Suplementos e forma certa de usar

Suplementos e forma certa de usar

Saiba que existe a maneira certa de utilizar suplementos

Massa Muscular

Atualizado em 20 Dez 12

2 min de leitura

Logo do Blog da Lu em fundo roxo

Suplementos alimentares são uma contribuição importante da ciência para ajudar a melhorar o desempenho físico, manter a forma e ganhar massa muscular. No entanto, o desejo de conseguir essas coisas a qualquer custo e sem critério pode transformar o benefício em problema.

 

Ah, mas antes de contar sobre esse suplemento, é sempre importante lembrar de procurar um médico, nutricionista ou um especialista na área pra te ajudar e falar qual é o mais indicado pra você, combinado?

 

Pensados como uma fonte de nutrientes que não se consegue obter na quantidade necessária por meio da alimentação, eles se tornaram a base da dieta de muitas pessoas, o que é ruim, visto que eles não substituem os alimentos que se deve consumir todos os dias para ter um corpo saudável.

A utilização indiscriminada, além dos riscos, pode representar também ineficiência. Para alcançar os resultados desejados o uso deve ser orientado por especialistas, de acordo com a atividade praticada, as características e limites físicos e fisiológicos de cada pessoa.

Dentre os suplementos mais conhecidos estão os chamados carboidratos de média e rápida absorção. Eles fornecem energia para a realização do exercício e retardam a fadiga por meio do controle dos estoques de glicogênio, presentes no fígado e na massa muscular. As substâncias mais conhecidas dessa categoria são Maltodextrina, Dextrose e Ribose. Proteínas e os aminoácidos (Whey Protein, Albumina, BCAA e Glutamina) também são muito utilizados, especialmente para facilitar a recuperação muscular. Isotônicos e ?bebidas de recuperação? também são fontes de substâncias que reestabelecem o equilíbrio do organismo e maximizam o desempenho no pós-exercício.

 Quem vai usar suplementos deve evitar algumas armadilhas, como utilizá-los sem a devida prescrição ou acompanhamento especializado, confundi-los com outras substâncias como as pré-hormonais ou complexos multivitamínicos e achar que eles substituem uma dieta saudável e equilibrada, constituída por membros dos principais grupos alimentares.

Tomando esses cuidados, a utilização dos suplementos não só será feita sem riscos como trará os resultados desejados.