Roupas, passe bem e fácil

Confira as dicas para passar roupas sem dificuldades.

Utensílios de Limpeza

Atualizado em 22 Jun 10

3 min de leitura

Gente, existe uma tarefa doméstica em que as pessoas se queixam bastante, pois além de muito cansativa, exige tempo, essa tarefa é passar roupas, não é mesmo?! Mas você pode tornar esse momento mais simples e eficaz. Basta seguir as minhas dicas e tudo vai ficar mais fácil!

Uma coisa é fato, a prática aperfeiçoa, por isso, quanto mais você passar roupas, você saberá como se livrar de incômodos que algumas peças e tecidos provocam. E claro, pense na economia também, ao passar várias peças por vez. Evite ficar passando uma troca por dia.

Uma dica  essencial é evitar o acúmulo de roupas para passar. Assim, você não cansa só de olhar. Separe um dia da semana, um horário para fazer essa atividade com tranquilidade e sem pressa.

Ao evitar o acúmulo de roupas, você evita também os transtornos relacionados à tarefa: muitas horas de pé, calor excessivo, movimento repetitivo dos braços. Junte uma quantidade intermediária, o suficiente para aproveitar ao máximo a aquecimento do ferro sem deixar seu corpo exausto.

E olha só que legal, para facilitar a passagem de roupa, todo o processo inicia-se com a lavagem. Evite deixar a roupa por tempo demais no varal e, de preferência, seque as peças a sombra. Quanto mais esturricado o tecido estiver, mais difícil será para desamassá-lo. Ao tirar as roupas do varal organize as peças de acordo com o tipo de tecido e, se possível, coloque os trajes com detalhes emborrachados, bordados ou estampas pelo avesso.

Aí na hora de passar comece pelos tecidos que necessitam de temperatura mais baixa e vá aumentando gradativamente, de acordo com a necessidade das peças. Consulte sempre a etiqueta da roupa para regular o termostato do ferro adequadamente. Por exemplo, inicie a tarefa com as roupas de nylon e lycra, em seguida, passe as peças de seda e termine com as roupas de poliéster. Desta forma, você evite queimar as peças e ainda economiza energia, pois o ferro vai esquentando aos poucos.

Traje Social

Agora, quem já viveu a experiência de passar um traje social sabe a dificuldade que essa atividade representa. Ainda bem que os vestidos de gala não são usados no dia a dia. Mas em virtude de compromissos profissionais, muitas famílias têm a camisa social como parte integrante da rotina. E na hora de passar esta peça é normal ter receio. Para que você possa enfrentar esse obstáculo sem medo e deixar a camisa social impecável, separei algumas dicas:

Passe primeiro o interior da camisa, dando atenção especial para a área em que ficam os botões e as casas. Em seguida, passe a parte superior das costas.

Depois, passe a área superior da frente da camisa. Quando toda área superior estiver passada, comece a parte de baixo. Primeiro as costas e depois à frente. Passe a parte da gola que fica dobrada para dentro primeiro. Depois, passe o interior da gola.

Passe a parte interna do punho antes de passar a parte externa. Vista a manga na tábua de passar para esticá-la. Se não quiser vinco nas mangas não passe o ferro nas bordas. Deixe esfriar um pouco para colocar no cabide. Aprendeu?

Gente, os lençóis também são difícil de passar, então o ideal é dobrá-los em até quatro partes e ir esticando um lado por vez. Quando houver detalhes emborrachados ou bordados nas peças passe pelo avesso ou coloque um lençol bem fino por cima para não grudar no ferro.

Última dica: siga corretamente a indicação de temperatura para cada tecido. Geralmente, os ferros de passar informam a temperatura adequada para cada tecido.

Gostou das dicas?! Então, aproveite e organize seu dia a dia para tornar a hora de passar roupas mais agradável e tranquila! Vem para o Magazine Luiza e confira as diversas opções de tábuas de passar e ferro elétrico!