, conhecidas na Índia como lágrimas de shiva.
Mas também dá pra achar japamalas feitos de cristal, madeira e até mesmo ossos de animais. Todos eles têm uma peça principal, chamada Meru. Ela é o início e o fim do colar, e não deve ser tocada ou cruzada. Quando completa um ciclo inteiro, dá um passo em direção à elevação espiritual. Demais!
Ah, na língua sânscrita, japa significa sussurrar ou murmurar, e o termo mala é traduzido como guirlanda, guia e até mesmo colar.
Dá pra achar japamala que já vem com mantras gravados em plaquinhas
Como escolher o japamala ideal?
Pra quem gosta de meditar, mas tem dificuldade de se concentrar, vale a pena investir num japamala. Com ele, você não se preocupa em contar quantos mantras já recitou e pode voltar o foco pro item nas mãos.
É legal escolher um japamala que seja alinhado com seus objetivos, tá? Os de madeira, por exemplo, concentram bastante energia e colocam força na sua conexão com o universo.
Já os feitos de cristais, como quartzo e ônix, soltam uma vibração leve, mas profunda, importante pra nutrir o lado espiritual.
O modelo tradicional traz 108 contas. Mas pode apostar nos japamalas menores, de 27 ou 54 contas. São ótimos pra meditações rápidas!
Franjinhas do japamala são chamadas de tassel e simbolizam conexão com o divino
Como usar o japamala?
Quando a hora de meditar tiver próxima, já comece a desacelerar os pensamentos e controlar a respiração, tá? Vale estufar a barriga quando inspirar e ir contraindo na medida que o ar sair do corpo. Aí quando sentar no colchonete e fechar os olhos, vai ser fácil relaxar.
Com o japamala nas mãos, comece a entoar os mantras segurando a primeira conta depois da principal, com os dedos polegar e médio. De preferência, use a mão direita!
Vá dando a volta no colar sempre puxando o cordão levemente na sua direção. Caso seu japamala seja menor e você queira completar as 108 manifestações, é só fazer o caminho inverso, quando chegar no último botão. Mas sem tocar ou cruzar o Meru, combinado?
Cuide bem do japamala
É importante manter o japamala sempre energizado, tá? Por isso, assim que receber o seu em mãos, vale sentar num lugar calmo e reservado, acender o incenso favorito e mentalizar tudo que te inspira gratidão.
Aproveite também pra pensar nos objetivos de prosperidade, que vão ganhar a força das contas durante a meditação.
Mantenha o japamala guardado num lugar especial, como num altar ou dentro de uma caixinha segura. Evite compartilhar o item, assim a energia guardada nele não se dissipa. Aliás, quanto mais você usa, mais poderoso ele fica!
Gostou? O japamala que falta na meditação tá te esperando aqui no Magazine Luiza!
Saiba mais:
Agora que já encontrou o japamala ideal, que tal uma ajuda pra escolher alguns incensos pra meditação? Dá uma olhadinha no que eu separei em: Saiba mais sobre os incensos.
Além disso, o aplicativo Calm tá cheio de mantras e meditações guiadas. E tá disponível pra Android e iOS, tá?
Ah, o calor te faz perder o foco na hora de meditar? Nossos parceiros te ajudam a instalar o ar condicionado que merece.