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Ensino tecnico e globalizacao - cidadania ou submissao

Informações do Produto

"Este livro analisa as transformações promovidas no ensino profissionalizante pelo Decreto no 2208/97, que desvinculou o ensino técnico do segundo grau (ensino médio). Tais modificações são vistas como um processo de ajuste da educação nacional à ""n ov a ordem"" mundial, determinado pelas inovações no modo de produção, que se globalizou e consolidou o neoliberalismo como ideologia hegemônica. Dentre os objetivos perseguidos por esse estudo destaca-se a identificação das forças sociais que se mo v imen taram no momento de elaboração da propositura e suas eventuais conseqüências. A finalidade principal, entretanto, é a de verificar se o modelo atual de ensino técnico privilegia ou não a formação de cidadãos. Nesse sentido, analisando as difer en tes c onotações que o termo cidadania adquiriu historicamente, forjou-se um conceito de cidadania, para funcionar como instrumental de análise do Decreto no 2208/97, tendo sido adotado como referencial teórico o pensamento de Antonio Gramsci. O co mpr ometim ento do Governo com as imposições dos organismos financeiros internacionais é apresentado por Marcos Martins, juntamente com a afirmação de que essa opção por um modelo de educação conservador e reprodutor nega a formação de cidadãos. "

Ficha Técnica