Depois do trabalho!

Saiba como entreter seu filho com brincadeiras que usam objetos da casa

Aparelho de Jantar

Atualizado em 17 Jun 13

3 min de leitura

Trabalhar e cuidar de crianças não é uma tarefa fácil. Os pais que passam o dia fora, quando chegam em casa, além de ter que arrumar o local, dar banho e cozinhar, precisam dar atenção e brincar com as crianças. No entanto, é possível dar atenção ao seu filho mesmo quando se está fazendo outras tarefas domésticas. Separamos algumas brincadeiras que você pode fazer em casa com o seu filho, de acordo com cada faixa etária. Confira.

Crianças de até quatro anos
Enquanto prepara o jantar, tire todas as
panelas do armário e espalhe pelo chão da cozinha. Deixe que a criatividade do seu filho flua: mande-o montar uma torre ou um castelo com os utensílios, faça com que ele combine as tampas com as respectivas panelas. Se quiser, você pode fazer ainda com que ele brinque de fazer comidinhas de mentira, com papéis rasgados. É importante que os objetos não sejam cortantes e não tenham pequenas peças que a criança possa engolir acidentalmente.

Em dias de mais calor, durante o banho, você pode estimulá-los a cuidar dos próprios objetos. Peça ao seu filho que selecione alguns brinquedos ? que sejam a prova d'água - para tomar banho com eles. Oriente-os a limpar, ensaboar, enxugar e secar os produtos. É uma boa brincadeira para a molecada que resiste a entrar no chuveiro. As meninas podem, por exemplo, dar banho na boneca Missy Kissy, da Cotiplás. Além de aprovada pelo Inmetro, ela é feita de material resistente à água.

Alimente o cérebro do seu filho com alguns objetos da casa. Enquanto você descansa, separe alguns itens de casa como bacias, potes de alimentos, formas de silicone, suporte de panelas, jogos americanos de formas e texturas variadas, peneiras, tampas, etc. Deixe a criança livre para explorá-los. Ele pode comparar os tamanhos, descobrir os sons que produzem comparar as cores e analisar as diferentes texturas. As formas de silicone da Brastemp possuem cores e formas variadas, o que com certeza, vai deixar a brincadeira da molecada mais interessante, além de serem macias e seguras.

De quatro a sete anos
Fazer bolhas de sabão não é a mais moderna das brincadeiras, mas é, com certeza, uma das mais divertidas. Com um arame enrolado e uma mistura de água e detergente, ele pode fazer bolinhas de vários tamanhos. Você pode também explorar o lado educativo da brincadeira fazendo seu filho apontar qual é a maior bolha, a que voou mais alto, a primeira a estourar, etc.

Outro joguinho que, além de estimular o cérebro da criança, vai ser de grande ajuda nos trabalhos domésticos é o de separar a roupa. Depois de retirar a roupa seca do varal, peça ao seu filho que encontre os pares das meias e separe roupas de cama, mesa e banho. Ele pode também descobrir qual peça é a do papai e qual é a da mamãe.

Com uma tesoura sem ponta, a molecada pode recortar imagens de jornais e revistas e a fazer colagens em um caderno de folhas sulfite. Estimule também a criatividade do seu filho: peça-o para contar ou escrever uma história com as colagens feitas.

De sete a dez anos
Nesta idade, eles já são um pouco mais independentes. Por isso, é a hora de deixar seu filho se expressar. Peça-o para fazer listas com as coisas que gosta, como brincadeiras, filmes e passeios prediletos. Depois de escrever, peça-o que represente cada item com um desenho.

Como ele já deve estar aprendendo a ler e escrever, proponha ao seu filho jogos de palavras. Na cozinha, por exemplo, peça que ele aponte objetos que comecem com a letra 'L'. A brincadeira pode ser também com rimas: basta você falar uma palavra e seu filho terá que citar uma que rime com a anterior.

As crianças dessa idade também gostam de participar do preparo das refeições. Ele pode ajudar a limpar legumes, pegar objetos na geladeira, separar as frutas e arrumar a mesa. É um jogo recomendado para crianças que fazem muita manha para comer. O conjunto de talheres inox da Tramontina Munique traz 42 peças. Há estojos com diversas cores e, na hora que seu filho for arrumar a mesa, ele pode organizar por cores.