Calibrador de Pneus: tenha sempre no seu porta malas!

Calibrador de Pneus: tenha sempre no seu porta malas!

Saiba por que é importante ter sempre um calibrador de pneus em seu porta-malas e conheça os diferentes tipos para escolher o ideal para a segurança do seu veículo!

Ferramentas Automotivas

Atualizado em 6 Mai 24

5 min de leitura

Gente, o calibrador de pneus é a pedida certa se você pensa em investir num acessório para carros que facilite a manutenção e aumente a durabilidade do automóvel. Isso porque ele evita que a câmara murche, diminuindo as chances de furos e até de sobrecarregar o mecanismo do carro. E mais: é um jeito de manter a segurança durante as viagens. Quer saber mais? Vem comigo!

 

Por que ter um calibrador de pneus no porta-malas?

Pra começar, nem sempre tem como passar numa oficina mecânica ou no posto na hora da necessidade, né? E o cuidado acaba sendo deixado em segundo plano, quando o ideal é fazer a calibragem toda semana.

 

E se a pressão interna tá baixa, o automóvel perde um pouco da eficiência no funcionamento. O gasto de combustível aumenta, a direção fica dura e ainda corre mais riscos durante o trajeto. Ah, também acelera o desgaste do pneu, ou seja, vai precisar trocar antes do esperado.

 

O calibrador de pneus vem com bicos pra encaixar em bola, carro, moto e bicicleta

 

Tipos de calibradores de pneus:

Olha, na hora de investir no calibrador de pneus, geralmente dá pra achar 2 modelos. E a escolha deve levar em conta a praticidade, a capacidade de foco da pessoa e o espaço disponível no carro. Assim fica mais fácil decidir entre todas as opções.

 

Calibradores digitais:

Então, a versão digital tem um visor que mostra a pressão interna antes e durante o enchimento da câmara. E você consegue programar pro aparelho apitar quando chega no número que quiser. É tranquilo manter o nível certo na manutenção.

 

Dependendo do modelo, é possível escolher entre modos diferentes, como o de carro, moto, bicicleta e bola. Essa seleção ajuda a facilitar os ajustes de cada veículo. Legal, né?

 

Calibradores analógicos:

Já o calibrador de pneus analógico não usa o visor e sim um manômetro. Essa peça fica na ponta do outro lado do cano e parece um relógio, mas mede a pressão interna. 

 

Quando você encaixa o bico na saída de ar, esse medidor mostra o valor exato e então é só bombear o ar e ir conferindo as mudanças no ponteiro de dentro.

 

Ah, tem como encontrar duas opções do acessório automotivo. A elétrica é movida a bateria ou ligada na tomada, e empurra o ar usando um motor. Já na manual o trabalho é feito por uma alavanca, e funciona pelo esforço dos braços.

 

Portátil ou de parede

Entre esses dois modelos principais, tem variações importantes: o tamanho e o peso do calibrador. Geralmente os menores são portáteis e contam com mais ou menos 1kg, ou quilograma, e cabem direitinho no porta-luvas ou na mala do carro. São opções ótimas se quiser manter dentro do automóvel pra necessidades durante uma situação de emergência.

 

O de paredes é maior e costuma ficar fixo por parafusos. O ideal é colocar ele perto da garagem ou de onde vai ser usado com frequência. O grande benefício dessa opção é que enche a câmara bem rápido. Prático demais!

 

O tipo de alimentação do calibrador de pneus digital e analógico

Como eu falei antes, o aparelho pode ser manual ou elétrico. Dos elétricos, você encontra alguns jeitos de alimentação diferentes. O mais tradicional é o de ligação na tomada, um modelo ótimo se o objetivo é manter o dispositivo num único lugar.

 

Já o calibrador movido a bateria é indicado na hora de levar nas viagens e conseguir fazer a manutenção mesmo longe de casa. 

 

E ainda tem os que conectam no painel, assim não precisa se preocupar em deixar o acessório pra carro carregado. Amei!

 

O encaixe do modelo automotivo é próprio da entrada de 12V, ou volts, do painel

 

Importância de manter os pneus calibrados:

Olha, tem um montão de vantagens em manter os pneus calibrados, como segurança,  economia e conforto. Vem ver! 

