As melhores dicas pra começar a tomar esse suplemento!
Vitaminas e Minerais
Atualizado em 12 Dez 23
4 min de leitura
Gente, o Ômega-3 é muito famoso por acabar com a inflamação no corpo, ajudar a emagrecer e trazer outras vantagens pra saúde! Por isso ele tem ficado cada vez mais famoso e usado como suplemento. Tanto por quem faz exercício físico quanto pra quem quer fazer uma boa dieta! E pra saber onde achar as melhores fontes de Ômega-3 pra usar, vale a pena conhecer tudo sobre ele. Quer investir na sua saúde? Eu te mostro por onde começar a escolher o ômega!
Guia para Escolher Ômega-3 de Qualidade
Pescado ou Vegetal: Estratégias para Escolher a Fonte Certa de Ômega-3
Pureza em Primeiro Lugar: Critérios para uma Escolha Consciente de Ômega-3
Concentração Ideal: Encontrando o Ômega-3 Adequado para Suas Necessidades
Suplementos ou Dieta? Decidindo a Melhor Forma de Obter Ômega-3
Escolher um Ômega-3 de qualidade não é difícil, tá? O segredo é saber quais são as fontes e tentar comer todos os dias! Pra facilitar, tem três passos que ajudam nessa missão. Olha só!
O ômega-3 pode ser achado com muita facilidade em duas fontes principais: os peixes e os vegetais. Peixes de água fria e profunda, tipo a sardinha, o salmão e a anchova, são ótimas opções!
Agora, se você não é fã de peixe, pode aumentar o nível de Ômega-3 no corpo com os óleos de vegetais! Principalmente nas sementes, como a chia, a linhaça e a canola.
Como você vai saber melhor daqui a pouco, a pureza do Ômega-3 é um dos fatores que faz muita diferença na hora de colocar ele na dieta, tá? Pra resumir, ele é feito de dois ácidos, o EPA e o DHA. Quanto mais desses ácidos tiver no ingrediente ou no prato, mais puro vai ser o Ômega-3!
Não adianta comer um peixe por mês e achar que o Ômega-3 vai subir, hein? Pra ter resultado é bem importante ter consistência. Ou seja, comer de vários jeitos e quantas vezes for possível!
Colocar tipos diferentes de peixes de água fria e vários óleos vegetais na dieta vai ajudar nisso. Se dividir os ingredientes nos pratos diferentes em cada dia da semana, vai ficar bem mais fácil!
Como você já sabe, as duas principais fontes de Ômega-3 pra colocar na dieta são os pescados, ou óleos de peixes, e os óleos de vegetais. Mas dá pra escolher entre esses dois se você quiser, viu?
A primeira dica é colocar na alimentação só aquilo que você gosta. Quem não é fã de nenhum peixe com Ômega-3 não tem que ser obrigado a comer, né? E a mesma coisa com os óleos de vegetais.
Um prato cheio de pescados é a escolha certa pra quem quer uma fonte rica de Ômega-3!
Depois disso, vale a pena analisar como é a sua dieta hoje e o que vai mudar na dieta nova. Dependendo dos pratos e horários das refeições, uma fonte de Ômega-3 vai ajudar mais que a outra!
A pureza do Ômega-3 é o que vai dizer se ele vai te ajudar ou não no fim das contas! Isso quer dizer que quanto mais puro, mais ácidos bons o ingrediente ou suplemento tem na composição. É o Ômega-3 verdadeiro!
Alguns truques pra saber da pureza do Ômega são:
Olha, ver a concentração de ácidos no seu Ômega-3 é bem importante pra ter certeza que essa é a melhor fonte! Quanto mais EPA e DHA, melhor vai ser o suplemento. Essa concentração maior também ajuda a aumentar o nível de ômega-3 mais rápido! Ou seja, você não precisa tomar e comer tanto pra equilibrar ele no corpo.
Com isso, você também já tem uma ideia de quanto Ômega-3 tomar por dia! Pros adultos, uma quantidade legal é de 1,4 a 2,6g, ou gramas, por dia. Quanto mais EPA e DHA, menor pode ser essa quantidade! O que pode aumentar esse número é a sua idade, já que os idosos precisam de mais Ômega-3. E se você tiver alguma doença, a quantidade também pode variar!
Além da dieta, o Ômega-3 também pode ser usado na forma de um suplemento alimentar, sabia? Isso quer dizer que ele também é vendido em cápsulas ou em pó, como o Essential e o Vitafor, ao invés de ser consumido direto nos alimentos!
A vantagem de usar o suplemento de Ômega-3 é que a concentração vai ser maior. Outro benefício é a praticidade, já que as cápsulas e o pó são bem mais fáceis de tomar!
As cápsulas de Ômega-3 são concentradas e fáceis de colocar na rotina!
Agora, se você tem uma rotina muito corrida ou tem aquela mania de esquecer de tomar remédios, incluir o Ômega na dieta com os alimentos é a melhor opção. Como eu já falei, a frequência é super importante pra manter os níveis altos!
Agora que você já sabe como escolher Ômega-3, tem que encher o seu carrinho com as opções, hein? Vale lembrar que as dietas são bem melhores quando acompanhadas por um profissional da saúde, tipo um médico ou um nutricionista! Além disso, no Magazine Luiza você vai achar muitas escolhas em suplementos e alimentos saudáveis pro dia a dia, tipo a Creatina e o Ômega 3-6-9. Vem ver as ofertas no site ou no SuperApp!
Ah, e por falar em suplementos alimentares, sabia que as barras de proteína são uma opção gostosa, econômica e cheia de tudo o que você precisa? Cereais, frutas, carboidratos e, é claro, proteína! Na matéria Barra de proteína: saiba mais eu conto como ela funciona e quais os tipos que você pode comer.
E pra ter ainda mais Ômega-3 na sua dieta, que tal preparar pratos e receitas diferentes com os ingredientes ricos nesse suplemento? O TudoGostoso tem milhares de opções pra todas as refeições do dia. É só baixar o App! Ele tá disponível pra Android e pra iOS.
Outro jeito de comer mais fontes de Ômega-3 e proteínas é organizando direitinho a sua cozinha, tá? Prateleiras, estantes e organizadores de comida deixam a rotina bem mais fácil e a hora de cozinhar mais prática. Pra isso, você pode contar com os nossos parceiros e ter o melhor serviço!
Ver mais +
Massa Muscular
Vem ver esse suplemento especial pras mulheres e escolher o seu!
Massa Muscular
Veja a melhor forma de consumir esse suplemento para emagrecer
Massa Muscular
Esse suplemento é super importante pro corpo, viu?