Eu te mostro algumas peças bem populares em crenças diferentes
Candomblé / Umbanda
Atualizado em 25 Mai 22
3 min de leitura
Gente, o vestuário religioso conta com roupas incríveis que ajudam a expressar a fé com bastante estilo, viu? O legal é que você acha peças bacanas que podem ser usadas em missas, cultos, rituais e até no dia a dia. Gostei! Quer saber mais detalhes e conhecer algumas opções? Vem comigo!
Conheça roupas do Candomblé e da Umbanda
Pra começar, o Candomblé e a Umbanda têm vários trajes típicos que fazem parte da crença, tá? Por exemplo, os kits de calça, bata e camisu são bem populares, principalmente com todos os itens na cor branca.
E que tal combinar essas peças com acessórios brilhantes e coloridos que representam os Orixás? A dica é investir nas paramentas, uns conjuntos que podem vir com braceletes, tiaras, espelhos e até espadas tradicionais. Uau!
Agora, pra arrasar na hora de montar a roupa da baiana, vale a pena apostar num alaka, que também costuma ser chamado de pano da costa. Aí é só vestir por cima dos ombros, no peito ou na cintura quando for participar dos rituais.
Você acha esse alaka com estampa branca, florida, dourada ou verde
Eketé: um símbolo de proteção
Sabia que tem um tipo de chapéu especial pra iniciantes nas reuniões de Umbanda e Candomblé? Pois é! Esse item é conhecido como eketé, ojá ou boina e tá disponível em vários modelos estilosos. Aí sim!
Talit é importante no Judaísmo
Mas se você segue o Judaísmo, pode ser bom escolher um talit. O tecido costuma ser feito de seda, lã ou linho. Parece um xale! E ele serve pra cobrir o corpo enquanto faz as preces.
O melhor é que dá pra encontrar versões lindas cheias de franjas, estampas e cores legais. Adorei!
Esse talit mede 1,8m, ou metros, de comprimento
A casula é uma roupa famosa no Catolicismo
E os padres católicos também precisam de um look especial pra celebrar missas, casamentos, festas e outros eventos religiosos, né? Como a casula, que é uma peça tradicional bem importante.
Olha só, dá pra achar tipos diferentes dessa roupa. Por exemplo, as versões góticas cobrem o corpo inteiro e têm a barra arredondada. Já as Romanas parecem um colete esportivo!
O legal é que o formato das peças representa a ligação da pessoa com o mundo espiritual. Além disso, costumam contar com várias figuras e bordados incríveis relacionados com a fé. Que chique!
As casulas podem ser usadas junto com uma estola
As casulas combinam bastante com uma outra roupa típica, a estola. Ele é uma faixa de pano comprida usada em volta do pescoço como se fosse um cachecol. Mas só os bispos, padres e sacerdotes podem pôr esse acessório!
Essa casula vem com estampa do Espírito Santo
Dicas pra escolher o vestuário religioso
Antes de escolher a vestimenta religiosa, é bom ver os detalhes do modelo na descrição. O tamanho das opções varia entre P, M, G e GG, por exemplo. E algumas ainda contam com medidas especiais nas mangas, barras e golas.
Outro ponto importante é checar se precisa apostar numa cor específica pro ritual. Isso porque certos tons podem representar entidades, eventos e cargos diferentes. Legal!
Gostou? O vestuário religioso que você procura tá aqui no Magazine Luiza. Vem conferir!
Saiba mais:
Ah, que tal aproveitar e decorar a casa com artigos que representam santos, deuses e outras figuras poderosas? Dá uma olhadinha na matéria Imagens religiosas: conheça que eu te mostro umas opções.
Agora, pra se concentrar melhor na hora de fazer as preces, pode ser bom aprender a meditar. O aplicativo Headspace pra iOS e Android ensina de um jeito facinho!
E se quiser montar uma sala pra orar, os nossos parceiros te dão aquela mãozinha com os móveis, a ventilação, as luzes e muito mais. É só chamar!