 

Segurança: evite estouros e perda de controle do veículo.

Um dos principais cuidados ao pensar na calibração dos pneus é com a pilotagem. Quando a câmara fica murcha, a área de contato aumenta e você vai precisar de um esforço maior numa direção bem dura. Essa combinação diminui a estabilidade em curvas e facilita a roda a aquaplanar na estrada. E se a pressão interna durante o uso tiver muito baixa ou alta demais, pode estourar a borracha e isso gera um prejuízo. 

 

O bom é que o calibrador ajuda nessas tarefas, regulando direitinho a pressão pra dirigir com segurança. 

 

Ah, uma dica na hora da manutenção é fazer a cristalização dos vidros. Assim a chuva e a sujeira saem num instante passando o limpador de para-brisas poucas vezes, e a visibilidade da rua não é prejudicada. Aí sim!

 

Economia de combustível: pneus calibrados reduzem o consumo.

É isso mesmo! Manter a calibragem em dia pode gerar uma diminuição de 10 a 15 por cento no combustível do tanque. Como o carro se esforça mais na hora de movimentar mantendo a câmara murcha, o motor acaba bebendo uma quantidade maior.

 

Essa diferença é sentida principalmente se o automóvel roda com até 5lb, ou libras, a menos do indicado. 

 

Desgaste uniforme: evita o desgaste irregular e prolonga a vida útil dos pneus.

Bom, a calibragem menor do que o recomendado causa um desgaste nas pontas da borracha e aumenta a temperatura do acessório. Aí, com o passar do tempo, se não corrigir, vai arredondando e o material fica bem fragilizado.

 

Já o excesso de pressão corrói o centro, tá? É importante ficar de olho nessas mudanças.

 

Conforto: melhora a dirigibilidade e o conforto ao dirigir.

Como eu falei antes, o pneu calibrado deixa o volante mais macio e firme na hora de fazer curvas. Esse detalhe diminui o cansaço dos braços e melhora a reação do carro. Também é possível sentir menos os desníveis do terreno, hein!

 

Dicas para usar o calibrador de pneus:

Olha, é essencial começar a manutenção quando a câmara tá fria, sem uso. Isso porque o calor faz o ar expandir e aumentar o número visto no medidor. Outra dica: cada modelo de veículo recomenda uma pressão específica. Então o ideal é conferir no manual e no automóvel carregado e vazio. Interessante!

 

Agora, os aparelhos a bateria podem esquentar bastante se passarem mais de 20 minutos funcionando. Então é legal fazer uma pausa de tempos em tempos pra dar uma folguinha e não prejudicar a durabilidade do acessório para carro. 

 

E um jeito ótimo de manter o bom estado do rolamento é ter uma rotina de limpeza, passando pelas rodas e pelo amortecedor. Você encontra kits com a maior parte dos limpadores, e ainda dá pra colocar um aromatizador pra deixar o automóvel sempre perfumado!

 

Que tal apostar em alguns acessórios extras incríveis pra facilitar o dia a dia? A caixa de caçamba, por exemplo, deixa itens importantes seguros na caminhonete. E o estepe também pede certos cuidados. O bom é que a capa protege ele dos desgastes causados pelo tempo. E dá pra achar modelos que cobrem todo o carro, viu?

 

Ah, e o avanço da tecnologia trouxe várias facilidades na rotina. A tag veicular libera a entrada na garagem e até a passagem pelo pedágio sem precisar parar. E o GPS carrega os mapas e mostra o caminho até o destino final. Ainda consegue evitar trânsito e fazer um percurso mais rápido. E a câmera de ré ajuda a estacionar sem complicações. Aí sim!

 

A caneta é um medidor de pressão interna que mostra o valor exato 

 

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Saiba mais

Se ainda tá na dúvida sobre o modelo ideal do acessório, na matéria Calibrador de pneus: conheça os tipos eu posso te ajudar!

 

E na hora de chegar em novos destinos pegando rotas sem trânsito ou errar o caminho, os mapas do app Waze são ótimos! E o melhor: é gratuito e tá disponível em Android e iOS

 

Quando for fazer a manutenção dos pneus, os serviços de alinhamento e balanceamento dos nossos parceiros facilitam muito o processo. Você só precisa marcar o horário na opção mais próxima.